TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Literatura Infantil De Monteiro Lobato: Contribuindo Para O Processo De Alfabetização E Letramento

Artigo: Literatura Infantil De Monteiro Lobato: Contribuindo Para O Processo De Alfabetização E Letramento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  875 Visualizações

Página 1 de 2

JUSTIFICATIVA:

Durante um período de quase três semanas, totalizando cinco intervenções, estivemos no campo de estágio, no colégio Berço de Belém, uma escola de ensino privado e de caráter religioso. Este que por sua vez vem com o intuito de nos proporcionar um contato maior com a docência, com a organização pedagógica da instituição e as práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula, além de nos preparar e servir de instrumento facilitador para a inserção nesse universo escolar.

No decorrer de nosso contato e período de observação, detectamos algumas situações que nos levaram a escolher um tema para ser abordado nesse projeto de intervenção em sala de aula. De modo geral, assim como a maioria das escolas de ensino particular, as deficiências são mínimas, quase que inexistentes, principalmente se comparadas as escolas de ensino público com diversas carências em vários setores. Todavia, cientes da importância e relevância de determinadas atividades para as crianças, decidimos desenvolver uma atividade voltada para o letramento das crianças, de acordo com o projeto da escola, unindo tanto a literatura infantil quanto a alfabetização das mesmas.

Produzir bons leitores é o grande desafio da escola, visto que muitos dos nossos alunos chegam ao final do Ensino Fundamental sem o domínio necessário dessa habilidade, considerada essencial para o bom desempenho do aluno. Este resultado insatisfatório do domínio da leitura pelos alunos se deve muito a concepção predominante de nossas escolas nos dias atuais, pois a maneira como o educador compreende ao to de ler, determina o ato de ensinar, ou seja,, sua modalidade de aprendizagem, determina sua modalidade de ensino. Praticamente todo trabalho de alfabetização em nossas escolas parte do pressuposto de que o importante é ensinar o mecanismo de decodificação, porque depois a compreensão virá automaticamente. Como disse Carvalho (2007, p.62)

O pressuposto está errado. Antes mesmo de ensinar a decodificar as letras e

OBJETIVO GERAL: Promover o interesse do aluno pelas literaturas infantis.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Estimular o desenvolvimento intelectual e o prazer pela leitura

• Despertar o interessa dos sujeitos pelas obras de monteiro lobato

• Estimular o conhecimento através da interdisciplinaridade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com