TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Literatura -Ligeia

Trabalho Escolar: Literatura -Ligeia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  719 Palavras (3 Páginas)  •  1.023 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Metodista de Piracicaba

Curso de Letras/inglês-Licenciatura

ANÁLISE ESTRUTURAL DO CONTO LIGÉIA, DE EDGAR ALLAN POE.

1. Introdução

Analise estrutural do conto ‘’Ligéia’’, de Edgar Allan Poe, que é um dos maiores escritores que já existiu, Poe escreveu muitas historias de suspense e terror, em seus textos Poe confunde muito seus leitores. O intuito é apresentar o texto com os seus possíveis sentidos que não são vistos pelos leitores.

O conto retrata a vida conjunta de Ligeia e o autor que não se apresenta, para o autor, que é quem narra tudo que acontece na historia, Ligeia é mais bonita e inteligente das mulheres, ele tem uma admiração incomum por ela. Mas Ligeia adoece e morre subitamente então o autor conhece outra mulher a Lady Rowena,a qual parece não ser apaixonada por ele,os dois passam a viver em um quarto de aparência extremamente mística.

2. Objetivo

O objetivo de trabalho é apresentar a analise do conto’’ Ligeia’’, de um dos maiores escritores românticos e místicos que já existiu Edgar Allan Poe,com base em Roland Barthes, mostrando assim toda a teoria que foi estudada em sala de aula na matéria de Teoria Literária, no 3º semestre do curso de letras- Licenciatura em inglês, na qual teve como objetivo apurar a visão critica do aluno.

3. Desenvolvimento

O modelo de analise de Roland Barthes tem como objetivo encontrar na narrativa as catalises, que são as pausas e as cardinais que são as ações importantes que ajudam a desenrolar o texto, essas são chamadas ações distribucionais. Existem também as ações integrativas que são os indícios e os informantes, portanto trabalharemos com todos esses ao desenrolar do conto.

Um único texto possui varias meios de ser interpretado, então por este mesmo motivo aparecem varias duvidas ao decorrer, uma delas é:

Será que Ligeia realmente existe?

Ao decorrer do texto existem muito indícios de que Ligeia é apenas fruto da imaginação do autor, muitos desses indícios serão descritos aqui. O poeta faz uso de certa ironia para escrever de forma fictícia a existência da mulher. Também toma como base o poema ‘’o corvo’’.

Fazemos então a divisão do texto em 5 sequencias, 19 catálises , 24 funções cardinais,23 informantes e 44 indícios.

Começando pelas sequencias do texto, em todas as sequencias os fatos acontecem rapidamente, não dando tempo para o leitor se sintonizar.

S1- ‘’Fora uma travessa injunção de Ligéia ou uma prova da força de meu afeto que me levara a não indagar esse ponto? [...] É, na verdade, se jamais o espirito de Romance, se jamais a Ashtophet de assas tenebrosas ,do Egito idolatra ,preside, como dizem aos casamentos de mau agouro, então com a mais certeza presidira o meu’’. Ele ama sua esposa e diz não lembrar o porquê não conhecia a família da moça mesmo a amando muito ele entra em contradição dizendo que talvez seu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com