TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liderança na trilha pelas galinhas

Artigo: Liderança na trilha pelas galinhas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2014  •  Artigo  •  724 Palavras (3 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 3

A liderança na fuga das galinhas

O maior exemplo que se pode tirar do filme "A fuga das galinhas" é o da Liderança.

Liderança porque em várias partes do filme vimos que os líderes das galinhas tem uma habilidade de influenciar as outras galinhas a correrem atrás do seu objetivo que é o de fugir do galinheiro, proporcionando planejamento, comunicação e motivação para todo o grupo, o que não quer dizer que esses planos davam certo. As galinhas viviam confinadas e eram obrigadas a produzir ovos, o único elemento motivacional que elas possuíam era a morte, por isso a preocupação em fugir do galinheiro.

No filme existem alguns líderes: a galinha Ginger e o Galo Rocky. A Ginger é uma líder frustrada que criou vários planos para a fuga do galinheiro que nunca deram certo, ela acredita que para lidar com as outras galinhas é preciso ter só planos de fuga que são coisas concretas, ela não liga para o sentimento e não liga em conhecer de verdade as outras galinhas e por seus planos darem errado ela não consegue liderar e fazer com que haja esperança.

Para fazer com que as coisas deem certo, a ajuda cai do céu literalmente com a chegada do galo Rocky um líder vindo de um circo acostumado a empolgar plateias, ele é uma liderança especializada em dar esperança, o que não existia no galinheiro. Não demora e as visões de liderança dos líderes se confundem e entram em conflito, mas Ginger reconhece que as galinhas precisam de algo mais que um objeto para seguir um líder e Rocky reconhece que o fato de ele saber conduzir não o tira da responsabilidade ter um plano para a fuga do galinheiro, então eles resolvem se juntar.

Quando a galinha Ginger se coloca à frente do grupo de galináceos, conduzindo-o a um objetivo em comum: fugir do galinheiro é possível observar claramente os quatro pontos de liderança:

- Comprometimento: ela sempre se mostra comprometida em alcançar seu sonho com perseverança e nunca desistindo, mesmo sendo continuadamente apanhada pelo Sr. Tweedy e seus cães;

- Flexibilidade: ela sempre ouve as diversas opiniões de suas companheiras, não as forçando a executar nenhuma ação e sim argumentando e mostrando possibilidades;

- Esforço Integrado: sempre ouvindo as outras, discutindo idéias e criando em conjunto novas estratégias de fuga;

- Otimização de Recursos: sempre seguindo as regras e preceitos do galinheiro, sempre respeitando os demais.

No decorrer do longa, se observa que após tantas tentativas frustradas, bem como a desilusão criada após descobrirem que o galo picareta Rocky estava mentindo a respeito do vôo, as galinhas começam a desanimar, levando-as ao condicionamento de não se arriscar e se conformar com a condição de inferioridade, situação com a qual se equipara à barreiras internas que impedem nosso crescimento profissional e pessoal.

Nesse momento, mais uma vez entra a liderança da galinha Ginger que motiva seu grupo sempre o levando adiante até que em um ponto do filme ela confirma ainda mais sua aptidão para liderança, mostrando dessa vez de forma clara e grandiosa sua visão metodológica e sistêmica, ou seja, prestando atenção em todos os detalhes e procurando ajudar a todos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com