TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Inglesa

Por:   •  20/11/2016  •  Projeto de pesquisa  •  3.741 Palavras (15 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA     

Letras

Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Inglesa

        

TELÊMACO BORBA – PR

2016


UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CLEONICE CONTIN RIBEIRO

RA 9162262316

LÍNGUA INGLESA II; MORFOLOGIA; LITERATURA DE LÍNGUA PORTUGUESA; LITERATURA INFANTOJUVENIL; MULTIMEIOS APLICADOS À EDUCAÇÃO.

DESAFIO PROFISSIONAL

“PROJETO PEDAGÓGICO UTILIZANDO AS TDICs”.

[pic 2]

TELÊMACO BORBA - PR

2016


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        03

2 TEMA.....................................................................        04

3 JUSTIFICATIVA.....................................................................        05

4 OBJETIVO.....................................................................        06

5 REFERENCIAL TEORICO.....................................................................        07

6 HIPÓTESE DE SOLUÇÃO.....................................................................        11

7 AVALIAÇÃO.....................................................................        13

8 CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................................        13

REFERÊNCIAS        15

  1. INTRODUÇÃO

Em tempos da era digital, onde Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDICs surgem a cada dia e, o professor para tal uso precisa ser também um desbravador de obstáculos para construção do conhecimento pelo aluno, a qual representa um grande desafio no que tange o planejamento de atividades didáticas. Hoje, os professores se vêem diante do que pode ser considerado, ao mesmo tempo, um grande desafio e uma grande oportunidade, centrando seus esforços nos processos de criação, gestão e reorganização das situações de aprendizagem. É na escola que as ideias são semeadas, mas, é fora dela que se constituem como práticas sociais e as TDICs têm o poder de ampliá-las para um número maior de usuários fazendo com que permaneçam conectados em um elo comunicacional tão abrangente que permite a troca de experiências e a interação entre as mais diferentes culturas. Com isso, a escola, hoje, não é mais a detentora do saber, as informações e conhecimentos chega de todos os lados e esta precisa, então, rever o seu papel nesta nova sociedade que se destaca pela velocidade informações que circulam pelas redes de comunicações. Cabe ao professor aperfeiçoar sua prática docente, transformando a sala de aula num ambiente construtivo e participativo.

Diante desse questionamento, pretendemos através das atividades de leitura, trabalhar de maneira, diferenciada significativa e prazerosa sobre a importância da leitura na vivência dos alunos do 7° ano Ensino Fundamental, aonde estes recursos vêm auxiliar na aprendizagem. Através da leitura o ser humano consegue se transportar para o desconhecido, explorá-lo, decifrar os sentimentos e emoções que o cercam e acrescentar vida ao sabor da existência. Pode então, vivenciar experiências que propiciem e solidifiquem os conhecimentos significativos de seu processo de aprendizagem.

A seguir, apresentaremos uma breve discussão acerca da relação entre tecnologia e educação, associando essa relação com a experiência deste projeto, em continuidade será exposto a metodologia, onde será detalhado todo o desenvolvimento da ação, sequenciado pela explanação do projeto, suas características e especificidades e por fim as considerações finais.

  1. TEMA

Nas últimas décadas, a crescente evolução e utilização de novas tecnologias na sociedade e, por conseguinte, na educação, tem impulsionado estudos e reflexões sobre a influência dos recursos tecnológicos nas novas formas de ensinar e aprender.

Vive-se hoje em uma sociedade de bases tecnológicas, em que há mudanças contínuas, em ritmo acelerado. Portanto, não é mais possível ignorar as alterações que as tecnologias digitais de informação e comunicação provocam na forma como as pessoas veem e aprendem as coisas que as cercam. Os educadores tentam levar esta realidade aos seus alunos, mas são diversos os problemas enfrentados pela escola.

Diante do exposto, este trabalho tem por finalidade de relatar o uso de recursos digitais na vivência alunos do 7° ano Ensino fundamental durante a realização do projeto, aonde estes recursos vêm auxiliar, na aprendizagem dos conteúdos escolares abordados. Esta ação foi desenvolvida numa escola localizada no município de Telêmaco Borba/PR, que tem nos seus objetivos a promoção da inclusão digital de alunos e professores para desenvolvimento de competências voltadas ao uso pedagógico de recursos tecnológicos na Escola.

As atividades realizadas foram colaborativas, baseadas no conteúdo curricular da disciplina de Língua Portuguesa e tiveram duração de 10 aulas, incluindo planejamento, desenvolvimento e avaliação como produto final.

  1. JUSTIFICATIVA

Freqüentemente os professores queixavam-se do desinteresse dos alunos e dos pais, já que a maioria deles nem o dever de casa faziam. Mas a realidade dessas crianças, não havia muito que ser cobrado, pois vinham de famílias totalmente desestruturadas, sem as mínimas condições básicas de sobrevivência, concluiu-se então que o único período destinado ao estudo era as quatro horas em que se ficava na escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.5 Kb)   pdf (238.7 Kb)   docx (316.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com