TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Literatura

Tese: Literatura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2014  •  Tese  •  1.337 Palavras (6 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 6

LITERATURA

O QUE É LITERATURA?

Literatura é uma arte, assim como a Música, a Pintura, a Dança etc. Literatura é um instrumento de comunicação, pois transmite os conhecimentos e a cultura de uma comunidade. As obras literárias nos ajudam a compreender sobre nós mesmos e sobre as mudanças do comportamento do homem ao longo dos séculos; e, a partir dos exemplos, ajudam-nos a refletir sobre nós mesmos. A Literatura tem como principal objetivo fazer com que aprendamos a questionar, conhecer e refletir sobre as riquezas de conhecimentos e sentimentos inseridos em um livro.

O TEXTO LITERÁRIO

As obras literárias são divididas em escolas literárias ou movimentos literários, pois cada obra apresenta um estilo de época, ou seja, um conjunto de características na obra de escritores e poetas que viveram em um mesmo momento.

O texto literário apresenta:

- Ficcionalidade: os textos não fazem, necessariamente, parte da realidade.

- Função Estética: o artista procura representar a realidade a partir da sua visão.

- Plurissignificação: as palavras assumem diferentes significados nos textos literários.

- Subjetividade: expressão pessoal do autor de experiências, emoções e sentimentos.

ESCOLAS OU MOVIMENTOS LITERÁRIOS

Os movimentos literários são:

- Trovadorismo

- Humanismo

- Classicismo

- Barroco

- Arcadismo

- Romantismo

- Realismo / Naturalismo / Parnasianismo

- Simbolismo

- Pré-Modernismo

- Modernismo

- Pós-Modernismo

POESIA

Poesia é a mais antiga das formas literárias, e consiste no arranjo harmônico das palavras. A poesia é a manifestação em verso do pensamento humano. Verso é cada uma das linhas de uma estrofe. E pode se constituir de apenas uma palavra ou de um monossílabo. Existem versos de duas, três, quatro, etc. palavras ou sílabas. Estrofe é um conjunto de versos. Pode ser de um, dois, três, até dez versos. Mais de dez é uma estrofe irregular. Toda poesia apresenta um eu-lírico: aquele que narra o texto. O eu-lírico é o euque fala na poesia.

POESIA LÍRICA

Na Poesia Lírica, o poeta fala diretamente ao leitor, representando seus sentimentos, seus estados de espírito e suas percepções de mundo. A maioria da poesia lírica é feita em rimas, embora existam exceções.

RITMO / RIMA / METRO

Ritmo é a cadência do verso.

Rima é a concordância fonética ou sonora entre um verso e outro.

Metro é a medida do verso, feita através da contagem das sílabas.

SÍLABA POÉTICA

Sílaba Poética não é o mesmo que a sílaba gramatical. Uma sílaba poética pode englobar mais de uma sílaba gramatical. Conforme o número de sílabas poéticas que contêm, os versos podem ser monossilábicos, dissílabos, trissílabos, quadrissílabo, pentassílabo, hexassilabo, heptassílabo, etc., até o de doze sílabas denominadododecassílabo ou alexandrino.

Modernamente, temos o verso livre e o verso branco. Verso Livre é aquele que não obedece ao metro e contém o número de sílabas que o autor quiser. Verso Branco é aquele que não apresenta rima.

FICÇÃO

Ficção é uma narrativa imaginária, irreal. Obras ficcionais podem ser baseadas em fatos reais, mas sempre contêm algum conteúdo imaginário.

LINGUAGEM COMUM

Linguagem Comum é aquela que usamos no nosso cotidiano, que tem compromisso com a realidade. Exemplo de linguagem comum são os textos jornalísticos.

LINGUAGEM POÉTICA

Linguagem Poética é aquela que não tem compromisso com a realidade. O poeta expressa a saudade da infância, o amor pela pessoa amada, a revolta com o mundo. Ele enche o texto de emoção, nostalgia, alegria, horror ou o que mais ele sentir. O objetivo é transmitir ao leitor seu estado de espírito. A linguagem poética se utiliza mais da conotação(quando a palavra é utilizada com um sentido diferente daquele que lhe é comum) do que dadenotação (quando a palavra é utilizada com seu sentido comum, o sentido que aparece no dicionário).

TROVADORISMO

O Trovadorismo foi o primeiro movimento literário da língua portuguesa e teve como principal manifestação literária as cantigas. Todos os literários dessa época que participavam do movimento eram chamados de trovadores e nas suas primeiras obras eles faziam versos acompanhados de instrumentos musicais. No inicio, as cantigas eram apenas cantadas, por isso o começo da Literatura é considerado oral e não escrita. As cantigaseram passadas de pai para filho, pois eram de fácil memorização. Depois de um tempo, ascantigas passaram a ser escritas. O Trovadorismo é conhecido como Literatura da Época Medieval. Não se sabe exatamente em que época o Trovadorismo teve início, mas muitos acreditam que tenha sido em 1189 ou 1198, tendo como primeira obra a Cantiga da Ribeirinha,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com