TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linguagem E O Surdo

Artigo: Linguagem E O Surdo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  1.028 Palavras (5 Páginas)  •  541 Visualizações

Página 1 de 5

O que nos faz Humanos?

(comentário pessoal - Daiene)

Baseado nos estudos de H. Piéron que diz que a criança ao nascer não passa de um candidato à humanidade; afirmo que um indivíduo não se desenvolve no isolamento, ele precisa de contato com outros homens para alcançar seu lugar na humanidade, não basta ter o que a natureza dá ao homem quando nasce, precisa aprender novas formas de suprir suas necessidades.

A natureza permite ao homem se adaptar a cultura e formar capacidade e funções psíquicas.

Logo posso dizer que o indivíduo apresentará características do meio em que vive. A fala, o relacionamento a desenvoltura com instrumentos. Trata-se de informações recebidas e registradas.

Para o psicólogo Alexis Leontiev, a linguagem é o elemento concreto que permite ao homem ter consciência das coisas.

Linguagem, Língua e Fala

Os termos linguagem, língua, fala e signo são utilizados por diversos autores com diferentes sentidos. Entender essa diferença é essencial para compreendermos o que é linguagem.

Segundo Saussure (1991) a linguagem é formada pela língua e pela fala. A língua, segundo esse linguista, é o aspecto social da linguagem, já que é compartilhada por todos falantes da comunidade linguística e foi considerada, pelo autor, o objeto de estudos da Linguística, e a fala, o aspecto individual da linguagem, não sendo considerada como objeto de estudos da Linguística.

No entanto, a noção de Vygotsky (1998) percebe a linguagem não apenas como uma forma de comunicação, mas também como uma função reguladora do pensamento, tendo o termo linguagem um sentido bastante amplo, configurando-se em tudo que envolve significação, tendo um valor semiótico e não se restringindo a uma forma de comunicação.

Mas afinal o que é linguagem?

Linguagem pode se referir tanto à capacidade especificamente humana para aquisição e utilização de sistemas complexos de comunicação, quanto à uma instância específica de um sistema de comunicação complexo. É o conjunto de componentes que permite a relação entre as unidades de sentido (palavras).

A linguagem não é uma somatória das palavras que compõem a língua; é a estrutura, a forma estabelece a relação entre unidades de sentido.

Logo podemos dizer que a linguagem é a capacidade natural que o ser humano tem de se comunicar, seja por meio de palavras, gestos, imagens, sons , cores, expressões, etc. É uma capacidade universal e abstrata.

Dado que os mecanismos de produção de sentido são também os mecanismos de produção dos sujeitos, segundo Eni Orlandi, não há como dissociar a linguagem, identidade e cultura.

Origem da linguagem e pensamento segundo Vigotski

Assim como no reino animal, para o ser humano pensamento e linguagem têm origens diferentes. Inicialmente o pensamento não é verbal e a linguagem não é intelectual. Suas trajetórias de desenvolvimento, entretanto, não são paralelas - elas cruzam-se. Em dado momento, a cerca de dois anos de idade, as curvas de desenvolvimento do pensamento e da linguagem, até então separadas, encontram-se para, a partir daí, dar início a uma nova forma de comportamento. É a partir deste ponto que o pensamento começa a se tornar verbal e a linguagem racional.

Construtivismo-interacionista: Vygotsky (1962) também defende que o desenvolvimento da fala segue as mesmas leis, o desenvolvimento de outras operações mentais; mas destaca a função social da fala, do interlocutor, no desenvolvimento da linguagem: LÍNGUA + PENSAMENTO + SOCIEDADE

Dado o papel da linguagem como atividade constitutiva (Franchi, 1977), nos interessa discutir a relação língua/identidade, entendendo que o sujeito se constitui como tal à medida que interage com os outros. Parafraseando Geraldi (1996), a língua e o sujeito se constituem nos processos interativos. “Isto implica que não há um sujeito dado, pronto, que en¬tra em interação, mas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com