TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LEITANDO E SENTIR O TEXTO

Tese: LEITANDO E SENTIR O TEXTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  Tese  •  794 Palavras (4 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 4

LEITURA E OS SENTIDOS DO TEXTO

O grande desafio a ser enfrentado pela escola é o de fazer com que os alunos aprendam a ler corretamente, pois o prazer da leitura deve ser despertado logo na infância e tornando parte da formação cultural de cada indivíduo. A leitura motiva a imaginação e proporciona a descoberta de diferentes hábitos e culturas no sentido de ampliar o conhecimento e enriquecer o vocabulário.

Nesta esteira, a leitura pode ser entendida como atividade interação das ideias realizadas pelo autor, sem contar com as experiências e o conhecimento do leitor, que direciona para uma busca de dominar a leitura abrindo grande possibilidade de adquirir conhecimentos, desenvolver raciocínio, participar ativamente da vida social, expandir uma visão de mundo, do outro e de si mesmo. Ler não é uma tarefa fácil, exige esforço mental e físico, muita dedicação e disciplina. Por isso, em uma sala de aula, o esforço dos professores deve ser incansável. Cabe a eles desenvolverem um fator facilitador com os textos utilizados junto a seus alunos e possuir justificativas claras para a sua adoção. Essa intimidade e esse conhecimento exigem que os professores se situem na condição de leitores. Portanto, os aspectos da leitura que todos têm em comum é que perguntas são feitas sobre os referidos textos. O entendimento de compreensão ocorre quando são encontradas as respostas para essas perguntas. A habilidade de fazer perguntas relevantes e de saber onde encontrar as respostas no texto depende do conhecimento, do tipo de material envolvido, e da finalidade específica da leitura. Nada disto pode ser ensinado explicitamente, mas é desenvolvido com a prática da leitura. O interesse na leitura só desperta interesse quando interage com o leitor, quando faz sentido traz conceitos que se articulam com as informações. Percebe-se então que os alunos precisam ser motivados, pois é preciso que os professores criem metodologia para despertar nos alunos o gosto pela leitura.

Já na produção da leitura podemos observar a necessidade de uma série de outros fatores para que a leitura não seja uma simples decodificação de palavras, um simples ato de juntar letras formando palavras e juntar palavras formando frases e frases formando parágrafos. Claro que a decodificação, simples reconhecimento de palavras, se faz necessária, pois é o primeiro passo de internalização do texto, pois sem o reconhecimento das palavras, não se pode compreender o seu significado. Porém esta é a condição menos importante para dar significação ao enunciado ou grupos de enunciados. É preciso compreender o que determinado texto representa, significa em cada contexto diferente. Dar significado ao texto vai muito além de simplesmente entender o que este ou o autor diz, mas trata-se de uma inserção no sentido amplo de qualquer enunciado, compreender o que se diz por traz daquele enunciado é tarefa que exige alguns conhecimentos do leitor. Para que objetivo seja alcançado devemos analisar uma interação leitor A texto B autor. Essa interação se dá da seguinte maneira: o autor escreve e ao relatar o mesmo cria um mundo partindo do seu ponto de vista.

Ler não é simplesmente juntar palavras, mas sim compreender o que se quer dizer com elas.

Os Gêneros Textuais são textos materializados encontrados em nosso cotidiano e apresentam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com