TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Livro Vidas Secas

Por:   •  14/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.261 Palavras (6 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

O livro relata a historia de uma família composta por Fabiano (o pai), Sinhá Vitória (a mãe), o menino mais novo e o menino mais velho.

        Cada um da família com seus sonhos e ambições, e todos com sua luta diária para vencer o fracasso de cada dia e sonhar que um dia cedo ou tarde, a vitória vai chegar.


Biografia do Autor

        Graciliano Ramos nasceu no ano de 1892 em Alagoas na cidade de Quebrangulo, seu pai era Sebastião Ramos que foi um negociante e casado com a filha de um criador de gado.

        Em 1899 se mudou para Viçosa e logo depois se mudou para Maceió, suas primeiras experiências como escritor surgiram no periódico Echo Viçosense e no jornal carioca O Malho.

        Aos 18 anos Graciliano vai morar em Palmeira dos Índios onde cuida da casa comercial de seu pai, mas a vida de comerciante não o atrai. No Rio de Janeiro em 1914 começa a trabalhar de revisor no Correio da Manhã.

        Em 1915 casa-se com Maria Augusta de Barros mãe de quatro filhos do autor, mas morre em 1920 devido a complicações no parto.

        No final de 1920 casa-se com Heloísa Leite de Medeiros companheira até sua morte e mãe de mais quatro filhos de Graciliano.

        Torna-se presidente de Palmeira dos Índios, após dois anos renuncia o cargo.         Poucos meses depois é nomeado diretor da Imprensa Oficial de Alagoas, mas pede demissão em Dezembro de 1931.

        Em 1933 é nomeado diretor da Instituição Publica de Alagoas e ao mesmo tempo contratado como reitor do Jornal de Alagoas, em Março de 1936 é preso em Maceió, sem culpa formada, sob alegação de ser comunista.

        Ao completar 50 anos, recebe o premio Felipe de Oliveira pelas suas obras, em 1952 viaja com sua mulher para União Soviética a partir daí sua saúde se agrava em setembro é operado e sem sucesso em janeiro do ano seguinte é internado. Morre no dia 20 de Março pela manhã.

Enredo

        Uma família de retirantes que fogem da seca com intuito de coseguir algo melhor, o chefe da casa é um vaqueiro não tem esperanças e nem objetivos na vida. Sinhá Vitória vem de uma família com condições melhores que a de Fabiano, no entanto não se conforma com a situação em que esta vivendo.

        O menino mais velho sonha de ter amigos o mais novo sonha em ser como o pai, porem nenhum dos dois tem noção da miséria que passam.

        Após caminhar muito a família encontra uma fazenda abandonada, e quando o dono da fazenda retorna se depara com Fabiano e a família e decide contrata-lo para ser vaqueiro.

        Quando Fabiano se embebeda ele conhece um policial que insiste em chama-lo de Soldado Amarelo, que o convida para jogar baralho. O jogo acontece e depois de uma briga com o Soldado Amarelo, Fabiano é levado preso, e na prisão é humilhado e mal tratado.

        Fabiano é solto e volta para fazenda. Sinhá Vitória com toda experiência que tem, desconfia que o patrão esteja pagando Fabiano menos do que deveria. Fabiano insatisfeito com a vida que leva decide confrontar seu patrão, mas é ameaçado a ser despejado da fazenda.

        A seca volta e a família resolve fugir mais uma vez, só que agora tomao um novo rumo e vão em direção ao Sul.

Analise das personagens principais

Fabiano

         O livro descreve Fabiano como um homem impaciente, bruto, de barba ruiva e ignorante quando se trata de estudos, pois o único conhecimento que adquiriu foi trabalhando para sustentar sua família.

        Apesar de suas condições não deixa de ser um homem sonhador, que sonha com um futuro em que os filhos vão brincar pelos celeiros até voltarem sujos para casa, e onde Sinhá Vitória ira vestir vestidos bonito e fará inveja pela vizinhança.

        Fabiano é um homem que não desiste fácil, pois com tudo que já passou ele ainda persiste e la no fundo do seu coração ainda pensa em viajar o mundo, correr por terras e conhecer gente importante.

Sinhá Vitória

         É mulher de Fabiano, vive uma vida sofrida, mãe de dois filhos, lutadora, sonhadora e inconformada com a miséria em que vive sua família, trabalha muito. É a mais inteligente entre todos porque veio de uma família e cultura um pouco mais avançada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (112.2 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com