TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELO PARA O TRABALHO REFLEXIVO

Por:   •  1/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  976 Palavras (4 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 4

Gustavo Junior dos Santos

Abordagens de ensino: analisando á prátrica em sala de aula: ensino privado

UNEMAT

Sinop-MT, 2017

Gustavo Junior dos Santos

Abordagens de ensino: Analisando á prátrica em sala de aula: Ensino privado

Estudo apresentado na disciplina de Linguística Aplicada ao Ensino de Lingua Estrangeira, ministrada pela Profa, Dra. Olandina Della Justina e desenvolvida no Curso de Letras da UNEMAT, Campus Universitário de Sinop em 2016/02, constituindo-se como avaliação parcial.

INTRODUÇÃO

As abordagens e os métodos utilizados pelos professores de língua estrangeira, são cruciais para que o aluno tenha um aprendizado pleno e um bom entendimento de uma segunda língua. Se atentando a este ponto, o trabalho possuiu o propósito de identificar quais as abordagens usadas pelo docente em uma aula de língua inglesa numa turma de aproximadamente 30 alunos.

O discurso da dificuldade do aprendizado de uma segunda língua é frequente pelos jovens e adultos, os motivos na maioria das vezes é a forma de como essa língua é ensinada. Em uma escola de idiomas os resultados são obtidos sem maior dificuldade, pelo fato de que os professores só se comunicam em inglês com o aluno, proporcionando um foco maior na língua que se deseja aprender. Nas escolas publicas e privadas não se tem essa exclusividade da língua e o acompanhamento dos professores é menor pelo tempo que dura uma aula, que é aproximadamente de cinquenta minutos cada aula, enquanto em uma escola de idiomas são duas horas por dia. este é o objeto de estudo deste trabalho, analisar o método e abordagem que o professor se utiliza para ensinar uma segunda língua no caso o inglês, em uma instituição de ensino privado.

A observação teve início em uma escola de ensino privado com a turma do terceiro ano do ensino médio, onde foi  analisado de que forma o professor daria início a aula, e  qual método ele usou, e que tipo de abordagem ele teria que se amparar para uma maior proximidade da L2 com os alunos.

Observando as abordagens

        

A técnica AGT (abordagem da gramática e da tradução) é muito explorada nas aulas de aquisição de uma L2. Essa técnica pode ser identificada na aula assistida, a professora levou para sua aula vídeos onde havia diálogos, primeiro em português e logo em seguida traduzido para o inglês, ela mostrava o vídeo para os alunos e pedia para que eles repetissem algumas palavras nele contido, logo depois a docente explicava qual o sentido dessas palavras em português; segundo Leffa a abordagem AGT “consiste no ensino da segunda pela primeira. Toda a informação necessária para construir uma frase, entender um texto ou apreciar um autor é dada através de explicações na língua materna do aluno.”

Como a escola observada era do ensino privado de educação, onde os alunos possuíam uma disposição financeira maior do que em outras escolas, eles estudavam no período da manhã e faziam curso de língua inglesa no período seguinte, notava –se que os alunos entendiam muito bem o conteúdo, tinham um vocabulário que se equiparava ao da professora. Mas isso não era um problema as aulas fluíam melhor, a educadora logo após os vídeos passou atividades para a turma, e ia de mesa em mesa auxiliando os alunos naquilo que eles precisarem.

“a abordagem comunicativa defende a aprendizagem centrada no aluno não só em termos de conteúdo mas também de técnicas usadas em sala de aula. O professor deixa de exercer seu papel de autoridade, de distribuidor de conhecimentos, para assumir o papel de orientador. ( Leffa)”

Como pode ser lido do fragmento sobre a abordagem comunicativa, podemos observar este método a aula assistida, a professora orientava os alunos como deveria ser feito, se existia dúvida sobre alguma palavra explicava pacientemente. Esta foi outra abordagem identifica nesta aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (75.5 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com