TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo para Portfólios

Por:   •  22/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.548 Palavras (15 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 15
  1. INTRODUÇÃO

Este portfolio foi elaborado por mim, Bethania Amaral Emmerich, com o propósito de descrever as experiências adquiridas com a disciplina de Estágio Supervisionado III, e relatar todas as atividades feitas no decorrer do semestre.

     

As aulas  iniciaram-se com a explicação do professor sobre o que fariamos  na disciplina em questão,  a disciplina de Estágio Supervisionado III ministrada pelo professor  Me. Wolmyr de Alcantara foi inclinada ao ensino da Língua Portuguesa, mais precisamente como apoio a produção textual exigida pelo ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). O estágio foi dividido em duas partes: regências ministradas à Faculdade Popular, e as observações à aulas da Língua Portuguesa no ensino médio, em uma escola da escolha do discente. Para que os planos de aula fossem elaborados o professor responsável indicou o “Guia do Participante” do Enem do ano de 2013. A disposição do presente portfólio, diz respeito as minhas esperiências quanto aluna de graduação, e futura professora de língua portuguesa.

                                                                              

Após cumprir todas as atividades propostas pelo professor orientador, reuni todas as observações, agrupei-as e através deste portfólio, apresento-as.

  1. PRESSUPOSTOS TEÓRICOS

Para dar fundamento a todo o aprendizado no decorrer do trimestre, na disciplina de Estágio Supervisionado III, fiz um estudo a respeito do ensino da produção textual no ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, por meio do Guia do Participante (2013), sugerido pelo professor responsável.

O Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, é uma das análises do governo a respeito do bom funcionamento da educação básica. O guia indica os deveres do participante assim como indica os critérios de avaliação e funcionamento da aplicação da Redação:

Nessa redação, você deverá defender uma tese, uma opinião a respeito do tema proposto, apoiada em argumentos consistentes estruturados de forma coerente e coesa, de modo a formar uma unidade textual. Seu texto deverá ser redigido de acordo com a modalidade escrita formal da Língua Portuguesa. Por fim, você deverá elaborar uma proposta de intervenção social para o problema apresentado no desenvolvimento do texto que respeite os direitos humanos. (INEP, p. 7, 2013)

A respeito da avaliação, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - INEP, diz que pelo menos dois professores, de forma independente avaliarão o conteudo redigido com alguns critérios de avaliação, que são:

Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa. Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa. Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. (INEP. p. 8, 2013)

Para uma boa avaliação, o participante ao redigir a redação tem que ser capaz de construir um texto coeso baseado em assuntos gerais, de ordem social, científica, cultural ou política. Portanto o participante deve estar atualizado dos assuntos gerais nacionais e universais.


Pensando em todos os deveres do participante o professor responsável elaborou um cronograma, junto dos estagiários, que auxilia de forma abrangente algumas pessoas que se tornarão participantes do exame deste ano de 2015, na produção textual. As regências foram ministradas da Faculdade Popular, que descreverei na próxima sessão.

  1. REGÊNCIAS
  1.       ESCOLA 1

A escola escolhida pelo professor regente da disciplina, foi a Faculdade Pupular em Maruípe, Vitória. Pude observar que o público que frequenta é de classe média baixa, há muitos jovens e também adultos. A escola não possui muitos recursos, visto que é um projeto social, e todas as atividades oferecidas na instituição são de origem voluntária.

A aula ministrada por mim e meus colegas foi sobre Intolerância Religiosa, e pertencia à proposta de atividades de Direitos Humanos em Geral.

No primeiro dia de regência, não obtivemos nenhum aluno, portanto não houve aula, apenas explicamos ao professor nossa proposta, e este nos permitiu dar continuidade do mesmo tema na aula da semana seguinte.

No segundo dia, iniciamos a aula da forma descrita no plano de aula, com a entrega e leitura dos textos  e debate sobre seus assuntos específicos e, ao mesmo tempo, convergentes. Fizemos todas as atividades previstas e a única aluna presente foi extremamente participativa. Após a primeira parte das atividades, apresentamos o vídeo e a letra da música “Diversidade” de Lenine, e abrimos um debate com a aluna.

4     ESCOLA 2

No segundo dia de observação, fui convidada a visitar as dependências da escola. A pedagoga Elizandra me levou primeiramente na cozinha, que é muito bem limpa e espaçosa e explicou-me que lá são feitas as refeições dos alunos sob orientação de nutricionistas e que cada dia há um cardápio diferente a ser preparado, nesse dia por exemplo, foi preparado carne moída, purê de batatas, salada e de  sobremesa, uma maçã. Em seguida fomos aos banheiros, 4 no total, que são bem limpos e grandes. Na escola há também uma quadra de jogos, que é coberta, e duas mesas de ping-pong , que parecem ser novas. As salas de aula mantém o mesmo padrão e são conservadas; A sala do diretor possui ar condicionado, computador  e uma saleta onde ficam guardados todos os materias escolares; A sala dos professores é bem ajeitadinha, tem uma mesa grande, ar condicionado, televisão, lousa, geladeira e armários; A sala de informática é bem equipada, possui 35 computadores e apenas 3 estão em desuso. A escola não possui rampas e nem elevadores, pois apesar de bem concervada, há tempos não é feita uma reforma com meios de acessibilidade inseridos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)   pdf (301.7 Kb)   docx (413.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com