TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ludico Jogos E Brincadeiras

Dissertações: Ludico Jogos E Brincadeiras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  726 Palavras (3 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 3

Curso: Pedagogia Disciplinas- Educação Lúdica: Prof.ª Adriana-. Data: 25/09

4º Semestre 2013

Atividade: Levantamento de jogos e brincadeiras de outras culturas Horas Previstas: 5h

Pesquisar sobre jogos, brinquedos e brincadeiras de outras culturas.

Jogos, brinquedos e brincadeiras indígenas.

• Brinquedos - pião, zumbidor, arma de pressão, metralhadora, perna de pau, helicóptero, peteca.

• Brincadeiras - marimbondo, onde está o fogo? Luta na água, brincadeira da mandioca.

• Jogos - Cama de gato, Jogo do Jawari.

Como podemos observar os índios constroem seus próprios brinquedos para brincar, com materiais que encontra na região que habita.

A brincadeira já começa na construção do brinquedo que muitas vezes tem que ir a floresta para buscar o material. Tudo virá brincadeira com os índios, brincam na água, na areia, na mata, com os animais da tribo.

Mas as brincadeiras não terminam quando os índios se tornam adultos, eles continuam brincando, com brinquedos mais perigosos como: flecha e fogo, mas sempre em busca de divertimento e aprendizagem.

Brincadeiras típicas das crianças africanas.

Escravos de Jó

É uma brincadeira de roda guiada por uma cantiga bem conhecida, cuja letra pode mudar de região para região. Para brincar, é preciso no mínimo duas pessoas. Todos têm suas pedrinhas e no começo elas são transferidas entre os participantes, seguindo a seqüência da roda. Depois, quando os versos dizem “Tira, põe, deixa ficar!”, todas seguem a orientação da música. No verso “Guerreiros com guerreiros”, a transferência das pedrinhas é retomada, até chegar ao trecho “zigue, zigue, zá!”, quando os participantes movimentam as pedras que estão em mãos para um lado e para o outro, sem entregá-las a ninguém. O jogador que erra os movimentos é eliminado da brincadeira, até que surja um único vencedor.

Pular corda

Preferida das meninas, tanto na versão tradicional quando nas versões diferenciadas em que a brincadeira é guiada por alguma cantiga. Além de ser divertida para o lazer, é uma atividade excelente para exercitar o coração e a coordenação motora. Pode ser praticada tanto individualmente quanto em grupo, quando duas pessoas seguram as pontas das cordas e movimenta o instrumento para que um ou mais participantes possam pular. Quem esbarrar na corda sai da brincadeira. Ou simplesmente perde, e continua.

Pular elástico

Outra muito apreciada pelas meninas! Para brincar, basta separar pelo menos 2 metros de elástico de roupa e dar um nó. É necessário no mínimo 3 participantes: duas para segurar o elástico e outra para pular. As duas crianças que vão segurar o elástico ficam em pé, frente a frente, e colocam o elástico em volta dos tornozelos para formar um retângulo. Daí, o participante da vez faz uma sequencia de saltos: pula para dentro, sobre e para fora do elástico, tentando completar a tarefa sem tropeçar. O grau de dificuldade aumenta ao longo da disputa:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com