TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LITERATURA MÉDIA

Exam: LITERATURA MÉDIA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  Exam  •  769 Palavras (4 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 4

PORTFÓLIO01 –

LITERATURA MEDIEVAL

...............................................................................................................................

Guarulhos

2014

PORTFÓLIO01 –

LITERATURA MEDIEVAL

Trabalho apresentado ao Curso mecatrônica do colégio ENIAC para a disciplina de comunicação .

Prof. Sandra Regina

Guarulhos

2014

Respostas

.............................................................................................................

Questão 1

O feudalismo tem inicio com as invasões do povo gemânico, no século V. As características gerais do feudalismo são: poder nas mãos dos senhores feudais, economia baseada na agricultura e utilização do trabalho dos servos.

Questão 2

O estilo gótico é o que predominava, através de construção de catedrais enormes e imponentes, projetadas para o alto, à semelhança de mãos em prece tentando tocar o céu .

Questão 3

A palavra cantiga significa poesias cantadas, dos quais tinham curta e loga duração.Tendo assim o objetivo de detalhar(mostrar) a vida aristocrática,ou seja, (nobre). Nas cortes, as cantigas receberam influência de um tipo de poesia originário da Provença região sul da França, daí o nome de poesia provençal que estava ligada a dança e a música.

Questão 4

Cantigas de Maldizer: através delas, os trovadores faziam sátiras diretas, chegando muitas vezes a agressões verbais. Em algumas situações eram utilizados palavrões. O nome da pessoa satirizada podia aparecer explicitamente na cantiga ou não.

Cantigas de Escárnio: nestas cantigas o nome da pessoa satirizada não aparecia. As sátiras eram feitas de forma indireta, utilizando-se de duplos sentidos.

Cantigas de Amor: neste tipo de cantiga o trovador destaca todas as qualidades da mulher amada, colocando-se numa posição inferior (de vassalo) a ela. O tema mais comum é o amor não correspondido.

Cantigas de Amigo: enquanto nas Cantigas de Amor o eu-lírico é um homem, nas de Amigo é uma mulher (embora os escritores fossem homens). A palavra amigo nestas cantigas tem o significado de namorado. O tema principal é a lamentação da mulher pela falta do amado.

Questão 6

Cantiga da Ribeirinha ou Cantiga da Garvaia foi o primeiro texto literário em língua “portuguesa”. A cantiga foi composta em (“1189 ou 1198 – não se sabe ao certo”), escrita por Paio Soares de Taveirós, e recebeu esse nome por ser dedicada à D. Maria Pais Ribeiro, amante D. Sancho I, sendo assim, foi chamada de “Ribeirinha”.

a cantiga da ribeirinha foi uma cantiga de amor do Trovadorismo (o eu-lírico masculino), pois fala de um amor sem segundas intenções, por uma mulher nobre.

Questão 7

Cancioneiro É o nome que, como de costume, se dá a qualquer livro impresso ou manuscrito que contenha uma coletânea de canções, sempre por ordem e graça de um mecenas, especialmente o rei, e por extensão, ao registro sonoro destas canções.

existem vários tipos de cancioneiros, são eles:

• Cancioneiro da Vaticana

O nome foi descoberto na Biblioteca do Vaticano, em Roma, cópia italiana do século XVI, de original do século anterior, inclui 1205 cantigas de escárnio e de maldizer, de amor e de amigo.

• Cancioneiro Colocci-Brancuti

Também chamado de : “Cancioneiro da Biblioteca nacional copiado na Itália no início do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com