TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MONTEIRO LOBATO: A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

Por:   •  1/6/2019  •  Projeto de pesquisa  •  3.082 Palavras (13 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI – URCA

UNIDADE DESCENTRALIZADA DE CAMPOS SALES – UDCS                   

PRÓ-REITORIA DE ENSINO E GRADUAÇÃO – PROGRAD

CURSO LICENCIATURA PLENA EM LETRAS

MONTEIRO LOBATO: A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

ERISMAR PEREIRA DA SILVA

CAMPOS SALES – CE

2018

ERISMAR PEREIRA DA SILVA

MONTEIRO LOBATO: A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

Projeto de pesquisa apresentado a Universidade Regional do Cariri – URCA como requisito parcial para aprovação na Disciplina de Laboratório de Leitura e Produção Textual II.

CAMPOS SALES – CE

2018


                                                                         

1. INTRODUÇÃO

Tendo como principal objetivo, esse projeto aborda o interesse da criança em estudar literatura a partir dos primeiros anos inicias em sala de aula, visto que é nesse momento, nessa faixa etária, em que as crianças encontram-se na fase do imaginário, elas estão aptas às descobertas onde elas pensam que a imitação representa a realidade. Ou seja, elas vivem num mundo imaginário e, que podem fazer o que bem quiser. Pois é nesta fase da vida que as crianças apresentam uma capacidade incrível de concentração psicomotora, fixam como ouvintes com grande facilidade, e conquistam sua própria linguagem.

Nos dias atuais onde vivenciemos a era digital, em que as crianças estão muito desligadas dos livros, e adentram cada vez mais nesse mundo digital, tornando se difícil reintroduzir a criança no mundo dos contos, da literatura infantil. É difícil não nos relembrarmos das histórias contadas pelos nossos antepassados, contadas nos fins de tardes ou à noitinha nas calçadas, alpendres ou na sala de casa, ou daqueles clássicos inesquecíveis que tanto nos encantavam e encantam... E, por que não falarmos das aventuras vividas pelos personagens (Emília, Narizinho e Pedrinho) do Sítio do Pica-Pau Amarelo?  

Essa obra, bastante importante ainda hoje continua a nos encantar e despertar grandes emoções não só ao público infantil, mas também no público adulto. Ler ou ver através de vídeos faz com que viajemos junto com essa turminha. Quem dos meninos não gostaria de vivenciar as aventuras de Pedrinho? Ou de Narizinho no Reino das Águas claras, ou até mesmo a Emília usando seu “faz de conta”. Além das incríveis viagens usando o pó-de-pirlimpimpim e não se esquecendo do sábio Visconde de Sabugosa.

  1. PROBLEMA

De que forma as obras de Monteiro Lobato ajuda no desenvolvimento da criança?

1.2 HIPOTESE

A criança que houve histórias desde cedo, que tem contato direto com livros e que seja estimulada, terá sem dúvida nenhuma um desenvolvimento favorável ao seu vocabulário, bem mais desenvolvido, bem como a prontidão para a leitura. Isso também irá ajudar a formular palavras e criar, ou seja, reinventar suas próprias histórias. Ou seja, ajudará a criança no despertar da ludicidade, da construção de um perfil atento às emoções humanas, o viver e o discernir situações existenciais dentre outros aspectos, além de desenvolver seu psicomotor. Faria (2004) frisa esses pontos por meios de frases bem significativas, que entrelaçam elementos do universo literário infantil com a vida e a formação da sensibilidade de leitor:

Quem já não se imaginou calçando um sapatinho de cristal e levando doces à casa da vovó? Quem um dia não viu o patinho feio e o achou belo? Quem não quis nunca casar com uma princesa ou ser beijada por um príncipe? Muitos de nós fomos conversar com Pedrinho e Narizinho lá no Sítio do Pica-Pau Amarelo e até concordaram com várias ideias brilhantes da boneca Emília, sempre refletindo e falando aquilo que lhe é conveniente. Vivemos muitos momentos mágicos ao ler uma história! (FARIA, 2004, p. 14).

Ao ler para uma criança, ou até mesmo fazer a própria leituras, desperta seu imaginário. Ler obras de Monteiro lobato para crianças, elas viajam junto, ou seja, elas precisam, criam na mente a sua versão, do Sítio do Pica Amarelo, onde acontecem as diversas façanhas dos personagens: Emília, Narizinho e Pedrinho, fazer viagens no tempo no espaço e ver personagens do folclore brasileiro como, por exemplo, o Saci, a Cuca e a Iara, além de outros incríveis personagens de nosso folclore brasileiro.

O objetivo em iniciar a prática de leitura nos primeiros anos de escola, a partir de contação de história, logo após o processo de alfabetização, participando de círculos de leituras e demais métodos. É através de projetos de leitura que mobilizamos, incentivamos e estimulamos a oportunidade de elas terem o contato com diversos autores como Lobato, Ziraldo, Ana Maria Machado, para que as crianças se apaixonem pelas letras e queiram sempre ter um livro embaixo do braço, seja ele em papel ou como que vivenciamos e presenciemos bastante hoje em dia o digital. 

2. OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

  • Analisar se realmente as crianças ampliam seu vocabulário através da leitura das obras de Monteiro Lobato.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Diferenciar realidade e fantasia;
  • Apreciar o prazer pela leitura;
  • Construir juntamente com as crianças as ideias e pensamentos;
  • Verificar o nível do vocabulário;
  • Estimar a criatividade das crianças através das leituras dos contos clássicos.

4. JUSTIFICATIVA

Reconhecer a importância da literatura infantil e incentivar, na criança o hábito da leitura a partir das obras de Monteiro Lobato. Verificar a contribuição da mesma para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança desde os primeiros anos iniciais na sala de aula. Sendo assim desperta na criança o interesse, uma curiosidade em ouvir as histórias. Faz também com que a mesma cresça com uma visão diferente, quando é bem transmitida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)   pdf (192.3 Kb)   docx (24.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com