TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MUDANÇAS NO ENSINO

Casos: MUDANÇAS NO ENSINO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2015  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 2

As mudanças que vêm ocorrendo no Ensino Fundamental exigem uma urgente reorganização da escola de modo que possa suprir as demandas pedagógicas referentes ao desenvolvimento e ao aperfeiçoamento dos professores, dos alunos, das famílias e de todos os envolvidos no processo educativo. A instituição escolar deve possibilitar a integração das pessoas que dela fazem parte,especialmente a aproximação com a comunidade na qual está inserida. Nesse sentido, cabe ressaltar algumas questões, que deverão ser respondidas e postadas por você no Portfólio:

1) Com base no aparato legal para os anos iniciais do Ensino Fundamental, como deve ser organizada a gestão escolar?

R: É fundamental que a ação educativa se baseie em uma orientação teórico – metodológico, que se definam os objetivos de ensino, a organização do trabalho pedagógico, o tipo de abordagem que se quer dar ao conhecimento , considerar a realidade sociocultural dos alunos e do contexto da escola. Deve se também organizar a matriz curricular definida pelos sistemas de ensino, conhecer as diversas expressões da criança, os conteúdos a serem ensinados e aprendidos pelos alunos, enfim, ter relevância da infância nesta etapa de ensino para a criança, buscando sempre a melhor maneira de aprendizagem e desenvolvimento para o aluno, lutar pelo direito da criança na escola e assumir a defesa de uma escola capaz de oferecer educação de qualidade, com organização curricular para a inserção da criança na cultura social.

2) Como possibilitar a integração entre a gestão escolar, a coordenação, o corpo docente, os alunos e as famílias e, assim, construir uma proposta pedagógica condizente com a determinação oficial para os anos iniciais do Ensino Fundamental?

R: Para possibilitar a integração entre escola e família as instituições de ensino precisa garantir aos alunos uma aprendizagem voltada para o exercício ético da democracia e da cidadania. Outro fator importante que contribui para esta integração é a socialização entre profissionais da Educação (professores) e pais e filhos, promovendo reuniões escolares informativas, interativas e dinâmicas com os pais dos alunos, afim de que eles possam dar suas opiniões para o melhoramento da aprendizagem de seus filhos. Enfim a escola precisa ter uma gestão aberta para a sociedade para que juntos possam construir um futuro melhor, para que os alunos possam preservar suas etnias e culturas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com