TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lingua portuguesa

Por:   •  27/8/2015  •  Seminário  •  910 Palavras (4 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Esse relatório trata-se de um estagio sobre a EJA, ou seja, a observação sistematizada em uma turma de alunos com idade avançada, alunos de classe media baixa, esse estagio teve inicio em 14 de abril de 2015, na Escola Paulo Ferraz de Sousa, com alunos da 5ª e 6ª série. O grau de inteligência desses alunos não esta muito ruim, como observei, é uma turma presente, participativa, e tem vontade de aprender. A maioria dos alunos trabalha o dia todo, são pais de família, mas com tudo isso não deixa de ir para a escola, o que já é muito lucrativo para eles mesmo.

        Esse estágio é muito importante para mim, pois foi através dele que passei a entender a necessidade que os alunos que fazem parte da EJA sentem de verdade. É muito importante o estagio na EJA para o estudante de pedagogia, pois não tem outra forma, de nos tornarmos bons profissionais se não sabermos de fato o que ocorre nessa área. Foi através desse estagio que percebi o grau de cada professor, a maioria dos professores não tem uma formação adequada para a educação jovem e adulta (EJA). É uma situação triste, pois para entendermos de fato o que acontece nessa área precisamos ter uma base sobre o que iremos tratar. A escola sente, os alunos sentem a direção e toda a coordenação, por que para obtermos bons resultados em tudo o que vamos fazer, ou seja, é essencial cada profissional da EJA saberem algo sobre esse tema.

        Na sala de aula em que eu estagiei não havia nenhum aluno portador de deficiência. Nesse relatório irei tratar de como os professores trabalham, quais as metodologias que cada um deles usa para o desenvolvimento da turma, o que esta faltando na escola, onde podemos melhorar. A verdadeira atenção que os alunos dessa área precisão, a formação de cada professor, se eles têm uma especialização na EJA.

        Entretanto, no decorrer do trabalho veremos o que aqui foi mencionado.

Desenvolvimento

        A escola localiza-se na rua Av. Dr. João Batista Nava – s/n , bairro de Fátima, por CEP-65940-000, cidade Grajaú - Ma, fone (99)99133-7656. Sendo o diretor da instituição o Sr. Luís Augusto Silva Cunha.

Horário de funcionamento: 19:00 à 21:45

Níveis/Etapas/Modalidades de Atendimento: Ensino fundamental menor; Ensino fundamental; Ensino médio e EJA.

Números de Alunos da escola: 810 alunos (74 EJA)

Período de realização do estágio: 14/04/15 à 24/04/15

P.P.P:

        A sala de aula na qual eu estagiei é composta por 37 alunos, a maioria deles são pais e mães de família, pessoa que precisam trabalhar para se manter, mas tem também dentre eles alguns que são jovens, e preferiram escolher a EJA para concluir os estudos. São alunos interessados apesar de toda dificuldade, é uma turma bem participativa, é um grupo de pessoas que querem aprender, por mais que às vezes não recebem esse apoio dos familiares, amigos e até mesmo dos responsáveis pela escola.

        Eu, como estagiaria percebi que a direção, a coordenação e até mesmo alguns dos professores não dão a verdadeira assistência que esses alunos merecem e precisão pra continuar, percebi também que alguns dos professores não têm a formação precisa para aplicar certa disciplina, como exemplo de uma professora que tem formação em Ciências e atuava na área de Matemática, apenas por que na escola não teria mais vaga para a disciplina que ela tinha formação, com isso a direção pediu que ela fizesse uma escolha, ou ela iria dar a matéria de Matemática, na qual não tinha formação nenhuma, ou então iria ficar sem a sala de aula. Então ela diante dessa circunstância, resolveu atuar como professora de Matemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (42.9 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com