TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia Ensino

Pesquisas Acadêmicas: Metodologia Ensino. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  2.150 Palavras (9 Páginas)  •  1.039 Visualizações

Página 1 de 9

PERGUNTA 1

Dedução é a forma de raciocínio que parte de uma proposição geral para verificar seu valor por meio de dados particulares.

Com relação ao Método Dedutivo, assinale a alternativa INCORRETA.

No raciocínio dedutivo, se todas as premissas são verdadeiras, a conclusão deve ser verdadeira.

No raciocínio dedutivo, toda informação ou conteúdo factual da conclusão já estava, pelo menos implicitamente, nas premissas.

Todo argumento dedutivo não reformula ou enuncia de modo explícito a informação.

A conclusão, no método dedutivo, não diz mais que as premissas; ela tem de ser verdadeira se as premissas o forem.

Todas as alternativas estão incorretas.

0,8 pontos

PERGUNTA 2

Segundo Aglieri (2011, p. 7-8) o Relatório Planeta Vivo (2010) apresenta indícios alarmantes para a continuidade da vida no planeta: “no ano de 2007 a sobrecarga imposta pelas atividades humanas foi 50% maior que a capacidade regenerativa do planeta; em menos de 40 anos a biodiversidade global sofreu uma queda de 30%; 71 países já tem déficit de recursos hídricos que comprometem a saúde dos ecossistemas; e nos últimos 12 anos as emissões de gases de efeito estufa saltaram 35%”.

De acordo com as informações presentes na afirmação é possível afirmar:

I A afirmação comporta uma citação indireta extraída do Relatório Planeta Vivo (2010), pois a indicação da página encontra-se associada ao nome de Aglieri.

II A afirmação comporta uma citação direta do Relatório Planeta Vivo publicado em 2010.

III A análise do Relatório Planeta Vivo (2010) foi realizada por Aglieri (2011).

IV Na lista de referências bibliográficas deve ser inserida tanto a referência completa do estudo de Aglieri (2011), quanto a referência completa do Relatório Planeta Vivo (2010).

V Como a lista das referências bibliográficas constitui elemento opcional do relatório da pesquisa não será necessária a realização da referência completa do estudo de Aglieri (2011) ou do Relatório Planeta Vivo (2010).

As alternativas I, III e IV estão corretas.

As alternativas I e III estão corretas.

Todas as alternativas estão corretas.

As alternativas II e V estão corretas.

As alternativas I, II, III e V estão corretas.

0,8 pontos

PERGUNTA 3

Leia o texto abaixo e assinale a alternativa correta:

Relação entre sociedade e ambiente é tema da FAPESP Week Munich

Karina Toledo

O acesso à energia barata é considerado um dos fatores essenciais para a industrialização de um país e para sua transição para a sociedade da informação e, por esse motivo, nações em desenvolvimento têm lutado para ampliar seu direito de emitir gases de efeito estufa, apesar das evidências crescentes do impacto negativo dessa decisão no clima global.

Um exemplo dessa realidade é o investimento que tem sido feito na exploração de petróleo da camada pré-sal no Brasil e de gás de xisto na Argentina.

Mas, na opinião do professor Ricardo Abramovay [...] essa postura precisa mudar, pois todos os aparatos relacionados à produção de combustíveis fósseis tendem a criar um caminho de dependência para as sociedades.

"Uma sociedade dependente de petróleo tende a ser uma sociedade em que carros movidos por combustão interna são muito importantes e este não é um caminho inovador [...] Nosso principal objetivo não deveria ser aumentar o direito de ocupar o espaço de carbono e sim promover a cooperação internacional para compartilhar conhecimentos relacionados à inovação energética e tecnologias que permitam descentralizar a produção de energia. Esse conhecimento é um bem comum da espécie humana."

Segundo Abramovay, o custo da produção de petróleo tem aumentado nos últimos anos, enquanto o de energias renováveis, como a eólica e a solar, tem diminuído.

"Essa queda é resultado muito mais do avanço tecnológico do que de políticas de subsídios. As energias renováveis são drivers para inovação e geração de patentes", afirmou.

Referência

TOLEDO, Karina. Relação entre sociedade e ambiente é tema da FAPESP Week Munich. Agência FAPESP. Disponível em <http://agencia.fapesp.br/relacao_entre_sociedade_e_ambiente_e_tema_da_fapesp_week_munich/20054/> acessado em 20/10/2014.

O recurso [...] é indicativo de que não ocorreu a transcrição integral do texto, ou seja, houve a eliminação de uma parte do texto.

A referência bibliográfica contempla os elementos essenciais - autor, título do artigo, nome do periódico, endereço eletrônico e data de acesso.

O texto comporta uma citação direta longa de Ricardo Abramovay, indicada pela presença de aspas. A transcrição correta, no entanto, deveria eliminar as aspas, respeitar recuo esquerdo de 4cm, espaço simples e fonte de tamanho inferior ao adotado no documento.

Karina Toledo realiza uma citação indireta de Ricardo Abramovay, quando comenta a sua opinião sobre a dependência da sociedade aos combustíveis fósseis no terceiro parágrafo.

Karina Toledo realiza uma citação direta curta de Ricardo Abramovay, indicada pela presença de aspas. Nesse caso a transcrição está correta, pois encontra-se indicada pelas aspas, preserva a mesma formatação adotada em todo o texto, ou seja, não introduz recuo esquerdo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com