TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linguistica

Por:   •  14/9/2015  •  Resenha  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 2

A Linguística é definida como o estudo científico da linguagem humana. E a linguística pode ser dividida em três fases pré-saussureana: Filosófica, Filológica e Histórico-comparativo.

  • A primeira fase é chamada de Filosófica e teve como seu precursor os gregos que tinham a finalidade de realiza-la. Os campos de estudo dessa fase foram a Etimologia, a Semântica, a Retórica, a Morfológica, a Fonológica, a Filológica e a Sintaxe.
  • Por exemplo, no teatro eu estudo para interpretação dos papeis e eu tinha que representar um contador de histórias e tive que estudar mitologia. No estudo da mitologia tudo tem lógica, por exemplo, o Deus da água tem filhos com poderes semelhantes ou complementares assim como os outros Deuses, havendo então uma justificativa lógica e filosófica para isso e é prosseguida através de crenças, porem nada é comprovado cientificamente, não tem interesse no núcleo, mas sim no principal (não interessa a língua por si só).

  • A segunda fase é a Filológica a qual os Alexandrinos destinaram seus estudos para esclarecer textos especificadamente na área gramatical (Morfologia, Sintaxe e Fonética).
  • Um exemplo claro de grande influência da fase filológica na contemporaneidade são a provas para a contratação em empregos, os candidatos precisam fazer na maioria das vezes uma redação, que é a prova escrita a qual é o pré-requisito principal para entrar na empresa e somente após esta é feita a prova oral (a fala).

  • A terceira fase é a histórico-comparativa a qual os estudos foram focados em compreender “como as línguas evoluem, e não como funcionam”, e dentro desse estudo criaram-se dois princípios de pensamento: a naturalista que destinava se a história interna da língua e a culturalista destinava se com estudos externos da língua (histórico-culturais).
  • Por exemplo, quando uma pessoa quer a prender outro idioma ela estuda a língua interna e externa, especificando o quando uma pessoa decide aprender a língua indígena como o tupi guarani, a pessoa tem que se dedicar a isso através de muita observação nos nativos, convivências com eles, vivencia e comparações com sua língua materna até que se chegue ao seu significado real.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (114.7 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com