TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Letramento E Alfabetização

Trabalho Escolar: Letramento E Alfabetização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  582 Palavras (3 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 3

Quadro da Alfabetização

Ano/Época Marco Historico Escolarização Alfabetização

Déc. 40(Sec. XX) Intensificação da democratização da educação. As escolas passaram a receber um numero considerado de alunos. 50% das crianças conseguiam aprender a ler e a escrever na 1ª serie.

Até Anos 80 (Sec. XX) Organização por ciclos passou a ser introduzida no Brasil. Já 1ª serie a criança já era alfabetizada. Só era promovido a 2ª serie o aluno considerado alfabetizado.

Anos 90 até inicio sec .XXI Os Parâmetros curriculares nacionais foram publicado nos anos 90, 97 e 98, mas houve a necessidade de uma breve analise do contexto político e econômico em todas as propostas. Reorganização da continuidade que teve inicio na implantação do ciclo básico da alfabetização, proposta esta que possuía como finalidade contribuir com o acesso e permanência da criança na escola visando a diminuição de repetências. As cartilhas passaram a ferir os princípios, psicogêneses da língua escrita que passou a sofrer severas criticas e a ser substituída por novos matérias didáticos denominados livros de alfabetização.

Relato

O grupo foi alfabetizado de diversas maneiras diferentes, algumas na 1ª serie e outras na pré escola, por serem épocas diferentes algumas passaram por cartilhas e outras pelos livros de alfabetização, uma em casa e outra não lembra, porém há algumas lembranças dessa época que permanecem vivas nas nossas memórias.

Nós consideramos como algo que explica a dificuldade da escolarização de algumas pessoas o relato da Roseli Passareti:

“Eu Roseli estudei, numa escola que ficava dentro de uma casa, onde a Dona Maria (dona da casa) preparava com muito carinho nossos lanches e almoço, passado um tempo a “escola” havia crescido tanto que tivemos que mudar de local, passamos para uma chácara onde havia apenas uma sala que continha 3 turmas diferentes, uma 2ª serie, 3ª serie e 4ª serie, a Profª Marcia divida a lousa em 3 partes para tênar ensinar as 3 turmas, todos tinham muita alegria em estudar, porém nem sempre aprendíamos o que era necessário. Mesmo com tanta dificuldade a Profª Marcia sempre despertava a vontade de estudar nas crianças, todas nós queríamos ser a numero 1 da sala.

A Profª Marcia é a grande culpada pela minha escolha de profissão, ver a alegria dela ao ensinar despertou em mim uma vontade gigantesca de ser igual a ela, para poder ensinar com o intuito de que as crianças também tenha a vontade que tive de aprender mais.

Texto dissertativo

Estar alfabetizado é um sonho para a maioria dos indivíduos que ainda por ventura são analfabetos. Quando um individuo, seja criança ou adulto, se alfabetiza ele passa a se valorizar mais, pois os seres humanos buscam conhecimentos antes de ter o conhecimento do grande valor que o que eles buscam possui após de ter sido obtidos, onde alguns conhecimentos, como nossa alfabetização passa a ser parte de nós.

Alfabetizar é algo que o professor deve-se orgulha, pois quando um educador ensina para certa turma o valor da leitura e escrita ele esta ensinando um pouco mais sobre o individuo, e quando esta turma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com