TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Letras-Habilitação em Português e Inglês

Por:   •  13/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.359 Palavras (6 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Universidade Anhanguera - UNIDERP

Centro de Educação a Distância - Polo Caxias – MA

Curso: Letras-Habilitação em Português e Inglês

                              Disciplina: Literaturas de Línguas Portuguesa

Atividades Práticas Supervisionadas

Artigo crítico-reflexivo sobre a temática do Letramento

Alunos:

Liduína da Silva Pinto - RA: 433486

Francisca da Silva Sousa – RA: 438395

                                                       Nátia Mesquita Brito - 7753644082

Caxias - MA

03 de Novembro de 2014

No Brasil o termo “letramento” foi usado pelo 1º vez por Mary Kato, em 1986, na obra “No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística” (São Paulo, Ática). Dois anos depois, passa a representa em referencial no discurso da educação, ao ser definido por Tfouni em adultos não alfabetizados: o avesso do avesso (São Paulo, pontos) e retornada em publicações posteriores.

As palavras letramento e letrar não aparecem em dicionários atuais, aparecendo apenas em um dicionário do século passado sendo, portanto caracterizadas como antigas.

O termo atual da palavra letramento proveio da palavra literacy da língua inglesa. Literacy vem do latim litera que quer dizer letras, mais o sufixo cy que denota qualidade, condição, estado, fato de ser. Portanto literacy é o estado ou condição que assume aquele que aprende a ler e a escrever.

Há algum tempo, descobriu no Brasil que se poderia usar a expressão letramento. E o que aconteceu com a alfabetização? Virou sinônimo de codificação. Letramento passou a ser estar em contato com distintos tipos texto, o compreender a que se lê. Isso é um retrocesso. Eu me nego a aceitar um período de decodificação prévio aquele em que se passa a perceber a função social do texto. Acreditar nisso é dar razão a velha consciência fonológica (2003, p.300).

Por que alfabetização e letramento não conceitos freqüentemente confundidos ou sobrepostos, é importante distingui-los, ao mesmo tempo em que é importante também aproximá-los: a distinção é necessária por que a introdução, no campo da educação, do conceito de letramento tem ameaçado perigosamente a especificidade do processo de alfabetização: por outro lado, a aproximação é necessário por que não só o processo de alfabetização, embora distinto e como também este é dependente daquele (2003, p.90)

Alfabetização é o processo pelo qual, se adquire o domínio de um código e das habilidades de utilizá-lo para ler e escrever, ou seja: o domínio da tecnologia do conjunto de técnicas para exercer a arte e ciência da escrita. Só exercício efetivo e competente da tecnologiada escrita denomina-se letramento que implica habilidades várias, tais como: capacidade de ler ou escrever para atingir diferentes objetivos (In Ribeiro, 2003, p.91).

A palavra letramento talvez tenha surgido em virtude de não utilizarmos a palavra alfabetismo, enquanto seu contrario, analfabetismo, nos é familiar. Isto é, conhecemos bem e há muito tempo, ao estado ou condição de analfabeto, mas só recentemente o seu oposto tornou-se necessário, pois recentemente passamos a enfrentar uma nova realidade social, onde de faz necessário fazer uso do ler e do escrever, saber responder às exigências de leitura e de escrita que a sociedade faz continuamente.

Mas final, por que surgiu a palavra letramento? Palavras novas aparecem quando novas idéias, novos fenômenos surgem. A medida que o analfabetismo vai sendo superado, que a sociedade vai se tornando cada vez mais grafocêntrica (centrada na escrita), um novo fenômeno se evidencia: o de que não basta apenas aprender a ler  e a escrever, mas sobretudo adquirir competência para usar a leitura e a escrita, para envolve-se com praticas sociais de escrita.

Nesse contexto, faz-se necessário alfabetizar letrando, ou seja, ensinar a ler e a escrever no contexto das praticas sociais da leitura e da escrita, de modo que o individuo se torne ao mesmo tempo alfabetizado e letrado.

Alguns autores colocam que letramento está intrinsecamente ligado á maneira como a leitura e a escritura são concebidas e praticadas e determinado contexto social.

O autor Paulo Freire foi pioneiro na idéia revolucionária de letramento ao afirmar que ao se tornar alfabetizado, o sujeito teria um para tornar consciência da sua realidade e de transformá-la.para Paulo Freire, letramento tanto poderia ser um meio para a libertação como para a sua domesticação, dependendo do contexto ideológico em que ocorre.

Definir letramento é uma tarefa alternamente controversa, o que significa que a formulação de uma definição que possa ser aceita em restrições parece impossível.

Entretanto, uma definição geral e amplamente aceita se faz necessária quando se pretende avaliar e medir níveis de letramento e para que se possa determinar criticas que estabelecem a diferença entre os níveis de letramento. Uma definição precisa de letramento é indispensável como parâmetro para a avaliação e a medida, mas qualquer tentativa de resposta a essa exigência traz sérios problemas epistemológicos. o letramento é uma variável continua e não descrita ou dicotômica, refere-se a uma multiplicidade de habilidades de leitura e de escrita, que devem ser aplicadas a uma ampla variedade de materiais de leitura e de escrita e compreende diferentes praticas que dependem da natureza, estrutura e aspirações de determinada sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (149.6 Kb)   docx (49.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com