TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Noite na Taverna:Corpo, Cultura e Sociedade

Por:   •  13/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  286 Palavras (2 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 2

Corpo, Cultura e Sociedade

Não é possível falar em corpo sem falar da cultura em que ele se encontra, porque a visão do corpo se constrói através de sua cultura. Que também influência a produção, construção de certo modelo de cultura, e, que também pode ser influenciado por outro modelo cultural.

A partir das tendências da sociedade, que as mídias impõem, e podemos dizer que são regras que são seguidas. O corpo bem modelado, esbelto, bonito, forte, o estilo de vida, de saúde torna o corpo uma forma de exploração, uma mercadoria na sociedade em que se encontra. Pelo motivo do corpo ser um meio de comunicação através de sua fisionomia, roupas, entre outros aspectos, adquiridos através da cultura, ou, influenciado pela própria, ou mesmo, pelas outras diversas existentes.

Existem culturas nas diversas partes do globo terrestre, por esse motivo não existe corpo sem ela, podendo se dizer que tudo o que se diz a respeito do corpo faz parte de determinada cultura, pois cada uma tem seus valores, sua história. Com essa grande variedade de culturas pode-se acontecer de que algumas se coloquem superiores a outras, causando um preconceito por parte da sociedade que esta cultura faz parte.

Esse preconceito se dá pelos valores que foram criados, implementados na cultura de determinada sociedade, que se ocorrem até os dias atuais, recebendo o nome de etnocentrismo, que em resumo é uma cultura se colocar superior a outra. E isso acarreta em uma superioridade de determinada sociedade sobre determinados indivíduos.

Portanto o que a sociedade afirma sobre o corpo, é uma variável, pois irá depender de sua origem cultural, que contem seus valores históricos, éticos, dentre outros, que irão definir esse corpo, que será o exemplo para os outros corpos da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (73.9 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com