TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microcontos no Twitter

Por:   •  11/9/2016  •  Seminário  •  661 Palavras (3 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 3

AULA: LITERATURA NAS REDES SOCIAIS.

Objetivos Gerais: Utilizar a rede social Twitter para o projeto de literatura; adequar o uso da língua escrita em veículos diferentes; praticar a escrita e revisão usando a gramática de forma correta na produção textual; praticar a reflexão com leitura e a oralidade por meio de debates; criação do livro de microcontos da sala.

Materiais: Notícia de Jornal, microcontos, computador.

Desenvolvimento

  • Perguntar quem tem twitter?
  • Apresentar a notícia de jornal sobre a rede social Twitter.

Levá-los ao laboratório de informática criar uma conta

Apresentar o gênero microconto

  • Definição e análise do gênero;
  • Apresentação de microcontos;
  • Leitura em voz alta dos microcontos realizada pelos alunos.
  • Identificar e refletir por meio da leitura qual a história central do microconto.

  1. Propor e orientar os alunos a elaborarem uma produção textual com a temática terror

Objetivo específico

Elaborar o texto atentando-se: para quem escreve? Qual o intuito?  Abolir o “internetês “ e abreviações de palavras.  Fazer o uso correto dos sinais de pontuação. Praticando assim a escrita.  Segundo Irandée Antunes. O aluno tem que estar ciente que deve haver um leitor, um destino, uma função, dessa maneira, esse texto não cumprirá apenas exercício escolar, mas terá uma função social.

O aluno deve ser considerado como um produtor de textos, aquele pode ser entendido pelos textos que produz e que constituem como ser humano. (Pág. 18 PCN – Ensino Médio).

 Segundo Irandée Antunes na página 45 do livro Aula de Português encontro & interação a atividade escrita é então uma atividade interativa de expressão, de manifestação verbal das ideias, informações, intenções, crenças ou dos sentimentos que queremos partilhar com alguém para, de algum modo, interagir com ele

  1. Os alunos irão reescrever o texto com síntese e objetividade. Excluindo palavras, frases, diálogos ou descrições que são desnecessárias para o entendimento da história. Fazendo o uso da linguagem adequada para atingir o seu público alvo. A sala juntamente com o professor como mediador e por meio da leitura da etapa discutem o quanto diminuíram de cada texto e se houve entendimento sobre a ideia central da história construindo assim um microconto.

Objetivo específico

A revisão propiciará aos alunos a prática de releitura e reescrita, O debate provocará reflexões e opiniões por meio da oralidade. Tais processos são fundamentais para produzir bons textos. Um texto conciso não quer dizer necessariamente um texto breve.  A concisão está no ato de escolher as palavras certas para contar aquilo que se quer, assim como, valorizar os sinais gráficos e de pontuação e os silêncios presentes nos textos.

Praticar a leitura, promover a oralidade por meio de debates (expressar opiniões, oferecer sugestões), reflexão e interpretação dos textos.

Após essa etapa reforçar aos alunos a abrangência e a interatividade da internet. Os alunos precisam digitar as palavras de forma correta, pois os textos serão lidos por diversas pessoas que verão uma parte pequena da história e construir o restante com a imaginação. O texto não precisa ser repleto de detalhes para levar ao entendimento. Muitas vezes as mensagens ficam subentendidas de acordo com a produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (62.9 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com