TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia Cientifica

Monografias: Metodologia Cientifica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  1.212 Palavras (5 Páginas)  •  583 Visualizações

Página 1 de 5

1. Comente sobre a pesquisa no ensino superior.

Resposta: O mercado de trabalho moderno não está interessado somente em teoria, mais também na prática, na produção que um empregado trará. E é durante o ensino superior que teoria e prática andam juntas e dessa forma tornasse urgente a pesquisa, que é orientadora de um aprendizado sistematizado, estímulo à reflexão docente e impulsionadora da colaboração entre os personagens envolvidos no processo ensino aprendizagem como elemento fundamental no ensino superior.

2. Quais são os tipos de pesquisa?

Resposta: Pesquisa Bibliográfica, Pesquisa Documental, Pesquisa de Campo, Estudo de Caso, Pesquisa de Laboratório e Pesquisa Experimental.

3. Qual a importância da leitura para a pesquisa e a busca pelo conhecimento?

Resposta: A Leitura nos favorece a obtenção de informações e nos ajuda a identificar os passos necessários para elaboração de trabalhos e pesquisas.

4. Qual a diferença entre pesquisa qualitativa e pesquisa quantitativa?

Resposta: Pesquisa Quantitativa – utiliza técnicas estatísticas, faz análises e interpretação de dados obtidos mediante pesquisa. E Pesquisa Qualitativa é utilizada para investigar problemas que os procedimentos estatísticos não podem alcançar.

5. A escolha da técnica para pesquisa para um trabalho científico pode ajudar a desenvolver o trabalho? De que forma?

Sim, porque dependendo do trabalho a ser pesquisado e realizado, podemos ver qual a técnica mais favorável para realizá-lo. Exemplo: se for um trabalho acurto prazo, com suas normas técnicas e referências bibliográficas, a técnica recomendada seria a de Utilização de Documentos.

6. Quais as técnicas de coletas de dados? Comente sobre cada uma:

Resposta: Utilização de documentos, Entrevista, Questionários, Formulários, Observação, Sociometria, Histórias de Vida, Testes, Escalas Sociais e Amostragem.

1 - Utilização de documentos - A coleta de dados pode ser através de dados impressos como jornais, revistas, arquivos históricos, livros, diários, dados estatísticos, biografias. As fontes escritas na maioria das vezes são muito ricas e ajudam o pesquisador a não perder tanto tempo na hora da busca de material em campo, sabendo que em algumas circunstâncias só é possível a investigação social através de documentos.

2 – Entrevista - As entrevistas são largamente usadas em pesquisa de mercado, de opinião pública. As entrevistas são que possibilitam a obtenção de dados referentes aos diversos aspectos da vida social; é uma técnica muito eficiente para a coleta de dados em profundidade acerca do comportamento humano; os dados obtidos são suscetíveis de classificação e de quantificação.

3 – Questionários - É o método mais usado em pesquisa qualitativa, principalmente em pesquisas de grande escala, como as que se propõem levantar a opinião política da população ou a preferência do consumidor.

4 – Formulários - Os formulários são um meio-termo entre entrevista e questionário, mas, como no questionário o formulário também é apresentado por escrito, mas é o pesquisador que assinala as respostas dadas oralmente pelo respondente.

5 – Observação - A observação é o instrumento básico de coleta de dados em todas as ciências, sendo importante para a construção de qualquer conhecimento. As modalidades de observação que são empregadas na investigação científica são a observação assistemática, a observação sistemática, a participante, a não-participante, a individual, em equipe, na vida real e em laboratório, que variam de acordo com as circunstâncias.

6 – Sociometria - É uma técnica quantitativa que procura explicar relações pessoais entre indivíduos de um mesmo grupo. Revela a estrutura interna dos grupos, indicando as posições de cada indivíduo em relação aos demais. Permite analisar os grupos, identificar seus líderes, os subgrupos e os desajustados, tem sido utilizada nos mais diversos campos de estudos.

7 - Histórias de Vida - A técnica permite estudar o impacto da interação social sobre as crenças e decisões dos indivíduos. Por exemplo, como as pessoas agem nas organizações e como as rotinas diárias influenciam seu trabalho, assim como o efeito das decisões ao longo do tempo.

8 – Testes - Testes são muito usados nas organizações, especialmente no processo de seleção e na área de desenvolvimento gerencial, quando se deseja medir o potencial dos indivíduos.

Os testes possuem alguns requisitos como a sua validade, a sua precisão e sua padronização. São apresentados de várias formas como, por exemplo, verbais, de lápis e papel, visuais e podem ser feitos individualmente ou coletivamente.

9 - Escalas Sociais - As escalas sociais são criadas para medir a intensidade das opiniões e atitudes da maneira mais objetiva possível. Criar uma escala social é algo muito trabalhoso que requer muito esforço e disciplina para se seguir os passos corretamente, pois, elas podem acarretar alguns problemas tais como: fidedignidade; validade; ponderação dos itens; natureza dos itens; igualdade das unidades; definição de um contínuo entre outras.

As

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com