TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

JOGOS E BRINCADEIRAS: UM ESPAÇO PARA O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  10/3/2019  •  Resenha  •  320 Palavras (2 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 2

JOGOS E BRINCADEIRAS: UM ESPAÇO PARA O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

ARRABA, M. F.; FONSECA, J. S. da; LIMA, J. F. de; SILVA, K. C. da; SIMÕES, V. A. P. Jogos e brincadeiras: um espaço para o lúdico na educação infantil. EDUCERE - Revista da Educação, Umuarama, v. 14, n. 2, p. 259-271, jul./dez. 2014.

No início do artigo a autora explora de uma forma detalhada e embasada os benefícios ao corpo e a mente da criança propiciados pelos jogos e brincadeiras.

O objetivo da autora é salientar como as brincadeiras fazem bem a criança, além de ajuda-la a se desenvolver como pessoa, a se expressar e socializar, é uma ótima ferramenta para auxiliar o aprendizado, já que uma ideia pode ser facilmente posta em prática possibilitando o entendimento de alunos com dificuldade, dando visibilidade à conceitos complicados para eles.

Para isso, através da pesquisa busca entender como o lúdico interfere até mesmo em âmbitos culturais e sociais onde a criança está sendo criada e a importância que jogos possuem para o processo de interação e aprendizagem das crianças, das atividades físicas e mentais dentro do ambiente educacional.

Após um breve resumo e introdução, a autora descreve o Lúdico: Os principais conceitos e benefícios, que podem ser compreendidos como prática natural na vida das crianças por fazer parte do seu dia a dia. Na sequência estão: Os Jogos: Conceito e importância, Brinquedos e Brincadeiras: Conceitos e importância, O Lúdico como fator social e cultural e por fim O planejamento didático e lúdico.

Ao final do artigo a autora conclui que o crescente uso e adaptação da brincadeira tem feito a diferença no aprendizado dos alunos e os ajudado a se desenvolver humanamente, professores e demais colaboradores estão cada vez mais buscando desenvolver atividades com a finalidade de promover reações diferenciadas, em que as crianças possam expressar sentimentos e emoções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (30.1 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com