TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio Quinto Semestre Gestão Letras Português e Inglês

Por:   •  21/3/2023  •  Relatório de pesquisa  •  3.594 Palavras (15 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

1        RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS        7

2        RELATO DA ANÁLISE DO REGIMENTO ESCOLAR        8

3        RELATO DAS ENTREVISTAS COM A EQUIPE DIRETIVA        10

4        RELATO DA OBSERVAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO E SUPERVISÃO        12

5        ATA DE REUNIÃO PEDAGÓGICA E/OU ADMINISTRATIVA        13

6        PLANO DE AÇÃO        14

7        RELATO DA APRESENTAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO À DIREÇÃO ESCOLAR        16

CONSIDERAÇÕES FINAIS        17

REFERÊNCIAS        18

INTRODUÇÃO

O Estágio supervisionado é uma exigência da LDB – Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional nº 9394/96 nos cursos de formação de docentes. O presente estágio tem como objetivo observar como se desenvolve o ensino em sala de aula, de que maneira os professores conduzem a aprendizagem, como se processa a apreensão do conhecimento pelo aluno.

Objetiva ainda analisar como é a interação dos alunos com os professores, dos alunos entre si e com o ambiente cotidiano escolar. O estágio é um instrumento de suma importância para o estudante do curso de Letras e futuro profissional da educação, para que o mesmo se familiarize com a prática em sala de aula.

O estágio foi supervisionado pelo professor Hebraim, foram realizadas atividades em campo dentro da Escola Estadual Básica Professor João Batista Paiva, nas turmas de Ensino Médio.

  1. RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS

Nessas leituras, é observado como estudo da linguagem influencia no trabalho da formação dos professores, desenvolvendo assim a prática de estágio supervisionado para os cursos de licenciatura. A realidade dessa observação é aproximar o estagiário ao mundo verdadeiro do professor, na docência da pratica de estágio de língua portuguesa.  De acordo com o estágio supervisionado é   mais que uma experiencia, e a realidade quase original, pois, infelizmente, os alunos não costumam enxergar o estagiário igual o professor regente. O estágio é um momento importante para nossa evolução como formação do professor, por isso que nos dará o direito de sermos educadores. O autor nos deixa uma frase por toda vida: Saber alguma coisa não é mais suficiente, é preciso também saber ensinar, ele quer dizer com isso que isso?  Ele quer nos mostrar mesmo sendo formados licenciados a pratica docente, não quer dizer que seremos bons professores se não soubermos passar aquilo que aprendemos na faculdade, termos que ter conhecimento necessário para ensinar os alunos, pois um dia eles também estarão em nosso lugar.

          Para a realização do relatório de estágio, é necessário o preenchimento de questões, onde fazemos entrevista com o professor regente, além de ter acesso ao PPP da escola e da proposta pedagógica, onde nós estagiários termos que analisar todos esses documentos e preparar o relatório e forma coerente e sequencial.  Ao realizar as leituras obrigatórias, percebi que antigamente tudo era mas confuso, e sem informações completas, tivemos uma evolução na era do estágio obrigatório, assim podemos relatar tudo que vivenciamos na realidade escolar, os desafios, as formas de ensino, os conflitos, as felicidades, entre outros. Se não tivéssemos o estágio obrigatório, nós chegaríamos em sala de aula sem preparação nenhuma preparação, pois a faculdade ensina a teoria e o estágio nos possibilita a pratica, e a pratica é muito importante para nossa construção profissional.

  1. RELATO DA ANÁLISE DO REGIMENTO ESCOLAR

A Escola Estadual Básica Professor João Batista Paiva fica localizada na cidade de Penha em Santa Catarina, sua missão é transmitir a melhor forma de ensino, com professores capacitados e instituídos em um ambiente escolar aconchegante que acolha seus alunos. Integrado no bairro da Praia Grande acolhe não só seus alunos, mas também a comunidade em si, os estudantes são preparados para o futuro, os educandos passam seus ensinos e conhecimentos para que não só contribua em um futuro dos alunos, mas na vida pessoal e capacidade intelectual também.

A instituição de ensino tem em torno de 700 alunos, apresenta 3 turnos sendo: manhã, tarde e noite. No período matutino se estabelecem o Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio. No período vespertino não se é disponibilizado o ensino médio, o Diretor Zaca explica que a grande maioria dos alunos do ensino médio já possuem trabalho, desta forma os períodos mais procurados são o matutino e noturno, desta forma não se fechavam turmas no período vespertino. Já o período noturno incluem-se somente ensino médio.

Da forma mais ética e profissional, os professores e diretoria trazem os pais ao ambiente escolar, procurando entender não só o aluno em sala, mas também no seu lar, a forma mais eficaz de solucionar problemas de aprendizagem, comportamento e convivência é melhorando o convívio entre pais e filhos no ambiente escolar, ao ser questionado o professor regente apresentou a explicação que muitos problemas desenvolvidos no ambiente escolar normalmente se trata de algum problema que já vem desde casa, dessa forma os pais e parentes presentes no ambiente escolar em reuniões contribuem para os professores solucionarem tais problemas, resolvendo da melhor forma que beneficie o estudante e seu desempenho escolar.

A organização administrativa da escola se baseiam nas seguintes funções: Garantia dos cumprimentos de leis e diretrizes de ensino, levantamento dos materiais que devem ser comprados, inserção de tecnologia para otimizar os processos administrativos, administrar os recursos da escola, garantia do uso correto dos recursos, cuidar da manutenção dos bens patrimoniais da instituição, estar atento às necessidades dos colaboradores, professores, pais e alunos, definir junto os pilares da instituição escolar, entre outros. Cada profissional tem o seu papel para a formação de alunos capacitados e enriquecidos de conhecimento, desde a limpeza da escola até a diretoria da escola todos os envolvidos tem o seu papel fundamental e contribuem conforme as suas respectivas funções. A limpeza se estabelece por uma empresa terceirizada pelo governo, no qual os profissionais exercem um serviço excelente, a parte da alimentação exercem em cada turno 2 profissionais na qual fornecem a alimentação aos alunos, sendo que alguns apresentam uma única refeição diária que é a merenda escolar, trazendo a sua suma importância para o aluno dentro e fora da sala de aula. A parte de educadores dentre todas é a mais importante, pois os professores precisam de sua capacitação e paciência para fornecer um ensino de qualidade aos alunos, preparando assim os mesmos para o futuro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)   pdf (150.8 Kb)   docx (24.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com