TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linguagem verbal, não verbal e multimodal

Por:   •  1/4/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  853 Palavras (4 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 4

Texto Verbal

[pic 1][pic 2]

[pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

Disponível em: <https://www.nvalores.pt/exemplos-de-email-formal/>

Acesso em: 19 mar. 2019

        O presente texto pertence ao gênero textual do email (correio eletrônico), cujas características se assemelham a carta, entretanto, o intercâmbio de informações ocorre em ambiente virtual.

É empregado, usualmente, em contexto de trocas informacionais empresariais e para assuntos formais, como resposta a uma proposta de emprego, advertências de contas a pagar, em ambientes profissionais para se realizar a comunicação entre variados departamentos, ou seja, de maneira geral é um meio de comunicação empresarial e pessoal que realiza a troca de informações de maneira rápida e direcionada unicamente para o destinatário, não sendo aberto ao público.

A linguagem informal também pode ser empregada, mas leva-se em conta o destinatário do recado e as relações de intimidade entre o emissor e receptor da mensagem e o assunto a ser tratado. Entretanto, com a avanço tecnológico outros meios de comunicação se reservam a essa troca de informação, como os aplicativos de mensagens, e por conta disso que a linguagem mais empregada no email é a formal, pois é um meio de comunicação que está cada vez mais restrito para atender um objetivo específico.

É um gênero que usufrui essencialmente de linguagem verbal, já que as informações que transmite são feitas através do uso do código escrito.

        Diferentemente de outros gêneros ou meios de comunicação que utilizam da linguagem verbal e não necessariamente escrita, o email só consegue ser assimilado por pessoas alfabetizadas que têm conhecimento do código escrito da língua, suas regras gramaticais, visto que não emprega em sua forma de comunicação a oralidade. Além disso, o conhecimento estrutural desse gênero constituído de assunto, vocativo, texto, despedida e assinatura são necessários para a construção do texto, sua interpretação e reconhecimento do gênero.

        Ademais, para haver a compressão total da informação e também para usufruir das ferramentas fornecidas por esse meio de comunicação, é preciso que os usuários desse gênero sejam conhecedores dos recursos que a internet e plataforma de correio eletrônico fornecem, de modo que o usuário entenda o vocabulário específico desse gênero e do meio eletrônico.

        E por fim, o conteúdo do email só consegue ser compreendido por aqueles inseridos dentro do contexto ao qual está sendo usado. Por exemplo, no texto citado acima, não é possível que uma pessoa que não seja o remetente ou emissor entenda ao que se refere a informação, visto que somente os dois participaram da “discussão da última quarta-feira”.

Texto Não-Verbal

[pic 7]

Disponível em: <http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/06/fotografia-mais-famosa-da-guerra-do-vietna-completa-40-anos.html>

Acessado em: 19 mar. 2019

A fotografia acima foi tirada pelo fotógrafo Huynh Cong "Nick" Ut, da Associated Press e a menina que está nua é Kim Phuc de 9 anos de idade. A fotografia, de 8 de junho de 1972, faz referência a Guerra do Vietnã, quando o regime do Norte (comunista) estava tentando dominar o Sul (capitalista). Houve um bombardeio de Napalm (conjunto de líquidos inflamáveis à base de gasolina gelificada, quando misturados transforma-se em um gel pegajoso e incendiário) na vila de Kim. Na foto a menina tira suas roupas, pois quando o Napalm caia sobre o corpo ele queimava e a menina sentiu necessidade de sua pele resfriar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (285.2 Kb)   docx (184.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com