TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Libras entraves e avanços ao longo da historia

Por:   •  26/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  910 Palavras (4 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 4

tt[pic 1]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB

AUTORIZAÇÃO: DECRETO N° 9237/86, DOU 18.07.86 – RECONHECIMENTO: PORTARIA N°. 909/95, DOU 01.08.95

PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA - PLATAFORMA FREIRE/CAPES/MEC

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS X

CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA – MEDEIROS NETO

[pic 2]

CLAUDIA ALVES DOS SANTOS AMARAL

GABRIELLA VIANA DE OLIVEIRA

ROSINÉLIA PEREIRA DOS SANTOS FREIRE

SUZIELEN SOUZA SANTOS

VIVIANE MOREIRA DOS SANTOS LUCAS

LIBRAS: Entraves e avanços ao longo da história.

MEDEIROS NETO – BA

2015

LIBRAS: Entraves e avanços ao longo da história

Durante muito tempo os surdos foram segregados do convívio social, escolar, religioso e até familiar, pois a surdez era tida como uma patologia, demência, incapacidade e em alguns casos tratada como loucura, uma vez que predominava e ainda predomina, a comunidade ouvinte “pessoas normais” que escutam o que o outro fala e atende a comandos além de expressar oralmente suas vontades e opiniões.

Nesse contexto onde ouvir e falar são ações comuns ao indivíduo “normal” entender ou respeitar o surdo na sua particularidade é opção descartada, por este motivo pensar em uma estratégia que priorizasse a comunidade surda não era oportuno, pois o surdo é que deveria se adequar ao contexto social dos ouvintes.

Foi na crença de que a única forma de incluir o surdo na sociedade era através da fala, que a partir do Congresso de Milão de 1980 a língua de sinais foi completamente banida da educação de surdos e foi imposto a eles o método do Oralismo.

Este método faz uso da técnica de leitura labial que consiste em “ler e interpretar” os movimentos dos lábios de alguém que está falando, o que só é útil quando o interlocutor formula as palavras de fonte, com clareza e devagar.

O Oralismo nada mais é do que uma técnica que tem o objetivo de reabilitar o surdo ao convívio social tratando-o como mero reprodutor de uma cultura que não é própria de sua comunidade.

O método oralista foi utilizado durante algum tempo, mas sem muito sucesso, o que possibilitou o surgimento de novas propostas em relação à educação da pessoa surda. Uma dessas propostas é a Comunicação Total.

Ao contrário do Oralismo que é um método ilimitado, a Comunicação Total permite que o surdo faça uso de vários tipos de recursos: línguas de sinais, leitura orofacial, utilização de aparelhos de amplificação sonora, alfabeto digital, entre outros.

Este método tinha como objetivo principal a comunicação do surdo com todos: familiares, professores, surdos e ouvintes, o que evitaria o sofrimento por causa do isolamento causado pela surdez.

A Comunicação Total mesmo não sendo o melhor método para os surdos trouxe benefícios e melhoras na comunicação se comparado ao Oralismo.

No entanto, a língua de sinais sempre se destacou com forma de comunicação eficaz para a comunidade surda.

Estes fatos fortaleceram os estudos que estavam sendo realizados desde a década de 1960 e que cada vez mais ganhavam força uma vez que, comprovavam a língua de sinais como língua legítima, com status linguístico, tão completa e complexa como qualquer outra língua.

É assim que, fortalecido pela sua eficiência o bilinguismo vai ocupando espaços ainda que de forma lenta.

Essa abordagem de ensino para surdos propõe o acesso deste público a duas línguas, tanto no contexto social como no familiar.

O Bilinguismo considera a língua de sinais como primeira língua e à partir dai se passa para o ensino da segunda língua, no nosso a língua portuguesa na modalidade escrita.

Muitos avanços foram conquistados, no entanto, ainda muito que se galgar.

A aceitação e empenho familiar são um dos degraus que precisam ser galgados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (146.8 Kb)   docx (367.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com