TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linguistica

Por:   •  30/5/2016  •  Ensaio  •  1.795 Palavras (8 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS

CURSO DE LETRAS

RAYANNA MENDONÇA MARTINS BECKMAN

AS VARIAÇÕES DO LEXEMA MACONHA NA CIDADE DE SÃO LUÍS - MARANHÃO

São Luís

2014

RAYANNA MENDONÇA MARTINS BECKMAN

AS VARIAÇÕES DO LEXEMA  “MACONHA” NA CIDADE DE SÃO LUÍS - MARANHÃO

Projeto piloto apresentado à Graduação de Letras da Universidade Federal do Maranhão para a obtenção da segunda e terceira nota da cadeira de Linguística V.

Orientador (a): Profª. Conceição Ramos.

 

São Luís

2014

SUMÁRIO

1-        INTRODUÇÃO        

2-        JUSTIFICATIVA        

3-        OBJETIVO        

3.1-  Objetivo Geral        

3.2 – Objetivo Específico        

4-        VARIAÇÃO LEXICAL: definição do conceito        

5-        MACONHA: fator histórico e definições        

6-        MACONHA: variantes        

7-        METODOLOGIA        

8-        ANÁLISE DE DADOS        

10-        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

  1. INTRODUÇÃO

Por sofrer transformações devido às influências Socioeconômicas, Culturais e Políticas, a linguagem sofre mudanças constantes na sociedade. Tais mudanças permitem o surgimento de um amplo vocábulo, que serve para designar de diferentes formas uma mesma coisa.

O usuário da língua utiliza o léxico para a formação do seu vocabulário, como forma de expressão no momento da fala para se comunicar. Este pode ser definido como o acervo de palavras de um determinado idioma. Segundo (VILELA, 1997, p.31), o léxico é, numa perspectiva cognitivo – representativa, a codificação da realidade extralinguística interiorizada no saber de uma dada comunidade linguística.

Este projeto piloto tem como objetivo esclarecer sobre algumas variações lexicais utilizadas por usuários e não usuários da maconha para denominá-la. Para isso, foi necessário um estudo desde o histórico da droga, até a transação final, o consumidor e não consumidor.

  1. JUSTIFICATIVA

 É fato que a Maconha é uma substância que vem causando bastante polêmica na sociedade. Por isso, existe uma forte influência do seu léxico na fala das pessoas. Sendo assim, é irrelevante que se mostre as diversas possibilidades de denominação da maconha para ampliar o universo linguístico e inserir os indivíduos na real compreensão do seu impacto social. De acordo com Mário Vilela, “o léxico é a parte da língua que primeiramente configura a realidade linguística e arquiva o saber linguístico duma comunidade” (1994 : 6). O léxico abrange o saber linguístico partilhado pelos falantes e existe na sua totalidade no grupo da comunidade linguística em causa. Por isso, tudo o que faz parte das vidas dos seres humanos tem um nome, nome esse que é parte integrante do léxico. Espera-se que o projeto seja de importante contribuição no que tange a compreensão de tais expressões que são muito utilizadas para abordar um assunto tão falado no momento, “a legalização da maconha”.  O foco da nossa pesquisa é a população Ludoviscense.

 

  1. OBJETIVO

3.1-  Objetivo Geral

Analisar algumas variações lexicais da palavra Maconha utilizadas pelos Ludovicenses.

3.2 – Objetivo Específico

- Identificar a estrutura lexical da palavra Maconha;

- Analisar as diferentes denominações da Maconha através da faixa etária e do consumo ou não consumo;

- Analisar o grau de escolaridade dos informantes.

  1. VARIAÇÃO LEXICAL: definição do conceito

Primeiramente, é de grande importância usar um conceito básico do que vem ser léxico para melhor esclarecer as relações que possui com as palavras. Portanto, léxico pode ser:

O léxico pode ser considerado como um conjunto de conhecimentos armazenados na memória social de longo prazo. Associa-se a esse entendimento uma concepção de memória social, construída a partir do funcionamento da língua como instrumento de comunicação entre os membros de variadas formações sociais, culturais e ideológicas que utilizam esse mesmo sistema de formação heterogênea. (HINTZE, 2010, P.49)

Podemos dizer que o léxico surge através da necessidade que o homem tem em denominar aquilo que o rodeia, relevando as impressões de mundo para objetivar suas particularidades, mostrando tudo àquilo que pode influenciá-lo ou que ele mesmo pode influenciar. Na linguagem, o léxico possibilita a transformação da língua, da cultura e da história, relevando novas experiências.

Hábitos que surgem, desaparecem e ressurgem em épocas diferentes ficam testemunhados nas formas neológicas ou arcaicas, nas novas significações que os vocábulos adquirem através dos tempos. “É, com efeito, o léxico que numa língua, reflete mais diretamente as realidades não linguísticas.” (PRETI, 1983, P.59)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (158.9 Kb)   docx (21.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com