TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALFRED ADLER – PSICOLOGIA INDIVIDUAL

Por:   •  23/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.496 Palavras (6 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 6

DANUSA APARECIDA CIPRIANO

PSICO 4N

ALFRED ADLER  – PSICOLOGIA INDIVIDUAL

UNIÃO DA VITÓRIA PR

2018


  1. DESENVOLVIMENTO

Principais Conceitos:

INFERIORIDADE E COMPENSAÇÃO:

Adler tentou explicar por que a doença afeta as pessoas de formas diferentes, e sugeriu que cada indivíduo possuía um órgão mais fraco que os outros, onde a doença se instalava devido a fragilidade desses órgãos.

Investigou sobre a inferioridade orgânica ligada aos sentimentos de inferioridade psicológica, criando o termo Complexo de Inferioridade, e afirmava que as crianças com sentimentos de inferioridade afetariam um crescimento e desenvolvimento positivo.

LUTA PELA SUPERIORIDADE:

Adler sempre valorizou a agressão e a luta pelo poder, pois a agressão é importante para a vida da pessoa, pois ajuda a superar os obstáculos, e é graças à agressão que conseguimos sobreviver (antiguidade).

A agressão nos motiva a aperfeiçoar e desenvolver a nossa capacidade de potencial, nos levando a superioridade, onde está tem por objetivo tomar uma direção positiva ou negativa, porém, algumas pessoas lutam pela superioridade pessoal, tentam dominar os outros, e isso para Adler é uma perversão neurótica. A meta da superioridade é adaptar-se constantemente ao meio ambiente, e isso deve existir mais afetivamente do que competitivamente, caso fosse competitiva a sociedade deixaria de existir.

OBJETIVOS DE VIDA:

Cada indivíduo desenvolve um objetivo de vida específico que funciona como centro de realização, influenciado por experiências pessoais, valores, atitudes e personalidade, formando-se no início da infância. Os objetivos são formulados a partir da infância quando a criança procura formas de compensação de sentimentos de inferioridade, insegurança e desamparo num mundo adulto. Adler salienta que os traços de caráter necessários para atingir o objetivo de vida não são nem inatos nem imutáveis, sendo adotados como facetas essenciais da direção do objetivo do indivíduo.

ESTILO DE VIDA:

É necessário observar o indivíduo como um todo, os traços e hábitos de comportamentos adquirem um significado, assim, os problemas psicológicos e emocionais não podem ser tratadas como isoladas.

ESQUEMAS DE APERCEPÇÃO:

É a concepção de que cada indivíduo desenvolve de si mesmo e do mundo, dentro de um estilo de vida, na qual Adler denominou de Esquema de Apercepção (termo no que diz respeito a uma interpretação subjetiva do que é percebido).

O conceito de mundo de uma pessoa é que determina seu comportamento. Entretanto, nossos sentidos não percebem fatos reais, mas apenas imagens subjetivas deles, como se fosse um reflexo do mundo externo. Por isso, determinado estímulo, como o medo, pode auto reforçar a leitura que fazemos do ambiente. Dessa forma, uma pessoa medrosa perceberá ameaças no meio ambiente, reforçando a crença que o ambiente é ameaçador.

Esse esquema é auto reforçador, por exemplo, se eu tenho medo de aranha e for para uma floresta, consequentemente vou sentir o medo, pois eu sei que existem aranhas nesse lugar.

O PODER CRIADOR DO SELF:

Adler afirmava que nós não aceitamos forças externas de forma passiva, e procuramos certas experiências e rejeitamos outras, ou seja, Recebemos uma mensagem, codificamos, interpretamos e devolvemos um esquema de apercepção em um modelo próprio de relacionamento com o mundo. O poder criador da personalidade ou do self é que nos direciona a uma resposta individual ao ambiente. O conceito de self criador demonstra a noção que Adler tinha de homem como ser autoconsciente, capaz de planejar e dirigir suas ações, com plena convicção do sentido delas para a sua autorrealização.

INTERESSE SOCIAL:

Mais do que um interesse social, o conceito remete a um "senso de solidariedade" em relação de um homem com outro. Segundo Adler, todo comportamento humano é social, pois desde que nascemos, pertencemos a um grupo social, assim como nossa personalidade. O interesse social não é voltado somente nas preocupações da comunidade em si, e sim em um laço de afinidade para com toda a humanidade na sua totalidade de vida.

COOPERAÇÃO:

O aspecto importante do Interesse Social é o desenvolvimento do comportamento cooperativo, a cooperação como método de sobrevivência da raça humana é uma das formas mais efetivas de adaptação ao meio ambiente. Adler acreditava que somente através da cooperação com outros, e operando como um membro cooperativo eficaz da sociedade, podemos superar nossas inferioridades reais ou nosso sentimento de inferioridade. Já a falta de cooperação e um consequente sentimento de inadequação e malogro são as raízes de todo estilo de vida neurótico ou inadaptado.

DINÂMICA – CRESCIMENTO PSICOLÓGICO: Para Adler a luta pela superioridade, forte interesse social e cooperação são os traços básicos do indivíduo saudável.

TAREFAS DA VIDA - As grandes tarefas com que cada indivíduo é confrontado são o trabalho, a amizade e o amor.

Trabalho: atividades úteis à comunidade; sentimento de satisfação e auto merecimento; aperfeiçoamento e maiores realizações.

Amizade: necessidade de interação e adaptação com outros de nossa espécie 

Amor: envolve uma íntima união de mente e corpo e a máxima cooperação entre duas pessoas de sexos opostos.

Estas três tarefas estão inter-relacionadas e sucesso nunca conduz sucesso nas outras; elas são no fundo aspectos diferentes do mesmo problema, como viver construtivamente no nosso ambiente.

OBSTÁCULOS AO CRESCIMENTO

Três situações na infância que levam ao isolamento, falta de interesse social e estilo não cooperativo; ou seja, neurose:

Inferioridade Orgânica: Crianças que sofrem de enfermidades tem forte tendência a se tornar-se autocentradas. Não tem muita interação com outras crianças por se sentir incapaz de competir com o outro. Crianças que conseguem superar suas dificuldades começam a adquirirem habilidades máxima da média. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (154.1 Kb)   docx (58.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com