TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Livro QUANDO PAPAI FOI PRA GUERRA

Por:   •  15/10/2015  •  Resenha  •  1.105 Palavras (5 Páginas)  •  1.170 Visualizações

Página 1 de 5

Quando papai foi pra guerra

Ana França Suzuki

CORNÉLIO PROCÓPIO/PR

2015

1. INTRODUÇÃO

2. O livro fala sobre uma menina que conta sua história e que espera a volta de seu pai da guerra

3. DESENVOLVIMENTO

3.1. Personagens Principais : Ana França , Sargento França (pai) e sua mãe .

3.1.1. Características físicas : Ana França era uma menina brincalhona e que amava muito seu pai , Sargento França era um homem sério e bravo .

3.2. Personagens Secundários : Sargentos

3.2.1. Características físicas : Sérios e bravo

3.3. Foco narrativo : 1° pessoa

3.4. Tempo : passado

3.5. Resumo

3.6. A história fala de uma menina chamada Ana França , que conta de sua própria história , a menina fala que seu pai era um sargento que iria guerrear na Segunda Guerra Mundial , ela tinha mais ou menos uns seis anos de idade , morava no Rio de Janeiro e passava suas féria em Taubaté .

3.7. A menina era acostumada escutar o chefe do trem dizendo “ Volta Redonda ... Guaratinguetá ... Pindamonhangaba ! “ Soldados para ela eram homens que se vestiam de verde Olivia e obedeciam uma corneta . Para os soldados , o general tinha a importância da Lua e da estrela d’alva, pai e sua família moravam na Vila Militar , seu pai era o sub.

3.8. A menina era acostumada a andar descalça , diziam que se parece com sua bisavó índia , quando seu pai a via descalça ele a ameaçava dizendo que havia bichinhos invisíveis que iam subir em seus pés , tornando-se magra e amarela como o Jeca Tatu, mas a menina não acreditava no pai justamente por serem invisíveis

3.9. A pequena Ana França tinha um cavalo de madeira , mais que para ela era como se fosse um quase branco , quase campeão , quase igual ao do Zorro , juntos galopavam para o Velho Oeste caçando índios e bandidos .

3.10. Um dia seus pais lhe contaram que iria ter um irmãozinho , mais a menina queria saber como os bebês nasciam , então sua mãe a explicou que o bebê fica dentro da barriga da mãe , e para nascer a parteira faz um corte na barriga e tira o bebê . Já na rua as crianças estavam contendo uma história de um desertor . Um rapaz covarde , que tremia e suava quando ouvia falar em guerra , quando foi no dentista , descobriu que Sofia de um problema na gengiva , então o dentista extraiu-lhe todos os seus dente da boca .

3.11. Todo ano a pequena Ana França ganhava uma boneca de pano , um dia a menina foi na casa do sargento Serafim , e viu que sua filha havia ganhado uma linda boneca de louça , então seu pai aproveitou a oportunidade para dizer que se ele for para a guerra lhe traria uma boneca de louça , de olhos verdes igual aos da mãe , a menina diz então que queria de olhos azuis mais que não queria que o pai fosse para a guerra , disse que preferia pedir uma boneca de louça para o Papai Noel , então ela fez o pai prometer que não iria para a guerra , o pai então falou que não iria , mais se fosse daria este presente a ela .

3.12. Numa manhã a menina acordou sem companhia em casa , quando subiu na janela dos fundos e alongou o olhar avistou sua mãe com um vestido de passeio, no estacionamento de um trem , agitando um lenço branco , neste trem havia uma multidão de soldados e já teve certeza que seu pai estava entre estes soldados .

3.13.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (49.9 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com