TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia Do Ensino Da Língua Inglesa

Pesquisas Acadêmicas: Metodologia Do Ensino Da Língua Inglesa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  1.943 Palavras (8 Páginas)  •  614 Visualizações

Página 1 de 8

PLANO DE CURSO

Metodologia do Ensino da Língua Inglesa

NOME DO CURSO:

CONCEPÇÃO

As tecnologias de informação e comunicação – TIC trazem contribuições à produção escrita e à leitura prazerosa apontando novos horizontes para a formação de uma sociedade de leitores e escritores. Por se tratar de uma nova forma de expressão do pensamento e interação, a incorporação desses recursos à educação é objeto de investigação não apenas como um meio para ensinar conteúdos específicos de disciplinas, mas principalmente pelos processos cognitivos, sociais e afetivos que suscitam. Este curso apresenta uma análise da representação do pensamento e da construção do conhecimento por meio do uso do computador nas primeiras iniciativas de inserção do computador à educação brasileira e no momento atual em que as TIC e os ambientes virtuais de colaboração e aprendizagem revelam com maior ênfase a questão da autoria dos sujeitos do conhecimento (educadores e alunos).

OBJETIVOS

GERAL

Capacitar o aluno à compreensão de textos técnicos em inglês habilitando o aluno para execução de traduções de documentação técnica, possibilitando um desempenho ainda mais consistente e uma maior aplicabilidade da Língua Inglesa na vida prática.

ESPECÍFICOS

o Propiciar domínio básico da Língua Inglesa para comunicação escrita;

o Proporcionar leituras de textos técnicos, de revistas e de artigos na Língua Inglesa;

o Exercitar traduções de textos, de documentações e de matérias de revista na Língua Inglesa

o

ÁREA(S) DE CONHECIMENTO DO CURSO

A língua inglesa como ciências humana e social .

PÚBLICO-ALVO

Alunos do 2º ano regular da Escola Martinho Sales Brasil em São Francisco do Conde- Ba.

GRADE CURRICULAR

Ordem Nome da Disciplina Ementa

1 Listening - Compreensão Auditiva Desenvolvimento e aprimoramento da habilidade de ouvir e entender uma variedade de falantes de língua inglesa em diferentes situações, tais como conversas, entrevistas e músicas. Reconhecimento e uso correto de aspectos da pronúncia inglesa, entre eles os sons, as sílabas, a tonicidade e o ritmo.

2 Writing - Escrita em Língua Inglesa Desenvolvimento da habilidade de produzir textos em inglês com correção gramatical e adequação vocabular, com ênfase no estudo de fatores que resultam em coesão e coerência textual e nos mecanismos coordenativos e subordinativos da língua inglesa. Textos dissertativos, argumentativos, descritivos, resenhas e correspondência.

3 Speaking - Conversação em Língua Inglesa Desenvolvimento da habilidade de comunicação oral em inglês, tanto no aspecto de ouvir como no de falar. Exercícios de diálogos espontâneos ou preparados. Exposição oral de episódios ou narrativas. Discussão de temas de interesse social ou de aspecto controvertido. Exercícios de revisão de pontos gramaticais básicos para o correto desempenho da atividade conversacional. Aspectos fonéticos e fonológicos da língua inglesa que conduzam a uma boa pronúncia e facilitem a comunicação oral. Discurso direto e indireto.

4 Reading - Leitura em Língua Inglesa Estratégias de leitura/Leitura em Língua Estrangeira. Leitura como processo inferencial de construção do leitor. Estratégias e níveis de leitura. Noções de lingüística textual aplicadas à leitura. Tipos e gêneros textuais e sua influência na organização textual. Leitura instrumental em língua estrangeira. Funções e técnicas retóricas.

5 Translation -Tradução e versão Tradução de textos escritos em língua inglesa e versão de textos escritos em língua portuguesa. Tradução e versão de textos de periódicos, resumos, cartas formais e informais, manuais, formulários, correspondência eletrônica (e-mails), memorandos, relatórios. Siglas. Expressões consagradas. Expressões idiomáticas.

6 Avaliação da Aprendizagem da língua inglesa A avaliação e sua perspectiva histórica; o impacto social da avaliação: existe efeito retroativo?; Avaliação integrada das habilidades em língua estrangeira; avaliação: dilemas, decisões e abordagens.

Plano de Disciplina (Listening - Compreensão Auditiva)

JUSTIFICATIVA

Aprimorar a habilidade de ouvir e entender uma variedade de falantes de língua inglesa em diferentes situações, tais como conversas, entrevistas e músicas. Reconhecimento e uso correto de aspectos da pronúncia inglesa, entre eles os sons, as sílabas, a tonicidade e o ritmo.

FINALIDADE

Objetivo Geral:

- Levar o aluno a entender a importância de saber a língua da comunidade global, como forma de acesso à formação acadêmica, ao mercado de trabalho e de ter vez e voz política.

Objetivos Específicos:

- Sensibilizar-se em relação à importância da língua estrangeira: o mundo multilíngüe e multicultural em que vive; a compreensão global (oral e escrita); empenho na negociação do significado e não na correção.

METODOLOGIA

Seqüência didática proposta:

- Palestra inicial de abertura do Curso, apresentação de slides, exposição do assunto e debate.

AVALIAÇÃO

Redação de um pequeno texto argumentativo, expressando a opinião a respeito do assunto tratado, com apresentação para os colegas.

REFERÊNCIAS

BIBLIOGRAFIA:

SHÜTZ, Ricardo. Tendências e Propostas para o Ensino da Língua Inglesa. Disponível em: <http://www.sk.com.br/tendencias.ppt> Acesso em: 18 abril 2006

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com