TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Métodos De Ensino Da Didática

Trabalho Universitário: Métodos De Ensino Da Didática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/12/2013  •  1.265 Palavras (6 Páginas)  •  1.181 Visualizações

Página 1 de 6

Métodos de Ensino

Métodos são conjuntos de caminhos, ações, procedimentos adequados em um processo de ensino para alcançar os objetivos propostos no plano de ensino; é a forma como o professor intervém no processo de aprendizagem; é o “como” do processo de ensino. Conforme Libâneo (2011, p. 160), é a “mediação escolar tendo em vista ativar as forças mentais dos alunos para a assimilação da matéria”, e “implicam uma sucessão planejada e sistematizada de ações, tanto do professor quanto dos alunos” (ibidem, p. 149).

“Os métodos de ensino são ações, passos e procedimentos vinculados ao método de reflexão, compreensão e transformação da realidade, que, sob condições concretas de cada situação didática, asseguram o encontro formativo entre o aluno e as matérias de ensino”. (LIBÂNEO, 2011, p. 152)

Nenhum método é neutro; o método sempre está ligado a uma perspectiva sobre a educação que se desenvolve naquele tempo/espaço. Libâneo (ibidem, p.151) acrescenta que os métodos “decorrem de uma concepção de sociedade, da natureza da atividade prática humana no mundo, do processo de conhecimento e, particularmente, da compreensão da prática educativa numa determinada sociedade”. Assim, infere-se que a metodologia escolhida, precisa se coadunar com a filosofia que embasa o trabalho educacional de um professor.

Além de ter a ver com a filosofia, o método tem de ter a ver com os objetivos. A partir dos objetivos escolhe-se o método. Ainda, os métodos têm a ver com a disciplina e sua sistematização de pesquisa (seus procedimentos de investigação).

Como escolher um método?

• Verificar os objetivos imediatos da aula (é preciso explicar conceitos, fixar conceitos, trabalhar análise crítica? Etc)

• Verificar objetivos gerais do plano de ensino

• Verificar o conteúdo e a maturidade cognitivo-social dos alunos

• Verificar o espaço físico e o tempo disponíveis ( o que é realmente factível)

“O procedimento didático mais adequado à aprendizagem de um determinado conteúdo é aquele que ajuda o aluno a incorporar os novos conhecimentos de forma ativa, compreensiva e construtiva, estimulando o pensamento operatório” (HAYDT, 2006, p.148)

Classificação dos Métodos:

Expositivo – explicação de uma matéria; “os conhecimentos, habilidades e tarefas são apresentadas, explicadas ou demonstradas pelo professor”. (LIBÂNEO, 2011, p. 161)

Libâneo acentua que a atividade do aluno nesse método é receptiva mas não necessariamente passiva, e estimula a “assimilação ativa” (p.161). Entendo, assim, que é possível conjugar exposição clara de um assunto com o fomento ao pensamento do aluno, à sua concentração e à sua produção intelectual própria (reinterpretação do conteúdo).

A aprendizagem é um processo dinâmico; sendo assim, mesmo usando a aula expositiva é necessário que na exposição haja o espaço para o aluno agir ativamente (com seu pensamento, suas análises, inferências e conclusões)

Segundo Libâneo, o método expositivo pode se valer desses recursos:

1. Exposição verbal (ou aula expositiva) – “explicar de modo sistematizado quando o assunto é desconhecido ou quando as ideias que os alunos trazem são insuficientes ou imprecisas” (p. 161).

Demonstração – é a representação dos fenômenos (in loco ou não) acontecendo (por meio de tecnologias ou participação presente – não é necessário q esteja no campo para ver acontecer; pode ser a demonstração de algo acontecendo em vídeo, PowerPoint slide ou outra tecnologia)

Ilustração – apresentação gráfica com mapas, gráficos, esquemas, gravuras etc.

Exemplificação – realização de parte da tarefa proposta para que o aluno consiga saber o que deve desempenhar.

Ex.: quando o professor lê em voz alta (um texto q deve ser lido pelos alunos); quando o professor faz todos os passos de uma determinada tarefa ou ensina o modo prático e sistematizado de realizar uma tarefa : sublinhe as palavras desconhecidas, vá ao dicionário etc

2. Trabalho Independente –

“tarefas, dirigidas e orientadas pelo professor, para que os alunos as resolvam de modo relativamente independente e criador” (LIBÂNEO, 2011, p. 163)

Para que o trabalho independente aconteça de forma eficaz, é necessário que o aluno tenha algum conhecimento do tema, compreensão real da tarefa proposta, seus objetivos e metodologia de trabalho, condições físicas para executar o trabalho (silêncio, material etc). essa atividade pode ser utilizada como preparatória para um conteúdo, como fixação de conteúdos ou até mesmo como avaliação.

Ex.: o estudo dirigido, desenho de mapa, solução de problemas etc.

• Vale dedicar um pouco mais de espaço ao Estudo Dirigido, uma forma de trabalho independente em que o aluno estuda um assunto a partir de um roteiro designado pelo professor. Os objetivos do estudo dirigido são proporcionar ao aluno a oportunidade de desenvolver técnicas de estudo e de investigação, promovendo um “metaestudo”; desenvolver no aluno uma atitude de independência em relação a novos conhecimentos; e favorecer a construção própria do conhecimento. Os Estudos Dirigidos podem ser:

Um texto para responder as perguntas;

Manipular

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com