TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ENSINO MEDIO

Por:   •  22/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  6.044 Palavras (25 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 25

[pic 1]

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1        RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS        3

2        RELATO DA ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR        4

3        LEVANTAMENTO DE DADOS DA ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA        5

4        RELATO DA ANÁLISE DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA        8

5        RELATO DA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA        9

6        RELATO DA ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE        10

7        DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO        11

8        PLANOS DE AULA        12

9        RELATO DOS APONTAMENTOS SOBRE OS PLANOS DE AULA        14

10        DIÁRIOS DE REGÊNCIA        15

11        RELATO DA PARTICIPAÇÃO EM REUNIÃO PEDAGÓGICA        16

CONSIDERAÇÕES FINAIS        17

REFERÊNCIAS        18


INTRODUÇÃO

O seguinte relatório de estágio foi elaborado na vivência e acompanhamento de alunos junto ao professor regente, juntamente com pesquisas em campo e materiais didáticos fornecidos pela universidade e a escola a qual o estágio foi realizado, buscando informar através de relatórios e observações sobre o cotidiano e a transmissão de conhecimentos que o professor passa para as turmas do ensino fundamental II, a maioria da estrutura escolar foi apresentada, mostrando defeitos e qualidades que o estado possibilita aos alunos e trabalhadores da educação.


  1. RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS

Atualmente, o modelo de ensino tem sido uma pauta constantemente falada, os professores devem buscar uma maior interação e conexão com os alunos, dificilmente os deveres e tarefas escolares podem fazer com que os estudantes reflitam sobre o contexto social que fazem parte sem a ajuda do professor. Atividades coletivas que desenvolvam cada membro do grupo, devem ser apresentadas no ambiente escolar, a aprendizagem tradicional não confere com os padrões atuais de uma sala de aula, a educação hoje obriga o professor a levar em conta a mudança da sociedade que foi o resultado do avanço das inovações da tecnologia e a ascensão de classes econômicas, os alunos passaram a ter uma parte ativa no processo de conhecimento.

Com os avanços tecnológicos , a modalidade de ensino a distância através de plataformas virtuais vem se aperfeiçoando e ganhando cada vez mais qualidade, este novo modelo, mostra que o ensino deve ser mais centrado no aluno, formando assim, profissionais da educação com uma nova mentalidade sobre como é importante a participação ativa do aluno no contexto do aprendizado, a vontade e capacitação depende efetivamente da interação do aluno com o ensino.

Novos modelos de ensino buscam ferramentas que o professor possa atribuir a escrita reflexiva em sala de aula, onde o aluno não aprende só com a aquisição do conhecimento, mas também com a reflexão do que foi ensinado. O estágio no Ensino Fundamental possibilita o uso das práticas educativas desenvolvidas a partir de uma abordagem qualitativa, a análise dos dados seguiu a orientação de uma crítica contextual no letramento reflexivo em sala de aula no uso pedagógico de apresentação da matéria a ser lecionada, Tais modelos dizem respeito à possibilidade que novos professores em formação encontram de ampliar a compreensão do vivido, buscando apropriar-se de seu conhecimento por meio da reflexão escrita com o caráter reflexivo, o qual auxilia na aprendizagem e no planejamento da prática de ensino, por meio da descrição de atividades que buscam esse desenvolvimento nos alunos. A escrita reflexiva proporciona a construção de experiências, onde o novo profissional tem a capacidade de demonstrar sua participação na formação acadêmica e filosófica dos alunos em sua realidade social


Proporcionando o desenvolvimento e autonomia. É de grande importância que os novos professores de letras estejam focados em ensinar como a ser um leitor que seja crítico aos padrões de escrita e leitura, não somente na forma gramatical mas também com uma interpretação profunda que absorbva todo o conteúdo de idéias apresentadas.

O professor deve manter em sua mente o entusiasmo de estar contribuindo de maneira muito importante na sociedade em que vive, renovando sempre seus conceitos e ideais sobre sua forma de ensinar e aprender.


  1. RELATO DA ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR

1) A Escola Estadual Professor Souza Primo situa-se na rua João Leonardo da Silva, número 192, Centro, Astolfo Dutra –MG.

Não apresenta Projeto Político Pedagógico, recebe recursos apenas do estado e tem sua principal missão formar alunos do ensino fundamental ao ensino médio, os alunos são moradores da cidade de Astolfo Dutra, distritos e zona rural.

        2) É organizada através de nove turmas no período vespertino, sendo três turmas do 6° ano do ensino fundamental, três turmas do 7° ano do ensino fundamental e três turmas do 8° ano do ensino fundamental, totalizando 329 alunos neste horário que tem início as 12:30 e fim as 16:50. No período matutino são doze turmas, sendo três  turmas do 9° anos do ensino fundamental, três turmas do 1°ano do ensino médio, três turmas do 2° ano do ensino médio e três turmas do 3° do ensino médio, totalizando 406 alunos neste horário que tem início as 7:00 horas e fim as 11:30.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.9 Kb)   pdf (358.9 Kb)   docx (97.2 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com