TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Novas Tecnologias Na Educação

Exames: Novas Tecnologias Na Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  866 Palavras (4 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 4

Desafio de aprendizagem da Disciplina de Leitura e Produção de Textos do Curso de Pedagogia da Universidade Anhaguera-Uniderp.

Jundiaí/SP

2012

Introdução

A questão não é ler e sim entender e tirar algo de útil da leitura escolhida. A escola tem um papel fundamental em cultivar e exigir a lei de seus alunos, para formar leitores competentes.

Desenvolvimento

 Concepção de leitura;

O significado de um texto não está na soma de significados das palavras que o compõem, nem coincide somente com o que se chama de significado literal do texto. Portanto, durante a leitura de uma mensagem escrita, o leitor deve raciocinar e inferir de forma contínua, captando significados que não aparecem diretamente no texto. Oito componentes necessários para a compreensão:

 Conhecimento das palavras;

 Raciocínio na leitura;

 Capacidade para focalizar a atenção em proposições explícitas do autor;

 Capacidade para identificar a intenção do autor;

 Capacidade para identificar proposições detalhadas num trecho;

 Capacidade para seguir a organização de um trecho e identificar os antecedentes que se referem a ele;

 Conhecimento especifica dos recursos literários.

 Estratégias de leitura;

A ideia de leitura é normalmente restrita a livros e jornal. Leem-se palavras, e nada mais, diz o senso comum. Nós estamos praticando a leitura quando: assistimos a uma novela a um jornal, nos divertimos vendo um filme, uma revista em quadrinhos. Quando se fala em explorar estratégias de leitura, estamos buscando aquela leitura que vai muito além do livro: a leitura da imagem. Nesse sentido, temos três abjetos de estudos. Filme: sequência de ações que desafiando a capacidade do leitor de analisar, assimilar e entender todo enredo que pode reunir anos em poucos minutos. Jornais: com suas charges e tirinhas diárias, que prendem a atenção do leitor, fornecem informações rápidas e despertam o senso crítico. Quadrinhos com a mistura de imagem, palavras e ação, formando uma sequência em perfeita harmonia.

 Leitura e a produção dos sentidos;

A compreensão da leitura não é orientada apenas pelas marcas gráficas do texto, mas sobretudo pelo que estas tem a dizer e pelo modo como o leitor aprende e interpreta a intenção do autor. Esta interpretação ocorre no momento de interação leitor/autor gerando sentidos que variam de acordo com o leitor e com a natureza dessa interação. As três competências: linguística, enciclopédica e genérica interage de modo a permitir que o leitor preencha os muitos vazios dos textos com que se depara em seu dia a dia. Dependendo de sua “biblioteca interna”, de como interage com os textos, diferentes sentidos serão produzidos ou não.

 Gêneros textuais e suas características;

Gêneros textuais são os textos materializados encontrados em nosso cotidiano. Esses apresentam características sócio-comunicativas definidas por seu estilo, função, composição, conteúdo e canal. Carta pessoal, bilhete, agenda, romance, resenha, entrevista, lista de compras, piadas etc.

Tipos textuais designam uma sequência definida pela natureza linguística de sua composição. São observados aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais, relações lógicas. Narração, descrição, argumentação, injunção, exposição, fontes.

 Elementos coesivos ou mecanismos de coesão;

 Coerência Sintática – Pronomes, conectores.

 Coerência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com