TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Letramento E Alfabetização

Pesquisas Acadêmicas: Letramento E Alfabetização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  2.836 Palavras (12 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 12

Anhanguera Educacional – Uniderp – Caruaru

Pedagogia

Letramento e Alfabetização

Michelle Gonçalves de Andrade Tavares.

ALFABETIZAR VAI MUITO MAIS ALÉM

Tutor à distância:

Caruaru, 18 de Novembro de 2013.

Introdução

Qual a diferença de se estar alfabetizado e estar letrado?

Alfabetização é o ato de tornar o indivíduo capaz de adentrar o mundo da leitura e da escrita, assim como o letramento. A diferença é que a alfabetização é um processo pontual, que tem um início e um fim. A pessoa se torna alfabetizada ou continua analfabeta. Já o letramento, é construído pelas experiências do dia-a-dia. É um processo contínuo no qual o indivíduo se habitua a interpretar situações diversas e compreender o seu significado. É pautado nas competências e habilidades para lidar com situações diversas de uso da língua. Mesmo pessoas alfabetizadas podem ter dificuldades em lidar com situações de linguagem que aparecem no dia-a-dia por não ter, ainda, adquirido tal competência.

Na realidade hoje é necessário que as duas se completem. Nem todo letrado é alfabetizado. Uma criança difere uma garrafa de coca cola de fanta pelo rotulo, cor, formato e nem sempre por que sabe ler. O conjunto fará com que a construção do conhecimento aconteça de maneira mais eficaz.

Estar alfabetizado é saber ler e escrever, estar letrado é ler, escrever e interpretar o que lê e transpassar seus pensamentos na escrita.

O processo de alfabetização da década de 80 e 90 e suas marcas

Abaixo veremos relatos da memória das estudantes em relação aos seus respectivos processos de alfabetização.

Michelle: Meu processo de alfabetização foi rápido, pois fui a primeira aluna a ser alfabetizada no término do antigo jardim III, na alfabetização houve o reforço com a cartilha de cobrir letras. Como em 1980 as crianças já entravam cedo na escola não houve o “tempo tardio” de antes que entravam com 6 ou 7 anos para aprender tudo, entrei na escola sem conhecimento prévio das palavras. Posso dizer que fui alfabetizada com 5 anos e meio no jardim III e não nos primeiros anos de escola como meu esposo que alfabetizou-se na primeira série, onde entrou pela primeira vez para estudar. Apesar de ter quatro irmãos bem mais velhos que eu, não os observei para aprender a escrever, aprendi mesmo na escola. Não me recordo de muita coisa, só da excelente professora que tive, chamada Rogéria, que me acompanhou no jardim III e na alfabetização. Lembro-me da sala de leitura de paradidáticos com um imenso tapete e almofadas, do quarto de depósitos onde a professora me mandava buscar materiais para ela, lembro-me também do parque de recreação, da forma que sentávamos (em duplas), de muitas atividades e das benditas cartilhas, essas são inesquecíveis. Não me recordo de nada ruim, apenas poucas coisas boas e do bom relacionamento que tive com a professora ao ponto de continuar visitando-a durante anos só para dar-lhe um beijo.

Mariana: Fui alfabetizada já tarde na segunda série, não fui alfabetizada na alfabetização (primeiro ano), sendo assim na idade errada, atrasada, na segunda série da educação infantil, sempre observando os adultos que me rodeavam. As minhas boas recordações são poucas, mas lembro-me bem das matérias em sala de aula e nenhuma recordação ruim.

Solielaine: Não fui alfabetizada no primeiro ano e sim na alfabetização, aos 6 anos de idade com cartilha. Comecei a minha vida escolar aos 3 anos no maternal, não fui alfabetizada antes dos 5 anos e cheguei a primeira série já alfabetizada, começando o processo de alfabetização com crianças na sala de aula na mesma idade que eu, aos 6 anos. As minhas boas recordações dessa época são na biblioteca da escola e no auditório sempre com brincadeiras, e não tenho nenhuma recordação ruim.

Cristiane: Fui alfabetizada na primeira série, porém sem cartilha. Não fui alfabetizada antes de entrar na escola, como já citado, fui alfabetizada aos 7 anos no primeiro ano primário, sem sequer ter a experiência de observar um adulto de convívio, pois alguns deles eram analfabetos e outro não tinham tempo, por isso só adquiri a experiência na escola. Tenho boas recordações, pois a minha professora era muito atenciosa e sempre muito paciente. Não me recordo de nada de ruim em meu período inicial escolar.

De acordo com o que vivenciamos e aprendemos cada aluna pôde elaborar uma frase, respectivamente, sobre “Estar alfabetizado é....”, e com isso sintetizar a ideia de cada uma em um texto poético.

“Estar alfabetizado é ter o domínio da comunicação e saber entender tudo o que está ao seu redor.” (Michelle Andrade)

“Estar alfabetizado é importante para a descoberta do ser humano.” (Mariana Cavalcante)

“Estar alfabetizado é enxergar um mundo com clareza expandindo seus horizontes.”

(Solielaine Maíra)

“Estar alfabetizado é ter a compreensão da leitura e da escrita, ajudando o indivíduo a interagir no meio social.” (Cristiane Nascimento)

Estar alfabetizado é não se perder no tempo, não ser enrolado e enganado pelas circunstâncias ou pessoas. É poder pegar o ônibus certo para o destino desejado, é poder retirar a carteira de habilitação, saber comprar um produto, saber que medicamento se está tomando, é se proporcionar prazer ao viajar na imaginação da leitura, é poder crescer em conhecimento através de diversas leituras e estudos, é ser livre e independente, é enxergar de forma diferente o mundo, sem limites, é estar em constante descoberta.

Não basta apenas aprender assinar o nome, não basta apenas aprender a ler e escrever e não utilizar em seu dia a dia. Não basta! É necessário uma continuação, é necessário a busca, é necessário crescer. Apenas ler e escrever não cresce o ser humano. Chamamos de analfabeto funcional. O crescimento estar no entender, discernir, interpretar. A sabedoria estar na gama de conhecimentos adquiridos, sejam eles lidos, compreendidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com