TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ENSINO APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA COM AUXÍLIO DE JOGOS

Por:   •  4/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.267 Palavras (14 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

O ENSINO APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA COM AUXÍLIO DE JOGOS

[pic 2]

 Adriana Helena Bueno Roque1

RESUMO

O presente trabalho discute a utilização dos jogos para o ensino da Matemática nas séries iniciais e na Educação Infantil. Com base nos referenciais, procura-se demostrar o quão rico se torna o ensino utilizando este recurso.

Utilizando as contribuições de Piaget e Kamii para discutir a utilização deste recurso não como uma forma de lúdica de aprender a Matemática, mas também de uma forma efetiva, pois ao brincar ajuda a tirar a experiência negativa que algum aluno pode ter tido com a Matemática.

Ao jogar, os alunos podem expor seus pensamentos e também construir sua autonomia, pois terá que pensar também na lógica do outro.

Palavras-chave: Matemática. Jogos. Anos Iniciais. Educação Infantil

_______________________________________________________________Professora Mestra Adriana Helena Bueno Roque da rede educacional municipal de São Carlos. Artigo apresentado como requisito parcial para aprovação  o Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO COM ÊNFASE EM ENSINO DA MATEMÁTICA.

.

INTRODUÇÃO

Percebe-se que o ensino da Matemática apresenta muitos desafios na aprendizagem. Atualmente ainda encontramos professores com dificuldades em ensinar Matemática e alunos com dificuldades em adquirir esse conhecimento. Pensando neste quadro, muitos estudiosos dessa área do ensino, indicam a intervenção dos jogos no aprendizado dessa disciplina. A inclusão de jogos matemáticos no ensino será mais uma ferramenta para auxiliar no trabalho docente, pois os jogos são instrumentos para exercitar, estimular e oferecer condições para o aluno ter um bom desempenho na resolução de situações que envolvam o raciocínio lógico.

        Neste artigo abordaremos a dinâmica dos jogos, os aspectos da sua relação com a matemática e estratégias de como utilizá-los na sala de aula iniciando pela educação infantil.

        Assim, o objetivo do artigo é expor o ganho que poderá ser obtido com a introdução do jogo na aprendizagem da Matemática. Trazendo ao professor oportunidade de refletir sobre o trabalho pedagógico e avaliar possibilidades de aplicação de jogos para complementar a sua atividade docente. Porque sabe-se que por fatores históricos, sociais, psicológicos, entre outros, nem todas as crianças apresentam disposição para as atividades relacionadas ao ensino aprendizagem da Matemática. Por isso temos nas atividades com jogos, uma grande possibilidade de sucesso para as crianças que se encontram com essas dificuldades, de forma que as mesmas possam ter uma alternativa para desenvolverem suas habilidades do conteúdo proposto.

  1. Jogo e sua relação com a aprendizagem matemática

O jogo no contexto pedagógico trata-se de uma importante intervenção na aprendizagem do aluno. A importância de a criança aprender divertindo-se é objeto de estudo e teorias de muitos pesquisadores, dentre eles, podemos destacar o alemão Friedrich Froebel (1782-1852), que considerava os jogos e brincadeiras um grande recurso para a aprendizagem da criança.

Nessa mesma linha de pensamento, aqui no Brasil o movimento denominado Escola Nova (1932), abriu as portas para novos métodos de ensino nas escolas do Brasil, e as atividades com jogos passaram a ser implantadas nas salas de aulas com o intuito de facilitar o entendimento de tarefas escolares.

Sabe-se que o jogo ajuda a mudar algumas concepções negativas que os alunos têm sobre a disciplina, e aos poucos essas atividades vão despertando o interesse e a autoconfiança, de modo que os alunos começam participar questionando, interagindo com a turma e desenvolvendo seu raciocínio do assunto abordado.

        Baseados em Piaget, Chadwick e Tarky (1990), apresentam os jogos como uma fonte de motivação para os alunos no ensino aprendizagem de Matemática, pois por meio dos jogos há uma grande produção de conhecimentos, proporcionando o desenvolvimento cognitivo do aluno para questões de lógica envolvidas nesse tipo de atividade, implicando em um melhor aproveitamento nas compreensões de conteúdos matemáticos.

        Desta forma, dentro do conhecimento lógico-matemático, definido por Piaget, que consiste na coordenação de relações, as atividades com jogos encorajam e conduzem os alunos a terem esse desenvolvimento.

        Segundo Kamii (1996)

... a estrutura lógico-matemática de número não pode ser ensinada diretamente, uma vez que a criança tem que construí-la por si mesma. Contudo, não sugiro a implicação pedagógica de que a única coisa que o professor pode fazer é sentar e esperar. Há certas coisas que um professor pode fazer para encorajar a criança a pensar ativamente (a colocar coisas em relações), estimulando, desta forma, o desenvolvimento desta estrutura mental. (KAMII, 1996, p. 31)

        Nessa perspectiva o jogo tem um grande valor educacional, lembrando que os ganhos obtidos nesse tipo de atividade não se restringem apenas à Educação Matemática, mas podem ser aplicados em outros campos do ensino.

        É importante lembrar que os outros recursos pedagógicos, diferentes da metodologia dos jogos, são necessários também para o desenvolvimento da aprendizagem matemática, mas o papel dos jogos para o professor é de ser um complemento para o desenvolvimento da sua pedagogia.

De fato, quando analisamos o comportamento e a atividade mental de um jogador disposto a ganhar, verificamos que a postura é a mesma de um cientista em busca de solução para um problema. (BORIN, 2002, p.8)

        Por isso, para responder aos questionamentos da aplicação de jogos, é necessário saber quais habilidades são importantes para o ensino da Matemática, e dessa forma obter um grande respaldo e incentivo para trabalhar com essa ferramenta.

As atividades com jogos, se bem orientadas, implicam o desenvolvimento de habilidades como elaboração de estratégia, organização, noção de espaço, atenção e concentração, de forma que o aluno é forçado a pensar e ter uma atitude de reflexão antes de agir. E sabe-se que essas habilidades são muito importantes na construção da aprendizagem matemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (185.6 Kb)   docx (366.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com