TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Letramento E Alfabetização

Artigos Científicos: Letramento E Alfabetização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2015  •  4.378 Palavras (18 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 18

Etapa 1

Aula Tema: As muitas facetas da alfabetização

Passo 3: Discutir sobe os textos produzidos no passo anterior e produzir um texto sobre o que significa estar alfabetizado. Entregar para apreciação do professor da disciplina.

Para se estar alfabetizado nem sempre significa ter autonomia na escrita e leitura, é preciso saber os códigos observar as letras traduzir e transformar os sons. É na alfabetização que o individuo aprende o alfabeto e todo o processo de comunicação com a sociedade. É Um processo bem mais amplo que meramente saber ler e escrever, é ensinar a visão de mundo, ser capaz de interpretar o mundo. Mas também precisa ir adiante disso, ou seja, tem que ter domínio da leitura e da escrita. Com tudo envolve a capacidade de usar a linguagem escrita de maneira que possa se comunicar e se expressar por ela. Uma pessoa alfabetizada reconhece e compreende códigos, e com esses códigos será capaz de formular idéias e mensagens para outros alfabetizados. Para chegar a utilizar com autonomia a linguagem e escrita é preciso que ela tenha passado por um enorme processo de aprendizagem. Para a pessoa estar alfabetizada, ela tem que ter relação com a linguagem oral, falar argumentando o entendimento de suas idéias e entendendo argumentos também das demais pessoas. Em relação à escrita que escreva textos legíveis e que tanto o individuo que escreveu o texto, quanto às pessoas que irão ler o texto possam entender os significados das idéias que o texto está transmitindo. Quanto à leitura, que os alunos possam identificar nos textos entendimentos do que se é lido e compreender as idéias que cada texto possa transmitir. E com tudo isso se faz necessário alfabetizar letreando esses dois termos precisam andar juntos, embora sejam processos independentes, mas que um depende do outro. A Alfabetização e o letramento são de extrema importância para que a criança tenha a compreensão de mundo. Ser alfabetizado não significa estar letrado, é necessário que a alfabetização tenha sido plena. A criança alfabetizada e letrada ela não saberá apenas ler e escrever, mas saberá também conviver com a realidade da leitura e da escrita, podendo interagir com a todo o saber que circula na sociedade de forma que seu aprendizado seja cada vez melhor.

No processo de alfabetização a decodificação se observa o código e depois ele é traduzido. Não basta apenas conhecer os códigos, mas devemos atribuir sentidos a eles. Ler não é simplesmente decodificar os códigos na leitura existem habilidades de pensamento cognitivo ao interpretar um texto escrito há vários acontecimentos para que haja o entendimento, por isso não se ler apenas os códigos. A escrita é um conjunto de habilidades de conhecimentos lingüísticos e psicológicos que torna diferente da leitura que vai desde a transformar transcrições de sons de fonemas em letras e isso vai de encontro com o leitor em grande conhecimento. Formar leitores e escritores autônomos se críticos que possam ser conscientes do que se ler e escreve e não apenas capazes de decifrar a escrita como simples letras, com sentido vazio. A aprendizagem esta relacionada ao desenvolvimento de cada indivíduo. Quando abordamos a aprendizagem da língua estamos envolvendo a aprendizagem de ler e escrever, e essa aprendizagem depende de cada individuo para que ela possa ser bem sucedida. Por isso a criança deve um breve conhecimento no processo de aprendizagem da leitura e da escrita, pois a alfabetização vai além dos limites escolares, e com isso trabalha o conhecimento da criança.

Passo 4: Elaborar 5 propostas para auxiliar no processo de alfabetização e do letramento, partindo do pressuposto que:

ALFABETIZAÇÃO: Capacidade de decodificar, ler e escrever autonomamente. É uma parte pequena, mas, importante de um processo muito maior que é a aprendizagem da língua.

LETREAMENTO: Conjunto mais amplo de conhecimentos que permite participar do universo letrado.

1° Pintura

Faixa-Etária:5 anos

Estratégia: Em sala o professor fará uma roda de conversa sobre a importância dos índios, focando sempre nos objetos que os índios usam para sua sobrevivência. Em seguida ira aplicar a atividade onde as crianças terão que pintar os objetos do indiozinho.

2° Telefone sem fio

Faixa-Etária: 5 anos

Participantes: 5 ou mais

Estratégia: Organizar os jogadores sentados um ao lado do outro em fila. O primeiro jogador diz uma frase/mensagem no ouvido do colega seguinte. Cada participante após receber a mensagem fala o mais baixo possível no ouvido do colega seguinte até que o ultimo falará em voz alta o que recebeu. A mensagem muitas vezes chega completamente diferente!

3° Morto-Vivo

Faixa-etária - 5 anos

Participantes: 5 á 10

Estratégia - O condutor irá dispor as crianças enfileiradas na horizontal, cada vez que o condutor falar MORTO, as crianças devem se agachar e quando ele falar VIVO eles devem se levantar, o condutor deverá ir falando cada vez mais rápido para que as crianças se confundam quem errar sairá da brincadeira até que fique apenas o vencedor, depois a brincadeira recomeça novamente.

4° MEMÓRIA DOS ANIMAIS

Faixa etária: 06 anos

Participante: 04

Peças: 99 pares, 51 pares vermelhos e 48 pares azuis.

Estratégia: Pode-se jogar como “Jogo da memória”, espalhando as peças e virando até formarem pares. As crianças podem ainda tentar adivinhar o nome de cada animal.

5° QUEBRA-CABEÇA COM PERSONAGENS

Faixa etária: 8 anos

Participantes: 1 a 4

Peças: 40

Estratégia: Divertido Jogo de manipulação (Quebra-Cabeça) e encaixe, ideal para as crianças desenvolverem o raciocínio lógico.

Etapa 2

Aula Tema: Em busca de qualidade em alfabetização.

Passo 2: Baseado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com