TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Letramento E Alfabetização

Artigo: Letramento E Alfabetização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  Artigo  •  1.220 Palavras (5 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 5

Estar alfabetizado é...

Estar alfabetizado é poder ler, escrever, interpretar, tendo domínio para saber utilizá-los, não somente quando estamos em ambiente escolar, mas também em nosso dia a dia. É ser capaz de interagir por meio de textos escritos em diferentes situações, significa ler e produzir textos para atender diferentes propósitos. (Ana Carolina)

Estar alfabetizado é não somente decodificar os símbolos lingüísticos, mas também entender o que a palavra formada significa no contexto. Como exemplo o que significa a palavra casa. Na verdade o processo de alfabetização começa quando o sujeito se ver envolvido com exigência do saber ler e escrever para resolver situações cotidianas. (Ana Claudia)

Estar alfabetizado é encontrar palavras ou expressões para expor suas ideias e sentimentos, é conseguir ler sozinho uma história que ache interessante ou usar essa habilidade para contar histórias para outras pessoas. Ser alfabetizado é poder ler o título do seu desenho preferido na televisão, é poder escrever uma homenagem para uma pessoa especial. (Daiane).

O que significa estar alfabetizado

Ser alfabetizado não é ser capaz de juntar letras para formar sílabas, juntar sílabas para formar palavras e palavras para formar frases. O aprendizado da leitura e da escrita deve ocorrer em situações reais, onde estas tenham uma função social concreta, e que a tarefa do aprendiz seja basicamente a de buscar o sentido do texto.

Entendemos como alfabetizado aquele que sabe ler e escrever sílabas simples e a partir do momento que os alunos estão decodificando estão alfabetizados. Mas o mais importante é o aluno saber interpretar o sentido de um determinado texto, e não apenas ler como papagaio. Aluno alfabetizado é aquele que consegue se comunicar utilizando à escrita. Acreditamos ser importante que o aluno saiba o significado social de saber ler e escrever, é ser capaz de ler um livro, uma revista, um jornal. É estar apto a escrever uma carta, um recado. É poder, no mundo da cultura da tela e das imagens e sons com os meios eletrônicos, conseguir acessar informações e delas se utilizar com senso crítico.

Alfabetização e Letramento

Ao nosso entender os termos presentes nas ideias de Faraco (2006) significam o seguinte:

Decodificar: reconhecer ou decifrar os símbolos que formam uma determinada escrita,

Ler: saber quais são os determinados símbolos,

Escrever: conseguir reproduzir esses símbolos,

Autonomamente: por vontade própria e sem auxílio,

Aprendizagem: processo de compreensão de um determinado conteúdo,

Conhecimento: bagagem intelectual conquistada após um determinado processo.

Definições de textos do cotidiano

Conto: é um texto narrativo breve, e de ficção, geralmente em prosa, que conta situações rotineiras, anedotas e até folclores. Caracteriza-se por personagens previamente retratados. Inicialmente, fazia parte da literatura oral.

Fábula: é um texto de caráter fantástico que busca ser inacreditável. Os personagens principais não são humanos e a finalidade é transmitir alguma lição de moral.

História em Quadrinhos: é um gênero narrativo que consiste em enredos contados em pequenos quadros através de diálogos diretos entre seus personagens, gerando uma espécie de conversação.

Lenda: é uma narrativa acerca de seres maravilhosos e encantatórios, passadas em certo tempo e lugar, com pessoas, animais ou seres imaginários populares, frequentemente explicando fenômenos da natureza. Muita gente diz que lendas são frutos da nossa imaginação popular.

Poesia: é um gênero textual norteado por características especificas, cuja finalidade discursiva se pauta pelo provocar sentimentos e emoções. E por sua vez a concretização da poesia feita pelo poeta que a manifesta por meio de palavras de efeitos sugestivos e simbólicos, sonoridade, musicalidade, ritmo, versos e estrofes, chama-se poema.

Atividades de alfabetização

As atividades acima envolvem a competência dos alunos na linguagem escrita e são usadas na fase da silabação, trabalhando também no conhecimento das vogais.

Nestas duas outras atividades, trabalha a linguagem oral dos alunos, onde os mesmos conseguem cantar as estrofes mesmo sem conseguir ler. São utilizadas desde a educação infantil.

A importância da literatura em sala de aula

Tem sido constantemente reafirmada a importância de trabalhar a leitura e escrita de textos no processo de alfabetização, portanto o professor deve incentivar e realizar a leitura de histórias na sua sala, pois esse é o principal elemento estimulador para despertar o interesse das crianças.

A curiosidade em descobrir o restante do que está escrito no livro, irá fazer com que eles mesmos queiram realizar a leitura, sendo assim os alunos passam a gostar de ouvir e consequentemente são incentivados a querer aprender a ler, e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com