TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Literaturas de Língua inglesa Atividade Prática Supervisionada (ATPS)

Por:   •  12/5/2016  •  Resenha  •  4.761 Palavras (20 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 20

FACULDADE ANHAGUERA UNIDERP

CURSO DE LETRAS

Literaturas de Língua inglesa

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Literaturas de Língua Inglesa”, sob orientação:

Profª. : GLAUCE SOARES CASEMIRO

Profª. tutora presencial: SILVIA TREVISANI

CAMPINAS – UNIDADE 4

2015

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE LETRAS

LITERATURAS DE LÍNGUA INGLESA

NEIVALDO DOS SANTOS DA SILVA                RA: 6921413216

RALCIARA SILVA PEQUENO DE MATOS        RA: 6580278432

CAMPINAS – UNIDADE 4

2015

ETAPA 1

O que é Literatura?

“Literatura é “mimese”; é a arte que imita pela palavra.”. (Aristóteles sec.IV, 384 a 322 a.C).

A literatura já é uma dúvida desde muito tempo. Esta questão deu-se início nas primeiras aparições de Romance, quando o pensador Aristóteles elabora um estudo em que toma por base a poesia (literatura da época), concluindo o que a diferenciava da prosa era a “qualidade universal que a imitação permite.”. Com isso ele queria dizer que o Romance imitava a realidade, pois para o pensador, a literatura está muito próxima do mundo real, cabe a ela denunciar ou mostrar-nos a vida como ela é, porém de um modo um tanto genérico.

Seus conceitos são muito questionados pelos literários da nossa época, uma vez que a literatura sofreu uma grande transformação nos dias de hoje.

Há diversas explicações para “o que é literatura”, ela é vista como uma forma de arte ou de manifestação artística, assim como a dança e a música. Através da arte o artista ou o escritor expressa seus sentimentos e suas opiniões a respeito do mundo de forma que não ofenda e nem fale abertamente o que pensa, mas nunca saindo dos fatos reais.

O que a difere das outras manifestações é a matéria-prima:

 a palavra que transforma a linguagem utilizada e seus meios de expressão

. (Nicols, José)

De acordo com o escrito José de Nicola (1998:24) a função poética da linguagem é o que torna um texto literário, isto sem desprezar a sua composição e o seu conteúdo.

Falando tecnicamente da palavra “literatura”, encontramos no dicionário a seguinte descrição, “Literatura:

sf (lat litteratura)1. Arte de compor escritos, em prosa ou em verso, de acordo com princípios teóricos ou práticos. 2. O exercício dessa arte ou da eloquência e poesia.3. O conjunto das obras literárias de um agregado social, ou em dada linguagem, ou referidas a determinado assunto: Literatura infantil, literatura científica, literatura de propaganda ou publicitária. 4. A história das obras literárias do espírito humano. 5 O conjunto dos homens distintos nas letras. L. amena: literatura recreativa; beletrística. L. de cordel: a de pouco ou nenhum valor literário, como a das brochuras penduradas em cordel nas bancas dos jornaleiros. L. de ficção: o romance e o conto (também se diz simplesmente ficção). L. oral: todas as manifestações culturais (conto, lenda, mito, adivinhações, provérbios, cantos, orações etc.), de fundo literário, transmitidas por processos não gráficos; parte do folclore.

Como vemos no dicionário a literatura é uma arte de escrever em prosa ou verso, mas não é qualquer tipo de texto com essas características que podemos considerar como de caráter literário; no entanto, não há exatamente um critério de avaliação para determinar se ele é ou não literatura.

No âmbito escolar a palavra literatura está relacionada aos autores e suas obras. E vista como uma disciplina ensinada aos alunos do ensino médio, divididas em escolas literárias como trovadorismo, barroco, arcadismo, entre outras.

Originaria da palavra em latim littera (letra), a literatura é um conjunto de habilidades entre o ler e escrever no qual sua principal característica é o uso das palavras de forma correta e dentro dos padrões cultos da língua.

O escritor e pensador Von Goethe criou a expressão "literatura universal" nomeando a reunião das melhores obras literárias de significação que vão além das condições nacionais; e mesmo tendo o conhecimento dessas ilustríssimas obras alguns escritores não acreditam que seja possível fazer uma análise onde se obtenha as formas reais que um texto literário necessita ter.

No entanto, o crítico literário inglês Terry Eagleton em coluna da revista Veja em 2012, fala sobre o seu livro The event of literature (“O evento da literatura”) e afirma que a literatura pode sim ser explicada e para isso basta que levemos em conta as suas cinco características principais, são cinco linhas de força que o escritor considera constitutiva para a literatura e merecem uma porção de “senso comum”, elas são:

A ficcional, a moral, a lingüística, a não-pragmática e a normativa.

A ficcional é representada quando é extraído um fato da realidade e acrescentado à ficção para camuflar a opinião do autor ou relatar o que ele vê e não pode se expressar nitidamente.

A moral se dá ao decorrer do texto ou estória, pois a literatura sempre tem algo novo sobre as manifestações da sociedade a nos ensinar.

A não-pragmática se refere à lógica de que as coisas nem sempre são verdadeiras e que não há soluções imediatas para a problematização.

E a normativa e a lingüística se referem ao vocabulário usado diferenciado, culto ou de cultural de uma determinada sociedade, incluindo a gramática dentro das regras gramaticais da língua dando características a um povo.

A literatura é muito importante para a história, desde conhecimento da nossa língua até os nossos autores, cultura e mesmo para conhecer um pouco das sociedades que vivem de maneira diferente do que nos é permitido e acostumado a viver. Ela nos trás informações de tempos distantes ou atuais mesmo que ela acresça ou disfarce a realidade com uma pitada de fantasia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.3 Kb)   pdf (590.8 Kb)   docx (539 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com