TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LIBRAS E Sua Historia

Ensaios: LIBRAS E Sua Historia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  517 Visualizações

Página 1 de 2

Durante a Antiguidade e por quase toda a Idade Média pensava-se que os surdos não fossem educáveis, ou que fossem imbecis. Os poucos textos encontrados referem-se prioritariamente a relatos de curas milagrosas ou inexplicáveis (Moores 1978).

Considerados como crianças fora dos padrões normais, às famílias escondiam seus filhos surdos por vergonha, e se negavam a utilizar comunicação através de gestos por acharem “feio”. Somente no inicio do século XVI que tais conceitos começaram a se desmistificar e a sociedade passou a admitir que os surdos podem aprender através da pedagogia com profissionais da área da educação.

Em 1856 uma comissão criada pelo Marquês de Abrantes por ordem de Dom Pedro II, se reuniu para promover um instituto para a educação de surdos-mudos. Ernesto Huet surdo francês vindo da França iniciou a educação de surdos e mudos no Brasil a partir do alfabeto manual francês e alguns sinais que trouxe. Acolhido no Brasil por Dom Pedro II, Ernesto fundou o primeiro instituto para surdos no Brasil em 1857.

Foi a partir da criação do INES que no 1° Congresso de Instrução Pública, em 1883, foi discutido a necessidade de um currículo e formação para os professores para cegos e surdos.

Inicialmente o instituto foi intitulado de Imperial Instituto dos Surdos-mudos e em 1957 passou a ser chamado de Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES. Voltado para a educação literária e o ensino profissionalizante de meninos e meninas com idade entre 7 e 14 anos, o instituto inicialmente tinha oficinas de tipografia, encadernação, sapataria, tricô, encadernação, pautação e douração.

A Língua Brasileira de Sinais é um sistema linguístico legitimo e natural, de modalidade gestual-visual com estrutura gramatical independente da Língua

Portuguesa falada no Brasil. Possibilitando o desenvolvimento linguístico, social e a integração daqueles que a utilizam, a LIBRAS favorece o acesso ao conhecimento cultural e cientifico daqueles que um dia foram estigmatizados como “incapazes”.

Entendo que a Libras é uma língua própria da comunidade surda brasileira, as instituições de ensino de LIBRAS procura garantir que as aulas desta língua sejam realizadas preferencialmente, por professores e instrutores surdos, garantindo que haja uma interação cultural entre o docente surdo e o aluno, pois o docente consegue preservar os aspectos culturais da língua.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

• MYRNA SALERNO MONTEIRO - HISTÓRIA DOS MOVIMENTOS DOS SURDOS E O RECONHECIMENTO DA LIBRAS NO BRASIL.

• Senador EDUARDO AZEREDO - Língua Brasileira De Sinais - “Uma Conquista Histórica”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com