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O CIRCO DA BORBOLETA E A RELAÇÃO COM A TEORIA DE ALFRED ADLER

Por:   •  30/5/2017  •  Resenha  •  808 Palavras (4 Páginas)  •  3.245 Visualizações

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FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU

CAMPUS DE CAMPINA GRANDE

CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA

DISCIPLINA PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE

PROFESSOR THAYRO ANDRADE CARVALHO

GLEITON HAMONY CÂNDIDO DA SILVA

RESENHA

 O CIRCO DA BORBOLETA E A RELAÇÃO COM A TEORIA DE ALFRED ADLER

Campina Grande – PB

2016


O CIRCO DA BORBOLETA E A RELAÇÃO COM A TEORIA DE ALFRED ADLER

O objetivo do trabalho é analisar a produção de Joshua Weigel no filme O circo da borboleta produzido em 2009, focando nas ações do personagem Will interpretado por Nick Vujicic, uma pessoa com ausência de membros superiores e inferiores que leva uma vida triste em um circo onde é mostrado como uma grande atração sendo exposto ao ridículo e humilhado por sua falta dos membros, não sabia ele da sua capacidade, talento e destreza que serão descobertas ao decorrer do filme. O comportamento do personagem será abordado na perspectiva do teórico Alfred Adler, o qual deixa claro em seus estudos que a natureza humana mostra o indivíduo como vitimados pelos instintos, conflitos e condenados pelas forças biológicas e experiências da infância. A sujeição, a humilhação e a degradação do ser humano é o que vive Will ao fazer parte do circo onde não era mostrado como uma pessoa produtiva, capaz de desenvolver suas habilidades no espetáculo até que Showmen, dono do circo das borboletas, gera uma inquietação ao tratá-lo como uma pessoa comum, referindo-se com respeito, educação e não com insultos e difamação o qual era acostumado a ser tratado. Alfred Adler embasa a teoria da personalidade no sistema da psicologia individual, ele busca analisar a personalidade através do comportamento do individuo em sua consciência e suas relações sociais estabelecidas desde a infância. Segundo o autor o sentimento de inferioridade é inato ao ser humano, e é esse sentimento que nos move a superar os obstáculos da vida, a buscar pelo que nos torna perfeitos e completos.  A abordagem de Adler compreende nesse sentido o comportamento do personagem como sendo uma totalidade integrada dentro do sistema social em que Will vive, a situação desagradável e desumana gera a incapacidade confortável de está sendo ridicularizado no papel estabelecido no espetáculo, representado principalmente pela exibição tida como uma aberração humana. A atitude do personagem Showmen sustenta a motivação do homem como sendo fundamentada pelas solicitações sociais. Para Adler (1984), o homem procura contato com os outros, empreende atividades sociais em cooperação, põe o bem-estar social acima do interesse próprio, adquirindo um estilo de vida que é, predominantemente, orientado para o meio externo. Diante disso damos conta que as incapacidades físicas são ausências de meios para realizar algumas atividades que se estabelece como “A normalidade” e que não quer dizer que as pessoas com tal ausência não tenham meios diferentes do estabelecido pela sociedade para realizar atividades com grande êxito e muitas vezes com nível de execução ainda melhor do que os considerados normais, para Will está configurado sua superação ao tentar atravessar o lago, enfrenta dificuldades e “rejeições” até supere-las. Para Adler todos os indivíduos possuem o mesmo objetivo, a superioridade, mas há inúmeras maneiras de atingi-lo, Will percebeu que aquela situação a qual o deixava inferiorizado e triste era passível de mudança, toda conduta de uma pessoa tem origem em seu estilo de vida e perceber que aquela situação poderia se reverter era a oportunidade que o personagem precisava, era o que Adler assimila como uma compensação para a determinada inferioridade. A luta pela necessidade de superioridade é determinante para enfrentarmos o mundo, sendo assim é possível perceber quais armas dispomos ou quais armas descobrimos para enfrentar as adversidades e os obstáculos de vida, no personagem há percepção de que ele pode utilizar, além de sua coragem, movimentações necessárias para sua locomoção, a partir de suas articulações. Will é movido pela força de superar os obstáculos desde a decisão de fazer parte do outro circo de borboletas faz parte de um novo número (espetáculo), descoberto na tentativa de locomover-se no rio, neste local pode descobrir suas habilidades mesmo contando com suas limitações biológicas, a partir da necessidade de sobrevivência descobre que pode nadar para evitar morrer afogado, se converteu na destreza que o fez se sentir produtivo, o novo circo o fez sentir-se autor da situação e não um mero figurante ridicularizado. Adler descreveu em suas teorias esse necessidade de superação que move o individuo, que o ser humano a todo tempo está em busca da superioridade, não na tentativa de estabelecer uma comparação a outros indivíduos, mas na perspectiva de impulsionar a busca da perfeição o que move o ser humano para a luta, para o aperfeiçoamento, para torná- los completos e inteiros.

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