TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Licenciatura em Letras Português e Inglês

Por:   •  19/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.807 Palavras (8 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 8

INSTITUTO FEDERAL [pic 1]

Amapá

Campus Macapá

  Data: ___/___/_____

  Rubrica do Professor:

Curso: Licenciatura em Letras Português e Inglês

Componente Curricular:  Linguística Textual

Série/Semestre: 3°

Valor da atividade avaliativa:

10,0 pontos

Professor:  Chrissie Castro do Carmo

Nota:

Aluno (a): Giovana Martins Bata

AVALIAÇÃO PARCIAL DE LÍNGUÍSTICA TEXTUAL (ETAPA 3)

Estudo de caso: A professora Marta, da disciplina de Língua Portuguesa, do 9º ano do Ensino Fundamental do colégio Dom Luís, pediu que seus alunos fizessem uma avaliação dos textos referentes ao gênero oral abaixo apresentados, onde o primeiro se trata de um debate político e o segundo de uma piada. A tarefa da professora tem como intuito, a análise do texto sobre o conteúdo Figuras de Linguagem. Desta forma, no que tange a disciplina de Linguística Textual, pede-se que seja feita uma Análise Textual, considerando os parâmetros do assunto solicitado pela professora Marta, assim como o os fatores linguísticos (léxico, fonologia, morfologia, sintaxe e/ou estilo) e extralinguísticos (aqueles que possuem efeitos de sentido discursivo, uma dimensão de quem, como e para que o discurso se expressa) referendados em nossas aulas. Para fundamentar melhor sua análise, pede-se ainda que indique qual/quais habilidades da BNCC estão sendo referenciadas nesta atividade em se tratando do campo da Linguagem.

TEXTO 1: DEBATE POLÍTICO

DILMA ROUSSEFF: Boa noite, Bonner.

WILLIAM BONNER: Boa noite, candidato Aécio Neves.

AÉCIO NEVES: Boa noite, Bonner.

WILLIAM BONNER: Muito bem. Pelo nosso sorteio, quem deverá começar fazendo perguntas é o candidato Aécio Neves. É o senhor. Peço aos dois que se aproximem e venham até o púlpito. É o senhor que abre este debate fazendo a primeira pergunta à candidata Dilma Rousseff. A pergunta, como eu disse, tem 30 segundos.

PERGUNTA 1

AÉCIO NEVES: Candidata, essa campanha vai passar para a história como a mais sórdida das campanhas eleitorais do nosso sistema democrático. A calunia, a infâmia, as acusações irresponsáveis foram feitas não só em relação a mim, com relação ao Eduardo Campos, em relação à Marina, agora em relação a mim. Isso é um péssimo exemplo. Mas eu lhe faço uma pergunta, candidata. A revista hoje publica que o delator, um dos delatores do “petrolão”, disse que a senhora e o ex-presidente Lula tinham conhecimento da corrupção na Petrobras, uma oportunidade da senhora responder aos brasileiros. A senhora sabia, candidata, da corrupção na Petrobras?

DILMA ROUSSEFF: Candidato, é fato que o senhor tem feito uma campanha extremamente agressiva a mim. Isso é reconhecido por todos os eleitores. Agora essa revista que fez e que faz sistematicamente oposição a mim, faz uma calúnia e uma difamação do porte que ela fez hoje. E o senhor endossa. Candidato, a revista Veja não apresenta nenhuma prova do que faz. Eu manifesto aqui a minha inteira indignação. Porque essa revista tem o hábito de nos finais das campanhas na reta final, tentar dar um golpe eleitoral e isso não é a primeira vez que ela fez. Fez em 2002, fez em 2006, fez em 2010 e agora faz em 2014. O povo não é bobo, candidato. O povo sabe que está sendo manipulada essa informação porque não foi apresentada nenhuma prova. Eu irei à Justiça para defender-me e ao mesmo tempo tenho certeza de que o povo brasileiro vai mostrar a sua indignação no domingo votando e derrotando essa proposta que o senhor representa e que é o retrocesso no Brasil.

AÉCIO NEVES: Candidata, eu apenas dei a senhora a oportunidade de apresentar sua defesa, não acredito que a acusação à revista ou a tentativa do seu partido de tirá-la de circulação seja a melhor resposta. A delação premiada traz ao réu, o benefício dele obviamente apresentar provas, caminhos que levem à comprovação das acusações e nós temos que aguardar que isso ocorra. Uma outra revista, para ver que não há um complô contra a senhora, lança hoje na sua capa, a revista Isto É, fala da campanha da mentira, da campanha da infâmia. Hoje aqui no Rio de Janeiro, na sede do seu partido, foram apreendidos boletins apócrifos contra a minha candidatura. No Nordeste brasileiro, carros de som estão circulando dizendo que se o eleitor votar no 45, ele está automaticamente desligado do Bolsa Família. A senhora se orgulha, candidata, de uma campanha nesse nível?

DILMA ROUSSEFF: Candidato, eu fico muito estarrecida com o senhor, porque eu na minha vida política, na minha vida pública, jamais persegui jornalista, jamais reprimi a imprensa. Tenho respeito pela liberdade da imprensa, porque eu vivi os tempos escuros desse país. Agora candidato, eu acredito que o senhor cita duas revistas candidato, que nós sabemos para quem fazem campanha. E agora acredito que a partir de segunda-feira vai desaparecer essa acusação. Agora, eu não vou deixar que ela desapareça. Eu vou investigar os corruptos e os corruptores, e os motivos pelos quais isso chegou a esse ponto.

TEXTO 2: O BANHO!

Manuel está tomando banho, e grita para Maria:
– Ô Maria, me traz um xampu.
E Maria lhe entrega o xampu. Logo em seguida, ele grita novamente:
– Ô Maria, me traz outro xampu.
– Mas eu já te dei um agorinha mesmo, homem!
– É que aqui está dizendo que é para cabelos secos, e eu já molhei os meus.

  Nos textos propostos pela Marta constatamos o uso do gêneros orais, o texto 1 traz um  debate político já o texto 2, uma piada, como já dito, mas cada texto apesar de serem do gênero oral, tem suas particularidades e suas especificações, que podem ser notadas em uma primeira leitura.

Fazem parte da nossa realidade cotidiana as práticas de linguagens orais, mas assim como na escrita o uso dos gêneros orais principalmente os públicos, devem ser mediados pelo professor em seu uso. Nos textos em que o alunos iram analisar, percebemos as diferenças das linguagens que são utilizadas, no texto 1 nos deparamos com um debate político e nele uma linguagem padrão formal está empregada, diferentemente do texto 2 que retrata uma situação humorística cotidiana, e consequentemente se trata de uma linguagem informal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (149.8 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com