TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia cientifica ao alcance de todos

Por:   •  13/6/2015  •  Dissertação  •  1.861 Palavras (8 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 8

FONSECA, Luiz Almir Menezes. Metodologia cientifica ao alcance de todos. 3. ed. Manaus: editora valer, 2008.

RESUMO DESCRITIVO

CAPÍTULO VII

   A PESQUISA

Pesquisa pode ser entendida como um conjunto de atividades, cuja finalidade é descobrir novos conhecimentos. No caso específico de pesquisa científica, o mesmo autor revela que o seu conceito é a investigação feita com a finalidade de obter conhecimento específico e estruturado a respeito de determinado assunto, é um processo reflexivo, sistemático, controlado e crítico que leva a descobrir novos fatos. A pesquisa é esforço dirigido no sentido de adquirir determinado conhecimento. A pesquisa inicia a partir de uma dúvida ou problema e, com o uso adequado de um método científico, busca respostas e soluções.

A iniciação científica passa a propiciar a pesquisa, na qual interage o docente como orientador e, consequentemente, estimulador da leitura, da pesquisa, da criatividade do discente. A pesquisa, nessa perspectiva, pode ser definida como, uma forma de estudo desse fenômeno, de forma sistematizada que busca respostas ao problema.

A finalidade da pesquisa pode ser resumida em dois grupos: a finalidade da pesquisa motivada por razões de ordem intelectual, denominada pesquisa pura e, a finalidade da pesquisa aplicada motivada por razões de ordem prática. Na pesquisa pura, o objetivo é alcançar o saber para adquirir conhecimento. Na pesquisa aplicada, o objetivo visa às aplicações práticas, atendendo às exigências da vida moderna. A pesquisa pura e aplicada não são procedimentos estanques, pois ambas constantemente intercambiam-se.

A curiosidade que o homem tem pelo saber direciona-o a investigar a realidade que por sua vez apresenta os mais diversificados aspectos e dimensões. A existência de inúmeros tipos de pesquisa e cada tipo tende a possuir, além do núcleo comum de procedimentos, suas próprias peculiaridades. Vergara (2000, p.46-47) propõe dois critérios básicos quanto aos tipos de pesquisa que são os fins e meios. Quanto aos fins, a pesquisa pode ser: exploratória; descritiva; explicativa; metodológica; aplicada; intervencionista. Quanto aos meios de investigação a pesquisa pode ser de: campo; laboratório; documental; bibliográfica; experimental; ex post facto; participante; pesquisa ação; estudo de caso.

Vários autores de metodologia científica, tais como Lakatos e Marconi, (2001); Prestes (2002) e Severino (2000) registram um determinado procedimento na preparação de uma pesquisa; embora, qualquer um deles demostre uma sequência de momentos de pesquisa.

CAPÍTULO IX

   A FINALIDADE DA PESQUISA.

A pesquisa tem, como finalidade, desenvolver uma proposta teórica prévia, formulada á respeito de determinado assunto.  A pesquisa científica pode também ser simplesmente definida  como o uso sistemático e refinado de instrumentos e procedimentos especializados, cuja finalidade é a de obter uma solução mais adequada para um problema. A pesquisa inicia com um problema, coleta fatos que são analisados criticamente e atinge decisões baseadas em evidências autênticas. Os procedimentos de pesquisa podem ser classificados de acordo com sua natureza, seus objetivos, seu procedimento e seu objeto.

Quanto à Natureza, a pesquisa pode constituir-se em um trabalho científico original, contribuindo com novas descobertas e a evolução do conhecimento científico, ou ainda, na sua forma mais simples, em um resumo de assunto, que é o tipo de pesquisa que dispensa a originalidade de uma nova descoberta, mais precisa revelar originalidade sobre um determinado assunto e com rigor científico. O resumo do assunto contribui para ampliação cultural do estudante, preparando-o trabalhos mais avançados no campo da pesquisa. O objetivo do estudo e o procedimento geral utilizado. Quanto ao procedimento ou ao objeto da pesquisa, é a forma se obtêm todos os dados necessários ao seu desenvolvimento.

 O método é apenas um conjunto ordenado de procedimentos que se mostraram eficientes ao longo da história, na busca do saber. O método científico é, pois, um instrumento de trabalho. O método, entretanto, não é um modelo, fórmula ou até mesmo uma receita que, uma vez aplicada, traga os resultados esperados, sem margem de erros. Conjunto de operações passa a ser processado pelo pesquisador com a finalidade de desenvolver um determinado estudo. Ressalta-se ainda que o método não só acompanha o saber mais vai além das experiências vulgares, apreciando o fenômeno.

Pode-se dizer que o método de observação é o passo inicial de toda a pesquisa científica e na observação, são aplicados atentamente os sentidos a um objeto. A observação deve ser exata, completa, imparcial, sucessiva e metódica. Considerando ainda o número de observadores, pode ser classificada como observação individual ou observação em equipe quando feita por mais de um observador. Se a observação é feita no local de ocorrência do evento, é denominada observação em campo. Se o objeto de estudo pode ser criado artificialmente em laboratório, para a observação do fenômeno, tem-se a observação de laboratório.

É um conjunto de procedimentos utilizados na investigação de fenômenos ou no caminho para chegar-se a verdade. Os métodos de abordagem classificam-se em dedutivo; indutivo; hipotético-dedutivo e dialético.

CAPÍTULO X

  TÉCNICAS DE PESQUISA

Técnicas é um conjunto de normas usadas especificamente em cada área das ciências, podendo-se afirmar que a técnica é a instrumentação específica da coleta de dados, ou seja, a parte prática da pesquisa.

A palavra método para significar o traçado das etapas fundamentais da pesquisa, enquanto a palavra técnica significa os diversos procedimentos ou a utilização de diversos recursos peculiares a cada objeto de pesquisa. Podem ser chamados de técnicas aqueles procedimentos científicos utilizados por uma ciência determinada no quadro das pesquisas próprias desta ciência. O conjunto de técnicas gerais constitui o método. Portanto, método são técnicas suficientemente gerais para se tornarem procedimentos comuns a uma área das ciências ou a todas as ciências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (137.1 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com