TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Literatura Contemporânea

Dissertações: Literatura Contemporânea. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2014  •  1.592 Palavras (7 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 7

Literatura Contemporânea

Contexto histórico

Nas últimas décadas, a cultura brasileira vivenciou um período de acentuado desenvolvimento tecnológico e industrial; entretanto, neste período ocorreram diversas crises no campo político e social.

Os anos 60 (época do governo democrático-populista de J.K.) foram repletos de uma verdadeira euforia política e econômica, com amplos reflexos culturais: Bossa Nova, Cinema Novo, teatro de Arena, as Vanguardas, e a Televisão.

A crise desencadeada pela renúncia do presidente Jânio Quadros e o golpe militar que derrubou João Goulart colocaram fim nessa euforia, estabelecendo um clima de censura e medo no país (promulgação do AI-5; fechamento do Congresso; jornais censurados, revistas, filmes, músicas; perseguição e exílio de intelectuais, artistas e políticos). A cultura usou disfarces ou recuou.

A conquista do tricampeonato mundial de futebol em 1970, foi capitalizada pelo regime militar e uma onda de nacionalismo ufanista espalhou-se por todo o país, alienando as mentes e adormecendo a consciência da maioria da população por um bom período de tempo: "Brasil - ame-o ou deixe-o", a cultura marginalizou-se.

Em 1979, um dos primeiros atos do presidente Figueiredo foi sancionar a lei da anistia, permitindo a volta dos exilados. Esse ato presidencial fez o otimismo e esperança renascerem naqueles que discordavam da política praticada pelos militares daquele período.

Na década de 80 inicia-se uma mobilização popular pela volta das eleições diretas, que só veio a concretizar-se em 89, com a posse de Fernando Collor de Mello, cassado em 1991.

Características do Período:

a) Ludismo na criação da obra, desembocando frequentemente na paródia ou pastiche. Ex: as sucessivas imitações do famoso poema de Gonçalves Dias, "Canção do Exílio" ("Minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá...").

b) Intertextualidade, característica da qual os textos de Drummond como "A um bruxo com amor" (retomando M. de Assis); "Todo Mundo e Ninguém" (retomando o auto da Lusitânia, de Gil Vicente) são belos exemplos.

c) Fragmentação textual: "associação de fragmentos de textos colocados em sequência, sem qualquer relacionamento explícito entre a significação de ambos", como em uma montagem cinematográfica.

Principais Autores e Suas Obras contemporâneas:

-ARIANO SUASSUNA (1927)

Vida: Ariano Suassuna nasceu na então cidade de Nossa Senhora das Neves - hoje João Pessoa, capital da Paraíba. Logo em seguida, tendo seu pai, João Suassuna, deixado o governo do estado, Ariano acompanha a família de volta para a região do alto sertão paraibano, onde a mesma tinha várias fazendas. Assassinado o pai, a família deixa a região, mudando-se para a cidade de Taperoá, no chamado sertão seco, onde o futuro dramaturgo e romancista faz seus estudos primários. Em 1938 há nova mudança, desta vez para Recife, onde cursa o ginásio, estudando também música e pintura. Em 1946 entra para a Faculdade de Direito, ligando-se ao círculo de poetas, escritores e artistas da capital pernambucana e interessando-se cada vez mais pelo romanceiro popular nordestino e pelo teatro. Em 1952 começa a trabalhar em advocacia mas logo abandona a profissão, dedicando-se ao magistério e à atividade de escritor.

Principais Obras: O Castigo da Soberba; O Rico Avarento; Auto da Compadecida; O Santo e a Porca; A Pena e a Lei.

JOSÉ CÂNDIDO DE CARVALHO (1914-1989)

Vida: José Cândido de Carvalho nasceu em Campos dos Goitacazes, estado do Rio de Janeiro, filho de lavradores emigrados do norte de Portugal, que aqui no Brasil se dedicaram ao pequeno comércio. Transferindo-se muito jovem com a família para o Rio de Janeiro, ali iniciou sua carreira de jornalista no final da década de 1920.

Principais Obras: Olha para o céu, O coronel e o lobisomem.

Raquel de Queiroz (1910-2003)

Escritora brasileira nascida em Fortaleza, no Ceará, que conseguiu ser a primeira mulher a entrar na Academia Brasileira de Letras. Graduou-se na escola normal e começou a trabalhar em jornais, escrevendo poemas e crônicas. Um dos seus livros mais famosos foi lançado quando ela tinha apenas 20 anos: “O Quinze”. Nele, a autora retratava a luta dos nordestinos contra as mazelas da fome e da seca. Já em 1932, ela lançou o livro “João Miguel”.

Participou do Partido Comunista, onde militava em reuniões e foi presa em 1937, acusada de ser comunista. Recebeu diversos prêmios de literatura e ainda escreveu os livros “O Galo de Ouro (1950) e “Caminhos de Pedras” (1937). Escreveu, ainda, a obra “Memorial de Maria Moura”, que foi adaptada para a televisão. Faleceu em 2003, em decorrência de doenças cardiovasculares.

Principais Obras: O Quinze,Dora, Doralina,O Galo de Ouro ,Memorial de Maria Moura,Nosso Ceará, O Menino Mágico .

Jorge Amado (1912-2001)

Jorge Amado nasceu na cidade de Itabuna, na Bahia e ainda criança, foi para a cidade de Ilhéus, onde aprendeu a ler e escrever. Posteriormente, passou a morar em Salvador, onde trabalhou em jornais como repórter. Sua primeira novela se chamava “Lenita”, lançada em 1930. Os primeiros romances viriam logo depois, com “O País do Carnaval (1931) e “Cacau” (1933).

Formou-se na Faculdade de Direito do Rio de Janeiro; porém, nunca exerceu a profissão em que se formou. Durante o governo de Getúlio Vargas, o escritor viajou por vários países. Lançou ainda os livros “Capitães de Areia”, “Mar Morto”, “São Jorge de Ilhéus”, “Terra do Sem-Fim” e “Jubiabá”. Quando retornou ao Brasil, trabalhou em jornais nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Casou-se com a também escritora Zélia Gattai.

Trabalhou como Deputado Federal e lançou ainda, os livros “Os Subterrâneos da Liberdade” e “Gabriela, Cravo e Canela”. Durante os anos 60, lançou sucessos como “ A Morte e a Morte de Quincas Berro d'Água” e “Dona Flor e seus Dois Maridos”. Já na década seguinte, dentre os livros lançados, estão “Tieta do Agreste” e “Teresa Batista cansada de guerra”. Diversas obras suas foram traduzidas para diversos idiomas e adaptadas para a televisão em filmes, minisséries e telenovelas. Era membro da Academia Brasileira de Letras e faleceu em 2001, na cidade de Salvador.

Principais Obras: -Suor ,Seara Vermelho ,Os Subterrâneos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com