TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Libras: o que significa, o que é, qual sua história e seus parâmetros

Artigo: Libras: o que significa, o que é, qual sua história e seus parâmetros. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2013  •  Artigo  •  759 Palavras (4 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO: LIBRAS: O QUE SIGNIFICA, O QUE É, QUAL SUA HISTÓRIA E SEUS PARÂMETROS

O QUE É SIGNIFICA LIBRAS?

LIBRAS significa a Língua Brasileira de Sinais, onde é usada naturalmente pela maioria de surdos do Brasil. Ele é diferente de muitos outros pela linguagem visual-gestual, onde se torna pronunciada pelo corpo.

UM POUCO DA HISTÓRIA

Começa-se mostrando que no período compreendido de 1500 a 1855 , já possuíam muitos surdos no Brasil. A educação era de total precariedade. Com a chegada do Professor Hurt (francês e também surdo) no ano de 1855, ocorreu a primeira fundação de um instituto para surdos e mudos: O Instituto de Surdos Mudos no Rio de Janeiro.

De 1970 a 1992, aconteceu um fortalecimento por parte dos surdos que passaram a reinvidicar seus direitos. A partir dali, as escolas tradicionais mudaram sua filosofia e vem adotando a comunicação total.

Em 2002, foi promulgada uma lei na qual estabelecia a LIBRAS como meio de comunicação objetiva e utilização das comunidades surdas do Brasil. Três anos depois (2005) promulgou-se um decreto que trouxe obrigatoriedade de uma disciplina para exercício do magistério. Desde então, muitas instituições de ensino tentam se adequar a esta lei.

O QUE É LIBRAS?

É a língua materna dos surdos brasileiros e poderá ser aprendida por qualquer pessoa interessada pela comunicação com esta comunidade, segundo a FENEIS (Federação Nacional da Educação e Integração dos Surdos). Existem todos os componentes pertinentes às línguas orais. É uma língua viva e autônoma e reconhecida pela linguística.

A língua materna pode s referir aos surdos que nascem em família de surdos onde já é comum a LIBRAS. Já também pode existir surdos que nascem em famílias ouvintes onde não há comunicação em LIBRAS entendendo como língua natural.

Assim, pode existir língua de sinais americana, inglesa, francesa e de várias outras línguas, assim como existe a nossa brasileira.

SEUS PARÂMETROS

A estrutura da LIBRAS corresponde a parâmetros: PRIMÁRIOS E SECUNDÁRIOS que contem combinação de forma sequencial ou simultânea.

Os PARÂMETROS PRIMÁRIOS são estes: Configurações das mãos (diversas formas de realização de sinais, 46 configurações diferentes em LIBRAS), Ponto de articulação (espaço em frente ao corpo ou região onde os sinais são articulados) e o movimento (muito complexo onde envolve um rede de formas e direções).

Os PARÂMETROS SECUNDÁRIOS são os seguintes: a disposição das mãos (onde as articulações dos sinais podem ser feitas pela mão dominante ou as duas), orientação da palma das mãos (direção da palma durante o sinal em várias direções), a região de contato (a parte da mão que entra em contato com o corpo) e as expressões faciais (traduz sentimentos e dá mais sentido ao enunciado e em muitos casos determina o significado do sinal).

Enfim, Ao refletir sobre a importância das Libras na vida das pessoas surdas foi possível perceber que, a Língua Brasileira de Sinais é um meio de garantir a socialização e interação do surdo na sociedade, além de contribuir para a valorização e reconhecimento da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com