TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mentes Perigosas

Ensaios: Mentes Perigosas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/12/2014  •  812 Palavras (4 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 4

MENTES PERIGOSAS

RESENHA CRÍTICA

Filme “Mentes perigosas”.

O Filme “Mentes perigosas” inicia com uma ex-soldado da marinha buscando um emprego de professora de literatura inglesa, de nível secundário, em uma escola de periferia. A julgar pela forma como ela rapidamente conseguiu o emprego, pois nem era completamente formada, algo não estava certo, porém, contente com a nova função foi conhecer a turma para qual iria lecionar. Ao entrar na sala de aula, a recem professora se deparou com uma situação que não esperava. Os alunos eram muito indisciplinados de forma que não os conseguia controlar. Após sair aborrecida disse a si mesma que não voltaria a entrar naquela sala e compreendeu o por quê dos outros professores terem desistido. Então, nesse momento, decidiu procurar o outro professor que lecionava na sala de aula ao lado e com quem já havia conversado antes. Ele a encorajou a não desistir e disse que todos os outros professores desistiram daquela turma por falta de criatividade. Dessa forma, ela foi então para casa e refletiu sobre o assunto, estudou, traçou metas, e no outro dia, voltou a sala de aula com uma metodologia nova. Com esse novo método, ela conseguiu conquistar a atenção dos alunos e foi lhes extraindo os conhecimentos a partir da visão de mundo de cada um, ou seja, das experiências já vivenciadas por eles.

Mesmo empregando esses métodos revolucionários, pode-se perceber grandes dificuldades enfrentadas pela professora, até porque, a própria disciplina de literatura é muito complexa para alunos que têm pouca bagagem literária. Isso implica em dizer que a literatura não foi bem aceita pelos alunos, pois, eles em uma das cenas até chegaram a perguntar: “pra que serve isso?”, referindo-se ao poema que ela estava lendo com eles. Ao que ela respondeu: “Isso serve para fortalecer a mente de vocês. Cada poema que interpretarem será um músculo novo que estarão adquirindo”, fazendo uma alusão ao exercício físico que modela o corpo.

Outra dificuldade enfrentada por ela foi com relação aos métodos pedagógicos da escola que se contradisseram com os que ela estava empregando, aponto de ser chamada à atenção pelo diretor e ter que prestar explicações e até mesmo ser advertida. Ele a proibiu de usar métodos próprios e disse que ela deveria observar os métodos da instituição inclusive o material didático. Esse material didático era um livro de literatura, mas que trazia também elementos da gramática, ambas as disciplinas justapostas, portanto, impróprio para o ensino de literatura.

Ainda como se não bastasse os problemas com a com os alunos e com a escola, alguns responsáveis pelos alunos, por ignorância, não aceitavam que seus filhos estudassem os textos literários julgando-os sem importância, como, por exemplo, uma senhora, mãe de dois alunos, os tirou da escola por esse motivo.

Mesmo com essas dificuldades, notou-se que a professora não desistiu. Continuou utilizando seus métodos que alias foram eficazes.

Observando criticamente esse filme nota-se que os métodos utilizados pela professora foram positivos no sentido de terem extraído os conhecimentos dos alunos, os quais, anteriormente não se interessavam pela matéria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com