TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

Monografias: LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2014  •  3.217 Palavras (13 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

RENATA ISABEL DE MELO SANTOS RA: 4561908630

EDINA VANUZA CLARO CORREIA RA: 4932929385

CAMILA RASTELI RIBEIRO RA: 4300065916

LAURO FELIPE DELMINO LUNA RA: 3776778304

VILMA SANCHES DAMASCENO RA: 4346848321

:

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Letramento e alfabetização”, sob orientação do professor-tutor a distância Fernanda Borges

POLO

2013

Introdução

Relembrar e escrever sobre Letramento e Alfabetização pressupõem-se em pesquisa prévia, leitura, análise, reflexão, construção e reconstrução de pensamentos e conceitos. Portanto, a possibilidade de escrever sobre algo é um valioso caminho para elaboração e reelaboração de propostas e projetos de trabalho.

1ª Relatório: : Relembrando o processo de alfabetização

Relembrando como foi o meu processo de alfabetização me lembro de que fui alfabetizado com cartilha, aprendi a ler e a escrever foi na escola mesmo, minha mãe era analfabeta e meu pai semianalfabeto, na época não conhecia as letras só sabia mesmo as cores.

Foi no primeiro ano a antiga, não existia pré-escola isso foi em (1968) as crianças só começava a estudar com 7 anos de idade .

Na minha família não tinha nenhum adulto que na época tinha terminado os seus estudos, pois, o meu irmão que estudava e ele tinha só um ano a mais que eu.

Tenho uma recordação boa da escola, pois a minha professora era um amor de pessoa, mas muito geniosa, não gostava que a gente nem olhasse pro lado, era muito dedicada com os alunos.

Mas também tenho uma péssima recordação, pois quando fui pra escola meus pais compraram todo o meu material, era muito simplis, mas nos primeiros dias de aula como nas escola não servia merenda, todos os dias, minha mãe colocou um pão com ovo no meu sacola de pano, não tinha bolsa naquele tempo ou não podiam comprar, e ai o lanche abriu e sujou o meu caderno e eu chorei muito porque a professora ficou muito brava comigo. E com isso fiquei muito chateada e desanimei um pouco, pois fiquei com medo e nem queria levar lanche mais para a escola, mas depois passou.

Quando eu estava já na 5º série tive uma professora que parece que ela não gostou muito de mim não, porque eu sou evangélica e na época tinha meus cabelos compridos e ela não me deixava fazer educação física porque meu cabelo ficava pulando muito e deixava-a irritada.

Uma vez ela até me pediu pra cortar meu cabelo, mas não deixei, mas depois graças a Deus nunca mais peguei ela como professora e terminei meus estudos tudo bem.

Terminei meus estudos em 2001 e agora em 2012 voltei a estudar só que agora na faculdade anhanguera e estou adorando.

VILMA

2ª Relatório: Estar alfabetizado é.....

“Estar alfabetizado é decodificar sons e letras, sendo capaz de reproduzir uma escrita e/ou leitura. O indivíduo que sabe ler e escrever seu nome, ler uma receita culinária ou escrever um bilhete simples, - é uma pessoa alfabetizada.” Autora: Tatiane. Apda. Manoel

Estar alfabetizado é ter a capacidade de compreender diferentes tipos de textos, possuir um repertório de procedimentos e habilidades para relacioná-los em um campo social relacionado.

Estar alfabetizado é atribuir significados e sentido a funções sociais vinculadas à escrita.

Todo processo de ensino e aprendizagem da língua visa ao desenvolvimento da competência discursiva (ampliar a capacidade de produzir e interpretar textos orais e escritos), para possibilitar a resolução de problemas do cotidiano, a participação no mundo letrado, contribuindo para o exercício pleno da cidadania. Os textos orais e escritos e seus usos sociais e comunicativos assumem relevância como unidade básica do ensino. O trabalho com a língua escrita na escola deve estar vinculado a suas funções comunicativas e sociais, aspectos discursivos e finalidade, sem anular suas características intrínsecas. Através do trabalho com a produção e interpretação de textos de uso social (orais e escritos) com a prática de leitura e escrita que a competência textual é desenvolvida nos adultos pouco escolarizados.

Estar alfabetizado é fazer uso da leitura e da escrita no cotidiano.

É estar apto a escrever uma carta.

Enfim, ser alfabetizado não é ser capaz de juntar letras para formar sílabas, juntar as sílabas para formar palavras, e palavras para formar frases.

Sabemos que estar alfabetizado é a aquisição do código escrito, das habilidades de leitura e escrita, é um processo permanente, de natureza complexa.

Estar alfabetizado é bem mais do que saber ler e escrever, é saber também interpretar corretamente o que está escrito. É estar capaz há decodificar, compreender, criticar e produzir conhecimento. É fazer parte de um mundo onde tudo requer leitura, e fazer o uso dessa leitura e da escrita no cotidiano, é ser capaz de ler um livro, uma revista, um jornal, ler e interpretar placas, é estar apto a escrever uma carta a um amigo, é poder, no mundo da cultura da tela e das imagens e sons com os meios eletrônicos, conseguir acessar informações e delas se utilizar com senso crítico e isso é maravilhoso.

3ª Relatório : Definição dos termos na visão do autor Faraco

Podemos relacionar diversas etapas da alfabetização, embasadas na leitura de Faraco (2006) que resultam neste completo desenvolvimento linguístico.

O desenvolvimento da capacidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com