TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O BARROCO CARACTERIZANDO AUTORES

Trabalho Universitário: O BARROCO CARACTERIZANDO AUTORES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/12/2013  •  257 Palavras (2 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 2

O BARROCO CARACTERIZANDO AUTORES

Um mundo caracterizado pela contradição e pela dualidade do pensamento. É assim que se descreve o período barroco. Recuperando valores religiosos e colocando-os ao lado de valores humanísticos com a aproximação de elementos tão opostos que gerou inúmeros conflitos resultando em uma arte altamente elaborada e complexa.

Destacando autores que influenciaram bastante a escola literária barroca, padre Antonio Vieira e Gregório de Matos enfatiza em seus escritos as peculiaridades do estilo barroco, o melhor da produção barroquista encontra-se na obra do padre, político e pregador de inteligência e sensibilidade acuradas, que sintetizou como poucos os conflitos do homem barroco, já Gregório de Matos, as obras permanecem como uma das mais rebeldes e malditas da história da literatura brasileira.

Os sermões constituem o principal da obra de padre Antonio Vieira, explorando o melhor da retórica de sua época como orador hábil e virtuoso, é também claro, engenhoso, imaginativo e convincente. A tentativa de promover uma síntese entre matéria e espírito buscando cativar o ouvinte despertando sua consciência e convidando-o a pensar e agir, usando como tendência de linguagem o conceptismo que é especificado pelo jogo de idéias e de conceitos, seguindo um raciocínio lógico e racionalista.

Utiliza contínuas passagens bíblicas e todos os recursos do oratório jesuíta para convencer os fiéis de sua mensagem, mesmo tratando de temas cotidianos, ataca os vícios e deprotege virtudes cristãs, combate hereges, defende abertamente as causas indígenas, além de exaltar os valores que conduzem a construção do grande império português, julgando de forma messanica que este império deveria ser reconstruído no Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com