TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ensino de Lingua Inglesa para Autistas

Por:   •  27/12/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.795 Palavras (8 Páginas)  •  640 Visualizações

Página 1 de 8

        CENTRO UNIVERSITÁRIO ASSIS GURGACZ – FAG        

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM LÍNGUA INGLESA: ESTUDOS LINGUÍSTICOS, LITERÁRIOS E CULTURAIS

JÉSSICA FÁVERO ROQUE

O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA PARA CRIANÇAS AUTISTAS:

IDENTIFICAÇÃO DOS PROBLEMAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

CASCAVEL – PARANÁ

2018

JÉSSICA FÁVERO ROQUE

O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA PARA CRIANÇAS AUTISTAS:

IDENTIFICAÇÃO DOS PROBLEMAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Projeto de Pesquisa apresentado ao curso de especialização em Língua Inglesa: Estudos Linguísticos, Literários e Culturais do Centro Universitário Assis Gurgacz – FAG como requisito parcial para a aprovação na disciplina de Metodologia da Pesquisa em  Linguagem.

Linha de Pesquisa: Psicanálise e Educação

Orientador: Professor Paulo Fachin

CASCAVEL – PARANÁ

        2018        

SUMÁRIO

1.        TEMA        4

2.        PROBLEMA DE PESQUISA        4

3.        JUSTIFICATIVA        4

4.        OBJETIVOS        4

5.        REFERENCIAL TEÓRICO        5

6.        METODOLOGIA        7

7.        CRONOGRAMA        7

8.        RECURSOS        8

9.        REFERÊNCIAS        9

10.   ANEXOS        10

  1. TEMA

As dificuldades e barreiras enfrentadas pelos professores/pais no processo de ensino-aprendizagem da Língua Inglesa para crianças autistas.

  1. PROBLEMA DE PESQUISA

Famílias com uma criança que tem um Transtorno de Espectro Autista e que também é uma aprendiz da Língua Inglesa e que precisam de intervenções médicas, sociais e educativas, enfrentam obstáculos difíceis no processo de aprendizagem da criança, visto que a maioria das escolas não possuem técnicas e ferramentas adequadas para lidar com determinadas situações. A responsabilidade de descobrir as melhores formas de educar essas crianças com estas barreiras distintas está cada vez mais sendo colocada sobre os ombros dos professores. A problemática então, dado que os números desses alunos parecem estar a aumentar anualmente, é, como os professores de Língua Inglesa, juntamente com os professores de Educação Especial, os pais e demais profissionais da educação, podem trabalhar de forma eficaz para assegurar um ambiente de aprendizagem completo?

  1. JUSTIFICATIVA

        Aprender um segundo idioma, mais especificamente o inglês, tem se tornado uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento do ser humano, visto que, o poder econômico e a tecnologia cada vez mais acessível fazem dessa língua um instrumento essencial para a participação social, e aqueles que possuem uma característica distinta das demais pessoas acabam passando por obstáculos impostos pela própria sociedade.

        O autismo é caracterizado por um espectro que pode variar de uma profunda ineficiência e improdutividade a indivíduos altamente dotados e inteligentes. Isso quer dizer que, se houver uma melhor compreensão de como funciona o sistema de aprendizagem de pessoas diagnosticadas com autismo,

  1. OBJETIVOS

Identificar as barreiras no processo de ensino-aprendizagem da Língua Inglesa, para encontrar o ambiente certo para crianças autistas obterem uma experiência de aprendizagem eficaz e positiva.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

O autismo é um transtorno neurodesenvolvimental caracterizado por prejuízos sociais, comportamentais e de comunicação. (WING, GOULD e GILLBERG 2011)

Os primeiros relatos sistemáticos sobre o autismo remontam aos estudos de Kanner (1943) e Asperger (1944), os quais descreveram crianças com distúrbios do desenvolvimento e com características singulares de prejuízos, como profunda inabilidade no relacionamento interpessoal, atrasos na aquisição e distúrbios no desenvolvimento da fala, dificuldades motoras e comportamentos repetitivos e estereotipados. (PADMADEWI e ARTINI, 2017)

O termo Transtorno do Espectro do Autismo – TEA tem sido utilizado como referência a esse conjunto de transtornos que compartilham características do autismo.

TEAs são transtornos do espectro, ou seja, cada pessoa é afetada de formas diferentes com variações de transtornos muito leves a graves. As pessoas com TEAs podem compartilhar alguns sintomas semelhantes, tais como problemas com interação social, porém há diferenças em quando começam os sintomas, o quão grave eles são e a natureza exata dos mesmos. (CDC)

Existem três tipos diferentes de TEAs: 1) Transtorno Autista (também chamado de autismo "clássico"). Pessoas com Transtorno Autista geralmente têm atrasos de linguagem significativos, desafios sociais e de comunicação, e comportamentos e interesses incomuns. Muitas pessoas com Transtorno Autista também podem apresentar deficiência intelectual. 2) Síndrome de Asperger. Pessoas com Síndrome de Asperger geralmente têm alguns sintomas mais leves do que as com Transtorno Autista e talvez tenham desafios sociais e comportamentos e interesses incomuns. No entanto, geralmente eles não têm problemas com a linguagem ou deficiência intelectual. 3) Transtorno Global do Desenvolvimento Sem Outra Especificação (TGDSEO; também chamado de "autismo atípico"). Pessoas que manifestam alguns dos critérios do Transtorno Autista ou da Síndrome de Asperger, porém não todos. Os sintomas são mais leves frente aqueles com Transtorno Autista e podem causar apenas desafios sociais e de comunicação. (CDC)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (252 Kb)   docx (186.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com