TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfred Adler

Por:   •  10/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.134 Palavras (5 Páginas)  •  756 Visualizações

Página 1 de 5

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ

ALINE CRISTINA DA SILVA DE MELO

ADLER – TEORIAS E INFLUÊNCIAS

CURITIBA

2014

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ

ALINE CRISTINA DA SILVA DE MELO

ADLER – TEORIAS E INFLUÊNCIAS

 

Trabalho apresentado a disciplina de Fundamentos Epistemológicos das Teorias da Personalidade, do Curso de Graduação em Psicologia, 4º período turma B da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

 

CURITIBA

2014

1. RESUMO

Alfred Adler, fundador do sistema holístico da Psicologia Individual, durante a construção de sua teoria, recebeu várias influências: o Evolucionismo de Charles Darwin – a adaptação ao ambiente; a Psicanálise de Sigmund Freud, apesar de discordar de alguns conceitos, Adler frequentemente é considerado discípulo de Freud, que se rebelou contra ele. Na verdade ele afirmava que aprendia com os erros de Freud e que nunca se considerou psicanalista – parte da teoria psicanalista que o influenciou foi a importância das primeiras experiências infantis, a relação mãe e filho e os sonhos; Nietzsche – seu interesse social se opõe a perspectiva individualista de Nietzsche; Hans Vaihinger – considera que as pessoas são mais afetadas pelas suas expectativas do que pelas suas experiências reais, defendendo que, o homem cria um objetivo idealizado de adaptação e luta por ele como se esse objetivo resultasse em sucesso; o Holismo de Jan Smuts – todos os indivíduos agem como um todo.

Assim, Adler pôde compor sua teoria, uma de suas contribuições é o complexo de inferioridade e a necessidade de compensar estes sentimentos, onde uma inferioridade pode se tornar uma força. O interesse de Adler não era na inferioridade, no defeito em si, mas sim na atitude do indivíduo em relação a este sentimento. Ou seja, a compensação como uma reação adaptativa, ele defendia que os sentimentos de inferioridade, mais tarde os impulsos, são na verdade motivação e que o progresso é resultado da tentativa de compensar tais sentimentos de inferioridade.

Para Adler, o que determina o comportamento não é o mundo real, mas concepção que se tem dele e do self, que ele chamou de esquema de apercepção. O indivíduo é responsável por suas escolhas e ações  e suas atividades se passam num contexto social, ele é parte dos outros(família, sociedade, comunidade). Assim Adler desenvolve o conceito de interesse social, no sentido de s=contribuição para a sociedade. Quando um indivíduo se sente inferior aos demais, ele passa por uma perturbação psicológica, tendendo a encontrar desculpas para explicar tal inferioridade. Muitas vezes, desde criança, a percepção que a pessoa tem quanto ao seu papel na família irá definir a base do seu estilo de vida. Desta forma, a psicologia Adleriana, tem a proposta de reorganizaras crenças de si próprio e dos outros, conduzindo a novos objetivos e evidenciando o potencial humano.

2. PRINCIPAIS IDÉIAS

• A vida é um movimento de adaptação ao ambiente;

• Cada pessoa cria sua própria personalidade e controla o seu crescimento e futuro;

• A psicologia individual se desenvolveu como antítese à teoria freudiana. Enquanto Adler expunha objetivos que motivavam o comportamento, Freud afirmava que os instintos é que provocam os comportamentos;

• Sentimentos de inferioridade e compensação, agressividade e luta pela superioridade. A vida humana como uma luta dinâmica pela perfeição;

• O indivíduo como entidade unificada, coerente, criativa e autodeterminada;

• A integração social do indivíduo e a sua subjetividade. Defende que a pessoa deve estar integrada em um sistema social e que a base da formação de estilo de vida é a percepção que o indivíduo tem dentro de seu quadro familiar.

2.2. TEORIAS

Influenciou e foi muito influenciado por outras teorias, como as de Darwin, Smuts, Nietzsche e Freud.

Adler supõe que o indivíduo cria um objetivo idealizado de adaptação perfeita e que ele luta por ele visando sempre como resultado o sucesso, mas que ele sofre demais com as expectativas do que pelas suas experiências reais.

O complexo de inferioridade para Adler, era analisado pela relação deste efeito inferior com a forma de lidar e a atitude do indivíduo. Reparou que muitas pessoas compensam suas fraquezas, tornando-a sua maior força.

O esquema de aperepção desenvolve uma concepção de self e do mundo, o indivíduo cria esquemas a partir de sua percepção e interpretação e expressa o seu estilo de vida através de quatro dimensões: o autoconceito, o self ideal, a imagem de mundo e as convicções éticas.

Com uma perspectiva holística, Adler enxerga o homem como parte de todos os outros e acredita que os membros cooperativos da sociedade podem superar suas inferioridades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (66.6 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com