TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Livro: "este mau pessoas ..."

Seminário: Livro: "este mau pessoas ...". Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  Seminário  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 2

Livro: “DEFICIENTE É... GENTE”

RESUMO

Este livro retrata a história de um casal, Francisco e Maria que se casam e decidem ter um filho. Logo Maria descobre que está grávida de uma menina e decide que irá chamá-la de Juliana.

Assim nasce Juliana uma menina negra que para a surpresa dos pais tem uma doença congênita, onde acaba sendo uma deficiente física. Com o passar do tempo a dificuldade de seus pais, para locomover a filha já que eles não tinham recursos financeiros era imensa, pois eles não tinham condições para comprar uma cadeira de rodas para a filha paraplégica.

Resolveram então sair de porta em porta para pedir ajuda, mas ninguém se interessava pela situação, muitas vezes nem se quer a porta abriam. Até aparecer Luiza uma artista musical que estava observando o desespero de Francisco e Maria que estavam pedindo ajuda, quando Luiza olhou para Juliana decidiu naquele exato momento ajudar, pois o olhar da menina era muito penetrante. Comovida com o desespero dos pais ela resolve ajudar o casal, oferecendo metade do valor da cadeira e o restante o casal parcelaria.

Luiza passou então a visitar Juliana sempre e deu-lhe uma gaita de presente, depois de ver a felicidade da menina de ter ganhado o presente a artista musical decide ajudar Juliana a aprender tocar gaita. Depois de dois anos sua bem feitora decide organizar um recital, onde convidou várias pessoas (preconceituosas, egoístas, descrentes de si e pessoas deficientes). Ali Juliana mostra para todos que um dia fecharam a porta na cara de seus pais na hora de ajudá-la, que apesar de sua situação física o potencial e o talento dela era enorme. E mostrou que deficiente é gente.

RESENHA

• Um basta no preconceito

O livro Deficiente é... gente da autora Nancilia retrata a história de uma menina negra chamada Juliana que nasceu com uma doença congênita, que a deixou uma paraplégica.

Mostra o preconceito não só por ser pobre e negra, mas também por ser portadora de necessidades especiais. Seus pais Francisco e Maria tentam conseguir ajuda, mas apenas uma mulher que se chamava Luiza se sensibilizou ao ver a menina no colo de seus pais e resolve então ajudá-la.

Com o passar do tempo Luiza que era uma artista musical ensinou Juliana a tocar gaita. Sendo assim, a bem feitora resolve marcar um recital, para Juliana se apresentar já que seria uma boa forma de mostrar para todos que não é porque ela tem uma deficiência que ela não poderia ser ninguém e nem ter algum talento. Juliana então conseguiu encantar todos ali presentes com sua apresentação de gaita e quebrar o preconceito das pessoas, pois sua deficiência era apenas um detalhe.

Bibliografia

Silva, Nancilia Pereira. Deficiente é... gente. Miscelânea de escritos brasileiros (inclui mais de um gênero e crônica e literatura infanto- juvenil brasileira) 1992. P.25

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com